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Administração de Marketing II

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing II
Profª. Drª. Louise Lage

2 Planejamento estratégico

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A transação ambiente versus organização tornou-se um fator de peso para o desenvolvimento organizacional; Ambiente turbulento de mudanças; Complexidade organizacional; Sociedade do conhecimento; Digitalização da sociedade; Desenvolvimento das telecomunicações etc. Compeliu as organizações a aprender PENSAR ESTRATÉGICAMENTE.

4 Planejamento Estratégico é “o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidades de mercado.” (KOTLER, 1994, p.63)

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Premissas
Para elaborar o planejamento estratégico para seu negócio é necessário definir questões como: Quem somos? Onde queremos chegar? Avaliamos os fatores externos? Como atingiremos nosso objetivo?

6 Visão RH MKT FINC PROD Pontos Fortes e Fracos Missão Interna Análise Ambiental MACRO MICRO Ameaças e Oportunidades Externa

7 Potencializar as Oportunidades e Pontos Fortes e/ou
Neutralizar as Ameaças e Pontos Fracos OBJETIVOS Metas Estratégias Plano de Ação Orçamento Implementação Controle

8 VISÃO É a definição do sonho ou do desafio estratégico de uma organização (VASCONCELLOS et al., 2001).

9 VISÃO Organização hospitalar líder, moderna, competitiva, com excelência de serviços no cumprimento de sua missão. 6

10 VERBO AÇÃO + COMPLEMENTO + BUSCA DE UM DIFERENCIAL
Missão Definir a missão significa "estabelecer a razão de existência da organização, qual o seu negócio (o que faz) e de que forma atua neste negócio (como faz)". A formulação básica da missão deve conter: VERBO AÇÃO + COMPLEMENTO + BUSCA DE UM DIFERENCIAL

11 MISSÃO Desenvolver e proporcionar assistência médico-hospitalar, da melhor qualidade, para pessoas de todos os grupos sociais, do Estado e do País, apoiada por programas de ensino e pesquisa.

12 VISÃO Organização hospitalar líder, moderna, competitiva, com excelência de serviços no cumprimento de sua missão. MISSÃO Desenvolver e proporcionar assistência médico-hospitalar, da melhor qualidade, para pessoas de todos os grupos sociais, do Estado e do País, apoiada por programas de ensino e pesquisa. 6

13 Análise do Ambiente Interno
No levantamento de dados internos da organização deve-se levar em conta a trajetória da empresa, seu modelo de gestão, sua estrutura e ambiente organizacional, seus resultados e os aspectos inerentes às áreas de: Marketing; Finanças; Recursos humanos; Produção. Fortes/Fracos 7

14 Ameaças/Oportunidades
Análise do Ambiente Externo MACRO Econômico Político Legal Demográfico Tecnológico Social e natural. MICRO Concorrência Probabilidade de novos competidores Produtos e ou serviços que podem ou substituem os nossos em alguma ocasião/situação Fornecedores existentes Consumidores/clientes As tendências e os números do(s) segmento (s) de mercado em que a empresa atua Ameaças/Oportunidades 7

15 Definindo Objetivos e Metas
Segundo Oliveira (1999 p. 146), o objetivo empresarial pode ser conceituado “como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende atingir”. Já as metas referem-se aos passos necessários para a consecução dos objetivos. PRÓX.

16 Definindo Objetivos e Metas
Esses deverão ser qualitativos (Ex.: Produzir determinado item com design mais funcional e moderno) e quantitativos (Ex.: Vender x unidades) e precisarão obedecer a prazos previstos no planejamento. 7

17 Estabelecendo Estratégias
Vasconcelos et al. (2001) afirmam que a estratégia empresarial resume-se no que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o ambiente, para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão empresarial. PRÓX.

