A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO MARKETING E PROMOÇÃO. NOÇÃO DE MARKETING: 1 - Marketing - é uma estratégia de gestão com vista à satisfação do cliente (KOTLER e ARMSTRONG,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO MARKETING E PROMOÇÃO. NOÇÃO DE MARKETING: 1 - Marketing - é uma estratégia de gestão com vista à satisfação do cliente (KOTLER e ARMSTRONG,"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO MARKETING E PROMOÇÃO

2 NOÇÃO DE MARKETING: 1 - Marketing - é uma estratégia de gestão com vista à satisfação do cliente (KOTLER e ARMSTRONG, 1999). 2 – Marketing - é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005). 3 - Marketing - é um processo social, por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam, e que desejam, com a criação, oferta e livre negociação, de produtos e serviços de valor, com outros... (KOTLER e KELLER, 2006).

3 5 - Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação da sua produção, até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis). 6 - Marketing é o conjunto de estratégias e acções que provêem do desenvolvimento, do lançamento e da sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio). 4 – O Marketing representa o conjunto das actividades sistemáticas de uma organização, voltadas para a busca e realização de trocas com o meio ambiente, visando atingir diferentes benefícios específicos (RICHERS, 1986).

4 Outras perspectivas de Marketing: Segundo Fridgen, 1991:235 – First identifying and then satisfying human needs and desires Segundo Kotler et al (1999:10) –...Social and managerial process by which individuals and groups obtains what they need and want through creating and exchanging products and value with others. Poder-se-á então afirmar que: É objectivo prioritário do Marketing proporcionar um melhor funcionamento do Mercado, bem como, contribuir para uma maior satisfação das necessidades individuais e sociais dos cidadãos, através de uma adequada distribuição e adequação de produtos e serviços.

5 Advertências sobre Marketing: Tal concepção não significa reduzir o Marketing às exigências do Mercado mas, significa também, e através dele, discutir as debilidades do desenvolvimento e das estruturas do Mercado (ex.plo: considerando as melhoras formas de equilíbrio quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto do vista social, cultural e político até. Poder-se-á então afirmar que: 1 – A razão fundamental do Marketing é não só satisfazer os clientes como fidelizá-los. (Que conceito está aqui implícito, em termos de Gestão Estratégica?) 2 – Em troca de um determinado valor os clientes deverão receber um produto ou serviço que satisfaça as suas necessidades. (Que estratégia se pretende com tal medida?) 3 – Porém, no mundo do Marketing uma solução efectiva para satisfazer as necessidades dos clientes não deve prolongar-se por muito tempo. (Porquê?)

6 Efectivamente, os especialistas em Marketing deverão estar permanentemente conectados com as últimas tendências e exigências dos clientes para, em qualquer momento, proceder a alterações nas estratégias adoptadas até então. O Marketing é então um processo de gestão responsável capaz de: i- identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes; Ii- perceber nos clientes os seus hábitos e preferências, de modo a reconstituir a orientação geral do Mercado bem como as dinâmicas que podem afectar as opiniões dos clientes e as actividades de gestão desse mesmo Mercado. Iii- Tais factores podem incluir questões sociais, avanços tecnológicos, modelos económicos, alterações regulamentares/legais, assim como influências políticas Q- Pensemos então conjuntamente em exemplos concretos?!

7 Ao conjunto de tais factores ou forças dá-se o nome de AMBIENTE DO MARKETING São exemplo de um bom AMBIENTE DE MARKETING as seguintes forças de acção: i- Um negócio não se deve restringir a uma área específica. Deve sim, inserir-se num Contexto Competitivo: Há competidores directos e indirectos a ter em conta, há novos e permanentes rivais, há produtos substitutos com soluções alternativas para as novas necessidades dos clientes. Enfim, o Contexto Competitivo revela-se, pois, duma importância crucial não só para os Mercados como para a Qualidade do Serviço. ii- Em síntese poderemos afirmar que o Marketing em si, depende: - duma análise/conhecimento aprofundado sobre os clientes/mercado; - das capacidades competitivas internas das empresas; - duma gestão estratégica pró-activa; - dum Ambiente de Marketing COORDENADO e SUSTENTÀVEL Concluindo: Só com o pleno entendimento destes aspectos de markeplace uma empresa pode desenvolver uma Estratégia de Marketing e pressupor um Programa de Marketing Mix

