A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD

2 Objetivos da Aula Os objetivos desta aula são: examinar com mais profundidade o que é ferramental pedagógico e como esses recursos podem ser utilizados especificamente para atingir aprendizagem a distância. Entender os tipos de aprendizagem, e quais são os mais adequados para EAD, bem como a importância e papel de diversos fatores cognitivos do aprendiz adulto.

3 Tópicos O que é ferramental pedagógico Características da pedagogia da EAD EAD versus educação presencial Estruturação do curso e pedagogia Mecanismos básicos e tipos de aprendizagem Objetivos psicopedagógicos do ensino/aprendizagem Características da educação de adultos

4 O Que é Ferramental Pedagógico? Significa o conjunto de recursos, metodologias, técnicas, e abordagens que o criador e o professor do curso a distância devem utilizar para embasar o processo ensino/aprendizagem Com que objetivo? Maximizar a eficiência e a eficácia desse processo, levando em consideração as características próprias da EAD

5 A Pedagogia da EAD (1) Os fatores e abordagens pedagógicas da EAD não são as mesmas do ensino presencial; Além disso, eles variam de acordo com o objetivo educacional, como acontece na educação presencial; Porém variam também de acordo com os recursos metodológicos utilizados.

6 Objetivos Pedagógicos na EAD Reduzir o isolamento social do aprendiz; Substituir a percepção não verbal e o efeito coletivo da sala de aula; Identificar os estilos cognitivos do aprendiz e modelar o processo instrucional em função disso; Substituir o ensino linear pelo não-linear; Modificar hábitos e disciplina de estudo, de modo que se tornem mais apropriados para a EAD.

7 Estilos cognitivos (1) Estilo cognitivo é a forma preferencial de utilização de funções intelectuais pelo aluno para aprender algo As pessoas variam naturalmente entre si com relação aos estilos cognitivos, e isso causa diferenças na eficácia e eficiência do aprendizado Existem várias taxonomias (classificações) de estilos cognitivos O ensino a distância, por ser mais individualizado, pode explorar essas diferenças entre os alunos, com o objetivo de maximizar o aprendizado

8 Estilos cognitivos (2) AnalísadoresSintetizadores Visualizador Verbalizador Visualizador analisador Subtipos Visualizador sintetizador Verbalizador analisador Verbalizador sintetizador

9 Pedagogia EAD x Presencial No ensino presencial o professor constrói um modelo médio representativo dos alunos em classe e o utiliza para ensinar; No ensino à distância isso não acontece e o docente tem que entender e lidar com o individual; Mais trabalhoso, mas também mais recompensador para o docente e rico para o aluno.

10 Pedagogia EAD x Presencial A preparação didática para o ensino presencial é mais fácil (uso de livros didáticos, aulas magistrais, materiais mais simples); A visão global do curso e o domínio sobre sua programação são muito importantes na EAD Os fatores que afetam a aprendizagem são mais complexos e variáveis na EAD do que no ensino persencial

11 Ensino Linear vs. Não Linear A EAD adiciona um elemento não existente na educação presencial: a possibilidade de acesso não linear; O educador deve decidir se vai explorar essa possibilidade no seu curso ou se vai impor a linearidade; O uso da não linearidade muda totalmente a estratégia pedagógica do curso

12 Ensino Linear Vs. Não Linear Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Exemplo de uma pedagogia linear Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Exemplo de uma pedagogia não-linear

13 Ensino Linear Vs. Não Linear Menu Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Um exemplo de uma pedagogia mista

14 Mecanismos Básicos do Aprendizado A psicologia educacional mostra que o processo cognitivo de aprender (apreender) consiste na aquisição de novos conhecimentos através de três fases evolutivas: Ganho de Conhecimento Fase SINTÉTICA 1ª 2ª 3ª Fase DIFUSA Fase ANALÍTICA A EAD precisa operacionalizar essas três fases, sem a presença física do professor (educador)

15 Objetivos psicopedagógicos Que nível de habilidade você quer que seu aluno alcance? Níveis de habilidades usados para classificar objetivos cognitivos (Taxonomia de Bloom) Entender os diferentes níveis é importante porque as habilidades requeridas influenciam a seleção de um método de ensino baseado na Web

16 Tipos de aprendizagem Decida o tipo de aprendizagem que seu curso irá promover Habilidades cognitivas Habilidades relacionadas a atitudes e socialização Habilidades psicomotoras

17 A pedagogia do ensino de adultos A educação a distância em saúde trabalha quase sempre com adultos, os quais têm características especiais: Têm experiência de vida real Preferem o aprendizado baseado em problemas reais Têm estilos diferentes de aprendizado Têm responsabilidades de vida além de estudar Preferem gerenciar seu próprio ritmo de aprendizagem sem pressões do professor Têm a expectativa de que o aprendizado tenha algum objetivo ou significado concreto

18 Facilitando o aprendizado de adultos Utilize as experiências de vida dos aprendizes Desenvolva programas educacionais baseados em problemas Envolva os aprendizes no planejamento e avaliação Desenvolva cursos muito interativos, estimulando a participação de todos Evite elementos “infantis” na apresentação de conteúdos Valorize e respeite as diferenças individuais Encorage a exploração, ação e reflexão Encorage o auto-aprendizado

19 Recursos para EAD de adultos Alguns recursos e ferramentas pedagógicas simples podem contribuir para melhorar a EAD de adultos: Uma área para receber contribuições dos aprendizes (ensaios, análises, dicas, indicações, experiências, etc.) e disponibilizá-la para todos Uma área para avaliação, sugestões e críticas ao próprio curso Implementar variadas estratégias de acesso ao material instrucional, e permitir graus de aprofundamento por iniciativa própria do aprendiz, de modo a dar a ele liberdade de escolha Implementar ferramentas que permitam o progresso individual de acordo com o próprio ritmo e disponibilidade para estudar

20 Conclusões A pedagogia da EAD para adultos é essencialmente voltada para facilitar o aprendizado eficaz, eficiente e autônomo As características do ambiente de EAD baseado em tecnologia e as características do aprendiz devem ser identificadas e respeitadas


Carregar ppt "Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II Silvia Helena Cardoso, PhD Renato M.E. Sabbatini, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google