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MÍDIAS.

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Apresentação em tema: "MÍDIAS."— Transcrição da apresentação:

1 MÍDIAS

2 (Médium = meio) É o meio pelo qual a mensagem chega até o receptor.

3 TIPOS DE MÍDIA

4 Impressas Eletrônicas / Digitais Interna / Externa Visuais Auditivas Audiovisuais Funcionais

5 O planejamento de mídia deve estabelecer parâmetros de:
Audiência; Custo; Freqüência ; Qualidade da mídia; Acesso à mídia pelo público –alvo

6 A definição dos meios que sustenta uma campanha está
relacionada a: Público - alvo Objetivos de mercado da marca Grau de conhecimento ou benefício do produto Solução criativa Recursos disponíveis Atuação da concorrência

7 Fatores Importantes Categoria de Produto/ sazonalidade
Ciclo de vida do produto Freqüência de compra/uso Fidelidade da marca Concorrência Conteúdo da Comunicação (impacto) Imagem de marca

8 Seleção dos meios - análise do perfil da audiência - comportamento do consumidor em relação ao meio Cobertura Audiência

9 Mídias - Cada meio possui características próprias, permitindo que a comunicação seja melhor explorada - Rádio, TV, Revista, Jornal, Outdoor, cinema, etc. - Veículo: Rede Globo, Revista Veja, Jornal O Estado de SP, etc.

10 Grupos de interesse público Governos estrangeiros
Fornecedores Funcionários Empresa Acionistas Grupos de interesse público Governos estrangeiros Instituições financeiras Clientes jurídicas educacionais Agências do governo Sindicatos Partidos políticos Stakeholders Aspectos Sociais Economia Política Tecnologia Fonte: Adaptado de John R. Schermerhorn Jr. Management, Nova York, John Wiley & Sons, 1996, p.115.

11 Toda empresa é forçada pela própria
natureza dos clientes e concorrência, a adotar o papel de comunicador(a). Phillip Kotler

12 Imagem da Empresa A imagem institucional de uma empresa é um ser vivo, dinâmico. Hoje, pode estar saudável, bem vista, aceita, festejada. Amanhã? Vai depender da história de hoje (O que é Comunicação Empresarial, página 21).

13 Informações da Empresa
A imagem de uma empresa é formulada a partir das informações que a comunidade recebe a esse respeito. Sem uma comunicação eficiente, a imagem será difusa ou ruim, pois será formada com base em informações incompletas ou incorretas, em presunções e boatos (Portas Abertas, página 65). A comunicação deve ser permanente, independentemente do comportamento do mercado ou do fato de a empresa ter ou não ações negociadas em bolsa (Portas Abertas, página 66).

14 Quando surgiu? A Comunicação Empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século. Mais precisamente em Naquele ano, em Nova Iorque, Ivy Lee decidiu deixar o jornalismo de lado para montar o primeiro escritório de Relações Públicas do mundo. Lee mudou de atividade com o objetivo de recuperar a credibilidade perdida pelo poderoso empresário John D. Rockfeller.

15 Quando surgiu? O trabalho de Ivy Lee para seu cliente fez tanto sucesso junto à imprensa e à opinião pública, que Rockfeller passou de "patrão sanguinário" a "benfeitor da humanidade". Lee morreu "por volta de 1935, quando dirigia o Departamento de Relações Públicas da Chrysler". E deve ter morrido feliz, porque a atividade que ele inventara havia sido adotada em inúmeras empresas e órgãos públicos. Passara a ser estudada, inclusive, em universidades do porte e do prestígio de Yale, Harvard e Colúmbia, que criaram cadeiras específicas e começaram a formar especialistas em Relações Públicas.

