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PROGRAMA DE FORMACAO DE LÍDERES Grupo VIAMAR

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE FORMACAO DE LÍDERES Grupo VIAMAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE FORMACAO DE LÍDERES Grupo VIAMAR
Proposta preliminar para discussão – Abril 2001

2 Índice Nosso Entendimento da Situação Premissas Conceituais
Fatores Críticos de Sucesso Metodologia Responsabilidades Condições comerciais Anexo I – Programa Proposto

3 Nosso Entendimento da Situação
Desde a abertura de uma concessionária Chevrolet em 1994 , o Grupo Viamar não parou de crescer e de se modernizar até hoje. Em 2009 era líder inconteste de mercado Chevrolet, Yamaha e de usados ( Usamax). Em 2010 incorporou as concessionárias da Renault/Nissan e, neste crescimento acelerado, não teve tempo para formar seus líderes resultantes desta incorporação. Bons vendedores foram galgados ao posto de gerentes sem o adequado respaldo para o seu desenvolvimento para os novos papéis que passaram a desempenhar internamente Líderes Exemplo Pares de outros líderes Agentes de mudança Gestores de pessoas

4 Nosso Entendimento da Situação
Sem contar os novos papéis que passaram (ou passarão) a desempenhar externamente Imagem da Empresa Relações Públicas Diplomata Solucionador de conflitos Desenvolvedor de parcerias Neste momento, o Grupo Viamar deseja investir na formação desses líderes da Renault/Nissan Por esta razão, busca uma empresa que possa ajudá-los nesta tarefa

5 Premissas Conceituais
A BSM atua ajudando seus clientes na gestão de seus processos de mudança visando levá-los a novos patamares de desempenho de maneira mais rápida e eficiente do que seria possível sem um processo estruturado para este fim. Neste sentido partimos de algumas premissas: A velocidade de um processo de mudança, ou até mesmo sua concretização, é definido, em última análise, pela capacidade de adaptação e de desempenho dos colaboradores em um novo ambiente. A atuação das principais lideranças tem grande influência neste processo devendo agir como catalisadora através: da aceitação da necessidade de modificar as próprias práticas e comportamentos entendimento da própria contribuição para as mudanças desejadas e a co-responsabilidade por elas demonstração do abraçar essas mudanças no dia-a-dia de modo a servir de exemplo para toda a organização

6 Premissas Conceituais
Por este motivo, é importante iniciar uma mudança pelo alinhamento dos agentes de mudança ( principais executivos ) de uma organização em relação a fatores importantes tais como: Liderança –líderes que assumam responsabilidade pela mudança e patrocinem a iniciativa da formação de outros líderes Compartilhamento da necessidade – Conscientização dos atuais líderes para que entendam/sintam a necessidade da mudança em um grau maior que sua resistência a ela Definição de uma Visão – Articulação de resultados desejados, ou seja, o que se espera desses líderes ( valores, comportamentos, atitudes) Geração de comprometimento – Entendimento de que o que esperam dos novos líderes também e deles esperado, porque serão exemplo Numa segunda fase, após ter a liderança alinhada em relação a esses objetivos e atuando em uníssono, cascatear este processo para os líderes Renault/Nissan, que por sua vez cascaterão aos seus subordinados de modo a envolver/desenvolver a todos.

7 Premissas Conceituais
Mais detalhadamente, a condução do processo dessa maneira permite que: A atuação da liderança seja eficaz e consistente com os novos padrões de comportamento a serem estabelecidos abrindo o caminho para uma mudança consistente e sustentada Pessoas envolvidas entendam os principais objetivos e princípios da liderança desejada e consigam traduzí-los em ações pessoais e diárias O desempenho de indivíduos e equipes sejam alinhados Barreiras e resistências às mudanças propostas sejam identificadas e tratadas As expectativas e opiniões dos diversos grupos envolvidos no processo sejam levados em consideração O grupo se sensibilize e se mobilize como efetivo time para conduzir as mudanças necessárias.

8 Fatores Críticos de Sucesso
Entendimento da importância do Programa e da devida atenção a ele para a obtenção dos resultados desejados Envolvimento das lideranças do Grupo na especificação e na avaliação do conteúdo do Programa Customização para as necessidades da Renault/Nissan Foco na qualidade do processo Disponibilização de tempo de qualidade das lideranças e dos participantes Recursos logísticos adequados Preparação da área de Gestão de Performance para dar suporte contínuo ao processo Empatia do Grupo com a consultoria escolhida Fatores Críticos de Sucesso

9 Fatores Críticos de Sucesso
Metodologia Fatores Críticos de Sucesso Sugerimos a condução deste processo em quatro etapas: Alinhamento das Lideranças / Desenho do Programa Desenvolvimento/ Customização e Aprovação do Programa Condução do programa Elaboração de Plano de Ação 1semana 2 semanas 1 Módulo/mês 1semana

10 Metodologia Fase I – Alinhamento das Lideranças e Desenho do Programa
Principais atividades: Conhecimento da Empresa: visão, missão, valores, objetivos estratégicos Levantamento das expectativas do Presidente, VP e Gestão de Performance quanto ao programa Identificação dos valores, comportamentos e atitudes desejados para os novos líderes Validação do desenho preliminar proposto em conjunto com a área de Gestão de Performance Validação dos Módulos Validação dos participantes Aprovação do Desenho do Programa pela Presidência e VP