18 Estabelecendo Estratégias
Todavia, existem inúmeras formas para o administrador delinear as estratégias de sua organização. As principais formas são: matriz de Ansoff, a matriz do Bonston Consulting Group (BCG), modelo de Mintzberg, a curva de ciclo de vida do produto e negócio, a matriz de planejamento estratégico de negócios da McKinsey-GE e, por fim, o modelo Porter. 7

19 Planejando e Orçando a Ação
What O Que Who Quem Where Onde Why Porque Whem Quando How Como How Much $$ Controlando as Ações 7

20 Planejamento Estratégico
Planeja-se quando há um motivo a alcançar, delineando-se formas de alcançá-lo. Quando não se pensa no que fazer, não há planejamento; Possui 2 dimensões: Ele é voltado ao ambiente externo e visa conciliar a realidade do mercado com os recursos da empresa; Ele procura estimular o raciocínio estratégico em todos os níveis decisórios da empresa;

21 Planejamento Estratégico
“Planejar estrategicamente significa estar em sintonia com o mercado, visando à adaptação da direção estratégica de uma empresa às mutantes oportunidades de mercado, considerando-se sempre os recursos disponíveis e os objetivos perseguidos” (LAS CASAS) Aspectos importantes: O planejamento estratégico é um processo (está sempre em mudança) É caracterizado por uma análise de dados internos e externos É orientado (de preferência) para o mercado – objetivo final é “entender o que os nossos clientes querem” e então posicionar a empresa da melhor maneira a atendê-los

22 Planejamento Estratégico
Parte permanente: negócio, missão, princípios, visão; Parte flexível: análise do ambiente, objetivos, estratégias; Planejamento estratégico de marketing vários planos de mkt divididos por produtos, linhas ou categorias Uma boa idéia de mkt é validada por um bom plano Planejamento Estratégico empresa como um todo Plano estratégico = plano de MKT + plano produção + plano financeiro + plano de RH

23 Missão: 3 perguntas de Peter Drucker: 1. Onde estamos – o que somos
Missão: 3 perguntas de Peter Drucker: 1. Onde estamos – o que somos? (= qual é o nosso negócio?) 2. Onde queremos chegar – o que desejamos vir a ser? (= para onde caminhamos?) 3. O que é preciso fazer para chegar lá? Ela deve estabelecer o papel que a empresa desempenha ou quer desempenhar e, portanto, define o negócio. O que é a empresa? Por que ela existe? Qual é o seu negócio? Quem somos? O que queremos? Normalmente começa por um verbo! EX: RBS - negócio – comunicações missão – facilitar a comunicação das pessoas com o seu mundo

24 Princípios: únicos para cada empresa. Cultura da organização:
Visão: futuro; grande desafio! Idealismo com realismo. EX: “Ser a maior empresa de comunicação da América Latina” Princípios: únicos para cada empresa. Cultura da organização: são facilitadores/ balizadores do processo decisório São norteadores do comportamento empresarial EX: honestidade, preocupação com o consumidor, etc

25 1. Planejamento Estratégico da Organização

26 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades mutantes de mercado. O propósito do planejamento estratégico é moldar e remoldar os negócios e produtos da empresa com objetivo de crescimento e lucro.

27 Etapas do Planejamento Estratégico
Definição da missão da empresa Definição dos objetivos e metas da empresa Análise do portfolio de negócios Planejamento das estratégias para as UEN’s

28 Definição da missão da empresa
Definição de propósito da organização. Qual é o nosso negócio? Quem é o cliente? O que os clientes valorizam? Como nosso negócio deve evoluir? “Mão invisível” conduzindo as ações individuais e coletivas na empresa. A missão deve ser orientada para o mercado: produtos tornam-se obsoletos, necessidades não. Deve refletir a competência característica da organização. Deve ser simples, realista e motivadora.

29 Competências distintivas
Missão História Orientação Competências distintivas Missão Ambiente de mercado Recursos

30 Missão Microsoft: “informações na ponta dos dedos”.
International Mineral and Chemical Corporation: “aumentar a produtividade agrícola”. Disney: “oferecer fantasia e diversão”. Revlon: “vender estilo de vida e auto-expressão, sucesso e status, lembranças, esperanças e sonhos”.

31 Definição dos objetivos e metas da empresa
Traduzir a missão da empresa em vários objetivos: o que? Detalhar as ações necessárias para operacionalizar cada objetivo e estabelecer metas: Como? Definir os níveis organizacionais envolvidos: Quem? Estabelecer um cronograma de desenvolvimento dos objetivos e ações: Quando?

32 Planejamento Estratégico e Processo de Implementação e Controle
Corporativo Divisional do Produto Organização Mensuração dos Resultados Diagnóstico dos Adoção de Ações Corretivas

33 Análise do portfolio de negócios
Identificar as unidades estratégicas de negócio da empresa - negócios que podem ter planejamento independentes. Definir a atratividade de cada UEN e decidir um plano de (des)investimento específico. A maioria dos métodos de formais de análise das UEN’s avalia duas dimensões: atratividade do mercado ou setor e poder/fatia de mercado relativo da empresa.

