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Teoria Geral da Administração Agosto/2009

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Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração Agosto/2009"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração Agosto/2009

2 A administração hoje 2

3 Por que estudar administração?
Três abordagens principais para o estudo de administração: Funções: funções ou atividades para levar adiante seu trabalho. Papéis: diferentes ações administrativas. Habilidade: aplicar um conjunto particular de qualificações. 3

4 Relação de processo de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos
Administradores usam teorias administrativas para a tomada de decisões em seus esforços de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade organizacional.

5 Conceitos de administração
Definições classificadas em cinco categorias: Escola funcional. Escola das relações humanas. Escola da tomada de decisão. Escola de sistemas. Escola contingencial. Podem ser materiais ou físicos, financeiros, informacionais e humanos. Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas da organização. Ação. Alvos. Um dos mais importantes aspectos do trabalho do administrador. 5

6 As funções da administração
Funções são atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores. Planejamento: determinação de objetivos, metas, tarefas e recursos utilizados. Organização: designação de tarefas, agrupamento de tarefas e alocação de recursos. Direção: influência para que outras pessoas realizem suas tarefas. Controle: comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados. 6

7 O processo administrativo

8 Os níveis da administração
Alta administração: estabelecimento de objetivos, política e estratégias organizacionais. Média administração: implementação de tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Administração operacional: direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Pessoal não administrativo: uso das habilidades para a realização das várias tarefas e atividades da organização. 8

9 AS Funções Administrativas e suas Características
Planejamento: Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar estratégias para o alcance dos objetivos. Organização: Desenhar cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e procedimentos; Definir a alocação de recursos;

10 3. Direção: Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar soluções dos conflitos; Gerenciar mudanças. 4. Controle: Medir o desempenho; Estabelecer comparação de desempenho com os padrões; Tomar as ações necessárias para a melhoria do desempenho.

11 Os níveis da administração
Outra forma de divisão dos níveis administrativos: Estratégico. Tático. Operacional. O termo ‘administrador’ abrange todos os três níveis, porque todos têm pessoal subordinado.

12 Habilidades e papéis administrativos
Habilidades administrativas, de Katz: Habilidades técnicas: relacionadas ao desempenho de funções. Habilidades humanas: relacionadas ao tratamento com pessoas. Habilidades conceituais: relacionadas à visão do todo. À medida que se sobe na escala hierárquica, maior a necessidade de habilidades conceituais e menor a de habilidades técnicas. Habilidades humanas são muito exigidas em todos os níveis. 12

13 Habilidades e papéis administrativos
Papéis administrativos, de Mintzberg: Papéis interpessoais (chefe, líder, ligação). Papéis informacionais (monitor, disseminador, interlocutor). Papéis decisoriais (empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos, negociador). Competência administrativa: Todo o objetivo das habilidades e competência administrativas se apóia na aprendizagem.

14 Eficiência e eficácia organizacionais
A eficiência é a medida da utilização dos recursos. A eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos. Eficiência: “fazer certo as coisas”. Eficácia: “fazer certo as coisas certas”. A eficácia de uma empresa depende de dois aspectos: Capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente. Flexibilidade e adaptabilidade. A eficácia provoca a perenidade. 14

15 A atividade administrativa
Características que estimulam diferenças no trabalho individual do administrador: Natureza da organização. Tipo de estrutura. Atividades e tarefas realizadas. Tecnologia e métodos de realização do trabalho. Natureza do pessoal empregado. Nível do trabalho administrativo na organização. 15

16 Gerenciamento e liderança
Ocorre sempre que uma pessoa tenta influenciar o comportamento de um indivíduo ou grupo, independente do motivo. É uma forma especial de liderança, na qual o alcance dos objetivos organizacionais é imperioso.

17 O gerente do futuro O gerente do futuro deve ter as seguintes características: Procurar a mudança. Observar as realidades externas. Promover um estilo de treinamento. Eliminar o medo. Criar especialização. Ter visão. Negociar para resolver problemas. Valorizar a diferença. Desenvolver a administração participativa. Desenvolver o poder das equipes. Ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente. 17

18 Administração: ciência, arte ou profissão
Ciência: a ciência é um corpo sistematizado de conhecimento baseado em certos princípios capazes de aplicação generalizada. A administração nunca poderia ser uma ciência exata porque os negócios são altamente dinâmicos e suas condições mudam continuamente. Arte: é “conseguir um resultado desejado por meio da aplicação de habilidade” (G. TERRY). Administração não é somente arte, mas também ciência, com princípios definidos e conceitos que dirigem a organização dentro de certos limites. Administração Profissão: o profissionalismo tem sido aceito como uma outra postura para a perspectiva progressista e de dinamismo. 18

19 A comunicação nas organizações
Conceito de comunicação: A comunicação é o processo de troca de informações e o respectivo entendimento do significado pelos envolvidos. Tipos de comunicação: Comunicação verbal. Comunicação não-verbal. Comunicação vertical (tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima). Comunicação horizontal (entre colegas e pares). Informal (em qualquer direção. Não é oficial ou sancionada pela administração). 19

20 A comunicação nas organizações
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21 TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Teorias de gestão ÊNFASE TEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES TAREFAS Gestão Científica Racionalização do trabalho no nível operacional ESTRUTURA Teoria Clássica de Gestão Teoria Neoclássica Organização Formal; Princípios gerais da gestão; Funções do Administrador Teoria da Burocracia Organização Formal  Burocrática; Racionalidade Organizacional; Teoria Estruturalista Múltipla abordagem:   > Organização formal e informal;   > Análise intra-organizacional e análise interorganizacional; PESSOAS Teoria das Relações Humanas Organização informal; Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo; Teoria Comportamental Estilos de gestão; Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais; Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada; Abordagem de sistema aberto; AMBIENTE Teoria neo-estruturalista Análise intra-organizacional e análise ambiental; Abordagem de sistema aberto; Teoria Contigencial Análise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto; TECNOLOGIA Teoria dos Sistemas gestão da tecnologia (imperativo tecnológico);

22 Cronologia das Teorias de Gestão
1903 Gestão Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica da Gestão 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas 1954 Teoria Neoclássica da Gestão 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria Contingencial 1990 Novas Abordagens de Gestão

23 CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
PARA AS NOVAS PRÁTICAS DE GESTÃO: A partir dos estudos e contribuições das teorias de administração, foram surgindo diversas novas práticas de gestão, de grande importância para o processo de evolução das organizações, tais como: Balanced Scorecard Benchmarking Contingency Planning Core Competencies Corporate Codes of Ethics Corporate Venturing Customer Relationship Management Customer Segmentation Customer Surveys Downsizing Economic Value-Added Analysis Growth Strategies Knowledge Management (Adm. Conhecimento) Merger Integration Teams Outsourcing Reengineering Pay-for-Performance Stock Buybacks Strategic Alliances Strategic Planning Supply Chain Integration Total Quality Management.

24 Obrigada! Profa. Margarete Diniz


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