16 No Brasil, a partir de JK As Relações Públicas e, por conseqüência, as atividades de Comunicação Empresarial, vieram para o Brasil nos anos 50, com as indústrias e as agências de propaganda dos Estados Unidos. Chegaram atraídas pelas vantagens oferecidas pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. JK havia assumido a Presidência da Republica em meados dos anos 50 com a disposição de fazer "50 anos em 5". Conseqüentemente, ele criou condições para que viessem para o Brasil as primeiras montadoras de veículos automotores

17 Conceito “A Comunicação Empresarial caracteriza-se, atualmente, como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. O público, ao qual se destina, pode ser dividido em externo e interno”. Pimenta, Maria Alzira . Comunicação Empresarial. Campinas: Editora Alínea, 2004.

18 Fluxo das Comunicações nas organizações
Descendente Ascendente Lateral

19 Fluxo descendente Quando as mensagens / informações são originadas no nível hierárquico mais alto em direção à níveis hierárquicos abaixo.

20 Fluxo ascendente Quando as mensagens / informações são originadas no nível hierárquico mais baixo em direção à níveis hierárquicos superiores. Ex. sugestões, anseios, reclamações.

21 Fluxo lateral Quando as mensagens / informações circulam entre os funcionários ou grupos de um mesmo nível hierárquico.

22 COMUNICAÇÃO FORMAL e COMUNICAÇÃO INFORMAL

23 Comunicado Tendo em vista as recentes reportagens publicadas na imprensa sobre o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, a Volkswagen do Brasil vem reiterar aos seus clientes que a operação desse sistema é segura, bastando seguir corretamente as instruções contidas no Manual do Proprietário. Com a certeza de que não existe problema com o sistema e que não se trata de caso de “recall”, a Volkswagen, que acima de tudo respeita o compromisso assumido com a satisfação de seus consumidores, informa que, a partir da próxima semana, irá oferecer para todos os clientes que ainda tenham dúvidas a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox. Esse serviço poderá ser realizado em toda a Rede Autorizada de Concessionários Volkswagen. Com relação à diferença entre os modelos do Fox vendidos no Brasil e na Europa, esclarecemos que o banco do Fox europeu é bi-partido e exigiu uma solução técnica diferente. O Fox brasileiro com banco bi-partido possui o mesmo sistema do europeu. Volkswagen do Brasil Fonte: Carplace 08 de janeiro de 2008.

24 Os canais utilizados para propagar as idéias ou ideais formais são canais oficiais ou devidamente legitimados e oficializados pela empresa.

25 Exemplos de canais oficiais - impressos:
Memorandos Circulares Cartazes Newsletter – house organ ou jornal interno ou ainda informativo interno Caixa / sistema de sugestões Murais CI

26 Exemplos de canais oficiais – impressos:
Cartas Manuais Quadro de avisos Boletins Panfletos Relatórios Formulários

27 Exemplos de canais oficiais – comunicação pessoal
Apresentação formal Conferências Reuniões Conversas Convenções Seminários Jornadas

28 Exemplos de canais oficiais – eletrônicos
Telefone TV Rádio Fax Fita de vídeo / CD / DVD / intranet / internet Áudio-conferência / Tele-conferência / Vídeo-conferência

29 Canal não oficial “RÁDIO PEÃO” Boato / rumor

30

31 Objetivos da Comunicação Empresarial
Construção da imagem institucional da empresa; Adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado; Atender exigências de consumidores; Atender exigências do público interno; Aumento da produtividade e do lucro; Construção de sociedade mais justa e avançada. Pimenta, Maria Alzira . Comunicação Empresarial. Campinas: Editora Alínea, 2004.

32 Construindo imagens através de contatos
Press kit cartazes Loja/pdv Demonstração em pdv promoções cursos sorteios Participação em Feiras consumidor experiência pessoal atendimento ao consumidor RP boca a publicidade mídia criação

33 vídeos quiosques teatro shopping parques estádio relógio de rua re jo
tv estradas metrô out eventos banca jornal rd vídeo game contatos mídia blimp busdoor placa de rua mala direta painéis lixeira cd rom aroma internet rodoviária cinema prismavision luminosos bebedouro cartão postal aeroporto porta copo música trade livros

34 “A propaganda é a alma do negócio” ?!?


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