34 Funções atendidas pela organização junto aos consumidores
Definição da UEN Funções atendidas pela organização junto aos consumidores Tecnologias empregadas pela empresa para oferecer valor Segmentos atendidos pela empresa

35 Limitações dos enfoques de matriz
Baixa precisão. Retratam quadro atual e não dinâmica futura. Conduzem a enfatizar participação de mercado e diversificação. Apresentam negócios maduros como terminais. Não captam sinergia entre UEN’s

36 Análise do Ambiente Externo
1. Análise de oportunidades: Oportunidade de marketing é uma área de necessidade do mercado na qual a empresa pode atuar rentavelmente. 2. Detecção de ameaças: Ameaça é um desafio decorrente de uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de ação defensiva de marketing, a deterioração das vendas ou do lucro.

37 Análise de Ameaças e Oportunidades
a) Matriz de Oportunidade: b) Matriz de Ameaças Probabilidade de Sucesso Probabilidade de Ocorrência Alta Baixa Alta Baixa Alto Alto Grau de Atratividade Grau de Relevância Baixo Baixo

38 Variáveis do ambiente externo
Plano de Marketing Ambiente Interno Atratividade dos Mercados Concorrência Inovação tecnológica Dinâmica tecnológica Legislação Cultura Demografia Distribuição de renda Poupança e crédito Disponibilidade de recursos naturais Tecnológico Ambiente Competitivo Ambiente Legal e Político Ambiente Ecológico Ambiente Socioeconômico

39 Variáveis do Ambiente Interno
Estratégia Finanças Sistemas Estrutura Plano de Marketing Produção Produto Preço Outras M Comunicação Distribuição Estilo Pesquisa e Desenvolvimento Habilidades Recursos Humanos Cultura Valores Compartilhados

40 Tipos de Oportunidade de Crescimento
Intensiva Integrada Diversificada - Concorrência - Horizontal - Conglomerada - Penetração Mercado - Desenvolvimento de Mercado - Desenvolvimento de Produto - Integração para trás - Integração para frente - Integração Horizontal

41 Matriz Produtos x Mercados
Produtos existentes Produtos novos 3. Estratégia de Desenvolvimento de Produto 1. Estratégia de Penetração de Mercado Novos Existentes Mercados 2. Estratégia de Desenvolvimento de Mercado 4. Estratégia de Diversificação

42 Formulação de Estratégias de Marketing
Vantagem Competitiva Custo Mais Baixo Singularidade Escopo Competitivo 1. Liderança de Custo 2. Diferenciação Alvo Amplo 3A. Enfoque no Custo 3B. Enfoque na Diferenciação Alvo Estreito

43 Planejamento do Composto de Marketing

44 Planejamento estratégico institucional

45 - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

46 Planejamento Estratégico Corporativo
Definição da missão corporativa Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios (UENs) Alocação de recursos a cada UEN Planejamento de novos negócios e a redução de negócios superados

47 Processo de Planejamento Estratégico, sua Implementação e Controle
corporativo de divisão de negócios de produtos Organização Implementação Mensuração dos resultados Diagnóstico Adoção de ações corretivas

48 Boas Declarações de Missão
Número limitado de metas Enfatizam as principais políticas e valores Definem os escopos competitivos

49 Matriz de Crescimento/Participação do Boston Consulting Group
20%- 18%- 16%- 14%- 12%- 10%- 8%- 6%- 4%- 2%- Taxa de crescimento do mercado Estrelas 5 4 3 ? Pontos de interrogação 2 1 Vaca leiteira 6 Animais de estimação 8 7 10x x 2x 1.5x 1x Participação de mercado relativa .5x .4x .3x .2x .1x

50 ATRATIVIDADE DO MERCADO
Atratividade de Mercado: Classificação e Estratégia de Carteiras de Negócios (Portfólios) Forte Média Fraca FORÇA DO NEGÓCIO 1.00 2.33 3.67 5.00 ATRATIVIDADE DO MERCADO 5.00 3.67 2.33 1.00 Baixa Média Alta Embreagens Bombas hidráulicas Juntas Diafragmas flexíveis Bombas de combustível Acessórios para a indústria aeroespacial Válvulas de escape Investir/crescer Seletividade/ganhos Colher/abandonar