11 Metodologia Fase II – Desenvolvimento/Customização e Aprovação do Programa Alinhamento das Lideranças / Desenho do Programa Desenvolvimento, Customização e Aprovação do Programa Principais atividades: Desenvolvimento/Customização do Conteúdo para refletir o Desenho consensado na fase anterior Definição da logística das atividades e do programa Aprovação da customização do Programa pela Gestão de Performance Aprovação do cronograma de Condução dos Módulos Obs. O Módulo 1 ( que tem por objetivo trabalhar a equipe, aquecer o grupo e integrá-lo focando os objetivos do Programa como um todo ), em função de prazo ( abril ) , terá customização mínima.

12 Metodologia Fase III – Condução do Programa
Alinhamento das Lideranças / Desenho do Programa Desenvolvimento, Customização e Aprovação do Programa Condução do Programa Principais atividades (a cada Módulo): Implementação da logística Convocação dos participantes Condução dos Módulos nas datas consensadas Avaliação de reação

13 Metodologia Fase IV – Elaboração de Plano de Ação
Alinhamento das Lideranças / Desenho do Programa Desenvolvimento, Customização e Aprovação do Programa Condução do Programa Elaboração de Plano de Ação Fase IV – Elaboração de Plano de Ação Principais atividades: Elaboração de Plano de Ação para a continuidade da mudança Sugerir itens a serem incorporados na avaliação de desempenho para garantir a continuidade da mudança Planejar futuras intervenções para manter o grupo em constante crescimento Para garantia do sucesso do Programa, o processo de desenvolvimento e de trabalho em equipe das lideranças, iniciado nesta fase, deverá ter continuidade e ser cascateado na organização

14 Responsabilidades e Local
Responsabilidades da BSM: Levantamentos Definição/ Apresentação de conteúdo Desenvolvimento/Customização dos Módulos Condução dos Módulos Sendo o primeiro em abril Demais conforme cronograma aprovado em conjunto Sugestão: um a cada primeira quinzena de mes Avaliação dos participantes Elaboração de Plano de Ação Responsabilidades da Viamar : Diretrizes e definições necessárias Validação e aprovação do Programa e forma de condução Definição e convocação dos participantes Definicão do local em São Paulo Logística Infraestrutura e suporte Participação ativa na condução dos módulos Avaliação do Programa

15 Condições comerciais Estimamos a duração deste projeto em 5 meses e nossos honorários profissionais para desenvolvimento de condução do Programa (4 módulos) para uma turma de, no máximo, participantes em R$ ,00 ( Sessenta e cinco mil e duzentos reais) já inclusos os impostos conforme legislação em vigor, a serem faturados em 5 parcelas assim distribuídas: R$ ,00 – na aceitação da proposta R$ ,00 – Na data do Módulo 1 R$ ,00 – Na data do Módulo 2 R$ ,00 – Na data do Módulo 3 R$ ,00 – Na data do Módulo 4 No caso de cancelamento do Programa a primeira parcela e/ou as pagas até a data ficarão por conta do trabalho até a data. No caso do cancelamento de um ou mais Módulos o pagamento efetuado até a data e o próximo serão devidos. Todas as despesas referentes ao projeto e aos consultores a eles designados ( estacionamento, materiais , aluguel de vídeos, ferramentas de avaliação utilizadas, etc) serão reembolsadas por V.Sas. ou faturadas diretamente.

16 Condições comerciais Deverá também ser recolhido por V. Sas o IRPJ, conforme legislação em vigor e o valor líquido deverá ser depositado em conta corrente, em favor de BSM & Associados Ltda , a ser informada posteriormente. Esta proposta tem validade até 10/abril/2011.

17 Anexo I - Programa Proposto
MÓDULO I - 1 dia Equipe de alto desempenho - Conhecimento e Integração do Grupo Dinamica 1 - Aquecimento Equipes de Alto Desempenho - Teoria Dinamica 2 - Colaboração Filme Dinamica 3 - Planejamento Dinamica 4 - Administração do Tempo Dinamica 5 – Comunicação Sumário do Dia e Elaboração de Plano de Ação

18 Anexo I - Programa Proposto
MÓDULO II – 2 dias Liderança - Conhecimento de suas características de liderança Porque o tema Estudo de líderes Competencias básicas do líder Estilos de liderança Tipos de liderança Conhecimentos e habilidades necessários Plano de Desenvolvimento Opcional : Aplicação de ferramenta de avaliação DISC com devolutiva no treinamento ( Tratativas e custo direto com o fornecedor)

19 Anexo I - Programa Proposto
MÓDULO III - 1 dia Liderando Equipes - Liderança aplicada aos subordinados Liderança Situacional Delegação Resolução de conflitos Desenvolvimento de pessoas

20 Anexo I - Programa Proposto
MÓDULO IV - 1 dia Postura Frente aos superiores Frente aos pares Frente aos colaboradores Frente aos clientes Desenvolvimento / compartilhamento / ênfase nos valores Pessoais Organizacionais


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