8 HISTÓRICO DO MARKETING I - O conceito de Marketing foi inicialmente desenvolvido por Físicos, ligados à gestão de algumas empresas, que achavam obsoletas as filosofias que sustentavam as 1rªs teorias ligadas ao Mundo dos Negócios. (Pressão Econ.) II – 1º Era da Produção === Production Era (Baixo custo/Prod. em massa) 2º Orientação de Vendas === Sales Orientation (orie. para >s vendas) 3ºEra das Vendas === Sales Era (20th-50th years – preoc. Cres. c/ merc. pelo que a foc. faz-se em técnicas de venda) 4º Era do Marketing === Marketing Era (aproxima-se do mercado ao tentar conhecer os clientes/s. Neces./Sat.) III –...selling and marketing are antithetical rather than synonymous or even complementary. There will always one can assume be a need for some selling but the aim of marketing is to make selling superfluous ( Dancker, 1973:64 citado por Cooper 1993). Deste modo o Marketing é, sob ponto de vista qualitativo, substancialmente diferente damera focalização nas vendas implicando assim uma maior aproximação ao: Consumidor, à Produção, à Distribuição e à Promoção

9 É com este entendimento que o denominado Marketing Social e Societal tem vindo a angariar cada vez mais adeptos. Mas o que significa? i - Significa antes de mais preocupações de índole social e ambiental na gestão das empresas, com fortes reflexos nas actuais consciências da Soc.Mod. ii - Significa dar respostas a questões cada vez mais prementes como as que têm a ver com o marketing verde. Esta é hoje uma preocupação emergente de quem lida com a promoção e venda de produtos que se querem cada vez de melhor e maior QUALIDADE. iii - Significa uma tendência cada vez mais orientada para fora outward-oriented na filosofia dos negócios e das empresas iv – Significa finalmente uma orientação focalizada no Consumidor. E aqui reside o focus de tal problemática – É nos consumidores, uma vez que a QUALIDADE do serviço depende directamente da participação/intervenção e nível dos referidos clientes

10 É com este entendimento que o denominado Marketing Social e Societal tem vindo a angariar cada vez mais adeptos. Mas o que significa? v – Relationship marketing & Marketing de Afinidade são igualmente formas recentes do Marketing resultantes de uma acentuada evolução do conceito. Este conceito baseia-se na premissa de que existe uma constante mudança ambiental que deverá afectar os cidadãos e daí que o referido conceito se deva concentrar num forte, permanente e intrínseco benefício para todos. vi – Significa, por outro lado, intensificar / aumentar a Confiança para diminuir o Risco. Por outro lado poderão ser implementadas e incrementadas as afinidades com parceiros – stakeholders – enfatizando-se assim a criação de lealdade, baseada numa filosofia de sucesso inserida também no tal conceito de Marketing Societal. vii – Significa, finalmente, e para o caso do Turismo, uma resposta ao boom da procura e a focalização nos Produtos Turísticos que exigiu uma profunda habilidade na organização e gestão. Quando o Mercado se confrontou com umaoversupply, as Companhias/Empresas se viram obrigadas a desviarem o seu focus. Dir-se-á mesmo que desde finais dos anos 70 a crescente procura turística implicou uma evolução dum Mercado de massas para inúmerossub-mercados – PORQUÊ?

11 Estes sub-segmentos, foram assim designados atendendo à crescente diversidade e especialização dos produtos turísticos que possibilitaram um desenvolvimento crescente da adesão/interesse/procura dos mesmos. Porém, e de acordo com o modelo do Ciclo de Vida de um Produto Turístico podemos considerar que a Industria do Turismo é hoje colocada num Estádio de Maturidade – Maturity Stage Noção de Ciclo de Vida de Um Produto Turístico?!

12 Em conclusão: 1- Marketing é um conceito que é utilizado há cerca de 50 anos, sobretudo nos Países mais desenvolvidos, parecendo estar hoje incorporado na Linguagem Empresarial e Comercial do quotidiano ( embora evidencie algumas nuances no seu significado e alcance) 2 – É uma atitude/ou uma filosofia que abrange a gestão empresarial na sua totalidade. 3- É um conjunto de técnicas que são orientadas no sentido de antecipar e satisfazer as necessidades do consumidor – facilitando o alcance dos objectivos empresariais de forma rentável 4 – É acção; dinamismo; movimento 5 – É função do Marketing facilitar o intercâmbio entre a Oferta e a Procura Oferta: é a que concebe, produz e vende produtos e serviços. Procura: é a que compra e consome esses mesmos produtos ou serviços

13 Plano Nacional de Promoção Turística 2007 Ficheiro PDF


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO MARKETING E PROMOÇÃO. NOÇÃO DE MARKETING: 1 - Marketing - é uma estratégia de gestão com vista à satisfação do cliente (KOTLER e ARMSTRONG,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google