51 Lacuna de Planejamento Estratégico
Vendas 10 5 Tempo (anos) Vendas desejadas Lacunas de planejamento estratégico Crescimento por diversificação Crescimento integrativo Crescimento intensivo Carteira atual

52 1. Estratégia de penetração no mercado 3. Estratégia de
Três Estratégias de Crescimento Intensivo: a Grade de Expansão de Produto/Mercado da Ansoff 1. Estratégia de penetração no mercado Mercados atuais Produtos 3. Estratégia de desenvolvimento de produtos Novos produtos 2. Estratégia de desenvolvimento de mercados Novos mercados (Estratégia de diversificação)

53 Matriz de Oportunidades
Probabilidade de Sucesso Oportunidades Alta Baixa 1. A empresa desenvolve um sistema de iluminação mais poderoso 2. A empresa desenvolve um dispositivo para medir a eficiência energética de qualquer sistema de iluminação 3. A empresa desenvolve um dispositivo para medir níveis de iluminação 4. A empresa desenvolve um software para ensinar fundamentos de iluminação para o pessoal dos estúdios de televisão 1 2 Alta Atratividade 3 4 Baixa

54 Probabilidade de ocorrência
Matriz de Ameaças Ameaças Probabilidade de ocorrência Alta Baixa 1. Um concorrente desenvolve um sistema de iluminação superior 2. Depressão econômica forte e prolongada 3. Altos custos 4. Legislação reduz o número de licenças para estúdios de televisão 1 2 Alta Gravidade 3 4 Baixa

55 A Estrutura da McKinsey
Estratégia Estrutura Sistemas Habilidades Valores compartilhados Equipe Estilo

56 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É um modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela o propósito organizacional em termos de Valores, Missão, Objetivos, Estratégias, Metas e Ações, com foco em Priorizar a Alocação de Recursos; Delimita os domínios de atuação da Instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

57 BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AGILIZA DECISÕES MELHORA A COMUNICAÇÃO AUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO MAIOR DELEGAÇÃO DIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS ORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE MELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

58 CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSCIÊNCIA DE SUA NECESSIDADE; DECISÃO PELA SUA UTILIZAÇÃO; ENVOLVIMENTO EFETIVO DA DIREÇÃO; CLIMA PROPÍCIO; INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO; PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA.

59 ENTENDENDO O PROCESSO DE MUDANÇA COM O PLANEJAMENTO
TRABALHAR (FAZER) Q U A L I F C R Planejamento Desejado de Gestão Estratégico

60 FUTURO DIA-A-DIA O PLANEJAMENTO NÃO DIZ RESPEITO A DECISÕES FUTURAS, MAS ÀS IMPLICAÇÕES FUTURAS DE DECISÕES PRESENTES Peter Drucker

61 O Planejamento Estratégico e as Dimensões Organizacionais
Planejamento Implementação Controle Organizar dados Analisar os dados Implantar decisões Planejamento Institucional Planejamento dos Centros Planejamento dos Deptos. Planejamento das Áreas Mensurar os resultados Avaliar os resultados Adotar ações corretivas

62 MODELO DE PE DEFINIÇÃO DA MISSÃO/VISÃO COMPATIB. C/ ORÇAMENTO
DEFINIÇÃO DE INDICADORES IMPLEMENTAÇÃO DEFINIÇÃO DE VALORES ANÁLISE DO AMBIENTE REVISÃO DA MISSÃO/VISÃO DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS METAS/AÇÕES MODELO DE PE

63 Case: Universidade Federal de Viçosa

64 I - DEFINIÇÃO DOS VALORES PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/UFV
São idéias fundamentais em torno das quais a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS/UFV Qualidade de Vida; Inclusão Social; Equidade; Cidadania; Transparência; Ética e Parceria

65 II - DEFINIÇÃO A MISSÃO/VISÃO
A Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas •  Universidade Federal de Viçosa ''Exercer uma ação integrada das atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à universalização do ensino superior de qualidade, à promoção do desenvolvimento das ciências, letras e artes e à formação de cidadãos com visão técnica, científica e humanística, capazes de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade'' (PI/ )

66 •  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFV “ Propiciar a socialização do conhecimento e de tecnologias bem como a produção e a socialização da riqueza, do emprego e da renda, através de processos educativos, culturais e científicos, viabilizando uma relação que supere a dicotomia entre a universidade e a sociedade” Questões a serem respondidas •  Quem somos? •  Qual é a nossa finalidade? •  Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder à finalidade? •  Como devemos responder aos nossos Grupos de Influências? •  Quais são nossas cultura e filosofia? •  Que nos faz ser distinto e único?

67 A Visão representa um estado futuro desejável da organização
Como se pretende que a organização seja vista e reconhecida; É uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca; Onde desejamos colocar a organização e; Como incorporar as inovações necessárias ao seu atingimento; É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do sonho, ela diz respeito à realidade.

68 •  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFV “ Ser reconhecida como uma instituição de referência em suas ações de extensão e cultura em sintonia com os fins da universidade pública”

69 III – ANÁLISE AMBIENTAL
“ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Sun Tzu É O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO

70 ANÁLISE DO AMBIENTE ONDE ESTAMOS ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?
QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

71 COMPONENTES DO AMBIENTE
AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente Mão-de-Obra Clientes Fornecedores Concorrência AMBIENTE OPERACIONAL ou microambiente, ou ambiente-tarefa ou ambiente próximo

72 Vantagens internas da organização em relação aos objetivos
FATORES INTERNOS Pontos Fortes/ Forças Vantagens internas da organização em relação aos objetivos Pontos Fracos/ Fraquezas Desvantagens internas da organização em relação aos objetivos FATORES EXTERNOS Oportunidades Aspectos positivos do ambiente que envolve a organização com potencial de trazer-lhe vantagens Ameaças Aspectos negativos do ambiente que envolve a organização com potencial para comprometer as vantagens que ela possui.

73 ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS FRAQUEZAS AMEAÇAS OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM
PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

74 FATORES CRÍTICOS DO AMBIENTE
AMBIENTE INTERNO: •  Cursos atuais e novos; •  Produção científica e financiamento; •  Linhas de pesquisa; •  Eficiência do ensino, pesquisa e extensão; •  Sistemas de informação; •  Recursos humanos, materiais e financeiros; •  Tecnologia; •  Estrutura organizacional; •  Imagem e comunicação institucional. AMBIENTE EXTERNO: •  Aspectos culturais; •  Pressões do governo e da sociedade; •  Inserção na comunidade; •  Evolução tecnológica; •  Mercado de trabalho; •  Área de abrangência; •  Entidades de classe; •  Desempenho institucional; •  Competitividade; •  Tendências do ambiente.

75 ANÁLISE SITUACIONAL PEC/UFV
AMEAÇAS OPORTUNIDADES Expectativa assistencialista da microrregião em relação à UFV Políticas públicas incipientes em relação à cultura Descrédito da comunidade em relação às intervenções da universidade Movimento nacional de institucionalização da extensão Parceria do governo com iniciativas privadas incentivando a cultura Ampliação do mercado editorial AMBIENTE EXTERNO Persistência de visão distorcida de extensão universitária Escassez de recursos para programas de bolsa Ausência de uma agenda institucional de eventos de extensão e cultura Credibilidade da UFV no cenário nacional Vocação histórica extencionista Disposição da administração de investir em arte e cultura AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Pontos Fortes

76 IV – REVISÃO DA MISSÃO A conscientização das realidades ambiental e organizacional propicia possibilidade de reflexão potencialmente produtiva sobre os aspectos críticos da vida institucional, ensejando revisão dos propósitos fundamentais.

77 IVa – DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS/METAS
Resultado quantitativo ou qualitativo que a organização precisa alcançar em um prazo determinado, dada a estratégia escolhida, no contexto do seu ambiente para concretizar a sua visão de futuro e cumprir sua missão UFV OBJETIVOS INSTITUCIONAIS CENTROS OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS

78 V – FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Consiste na determinação do curso de ação que possibilitará a realização dos objetivos organizacionais V – FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos

79 OBJETIVOS/METAS/AÇÕES – Pró-Reitoria de Ensino/UFV
Oferecer novos cursos de nível superior e tecnológico e aumentar o número de vagas nos cursos de graduação existentes Elevar em 15% o número de vagas dos cursos de graduação já existentes; Solicitar às Comissões Coordenadoras dos Cursos o redimensionamento do número de vagas; Realizar estudo de impacto, nas disciplinas de base e disciplinas práticas, do aumento do número de vagas nos cursos atuais; Identificar os cursos nos quais é justificada a ampliação de vagas; Redefinir o número de vagas por curso. Preencher as vagas remanescentes dos cursos de graduação; Criar novos cursos de graduação e oferecer cursos de educação continuada e sequenciais.


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