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Marketing Estratégico Temas de Investigação e Debate Prof. José M. Veríssimo.

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1 Marketing Estratégico Temas de Investigação e Debate Prof. José M. Veríssimo

2 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Aplicação Prática 1. Responder às questões apresentadas nos slides seguintes 2. Apresentar os resultados obtidos em slides Powerpoint Fontes de Informação Google Scholar Proquest User: 0X64SXXSNS Pass: Welcome EBSCO User : ISEG Pass: socius Outras páginas web

3 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate Tema# Em que consiste a Matriz BCG? Quais as vantagens e desvantagens? Ilustrar com um exemplo. 1 Em que consiste a Matriz General Electric? Quais as vantagens e desvantagens? Ilustrar com um exemplo. 2 Descrever a matriz S (strengths) W (weaknesses) O (opportunities) T (threats)? Ilustrar com um exemplo. 3 Interpretar a matriz Produto Mercado de Igor Ansoff. Exemplificar. 5 Quais as três estratégias competitivas propostas por Michael Porter? Interpretar e explicar porquê a estratégia de Stuck in the Middle será sempre menos competitiva que as restantes. Ilustrar. 6

4 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate: Análise do Ambiente de Marketing Tema# Explicar o modelo da 5 Forças de Michael Porter. Ilustrar com um exemplo. 1 Explicar a análise PEST (Political, economical, Social, Technological). Ilustrar com um exemplo. 2 Descrever as ideias base da Industry-based View.3 Descrever as ideias base da Resource-based view.4

5 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate: Análise dos Recursos Internos Tema# Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar os diversos tipos de activos organizacionais (organisational assets). Exemplificar com o ISEG. 1 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar os diversos tipos de capacidades e competências organizacionais (capabilities e competencies). Exemplificar com o ISEG. 2 Explicar o conceito de core competence da organização. Ilustrar com exemplos. 3 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar diversos tipos de activos de marketing (marketing assets), dividindo-os entre customer-based, supply chain, aliance- based e internal-based/support. 4 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar diversos tipos de capacidades e competências de marketing (marketing capabilities), dividindo-as entre estratégicas, funcionais e operacionais. 5

6 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate: Análise de Clientes e da Concorrência Tema# Identificar e organizar os diferentes métodos de pesquisa de informação sobre clientes. Quais as vantagens e desvantagens dos métodos de pesquisa quantitativos em comparação com os métodos qualitativos? 1 Em que consiste o benchmarking ? Em que áreas se pode fazer benchmarking de concorrentes? Sugestão: ver proposta de D.R. Lehmann e R.S. Winer (1991) Analysis for Marketing Planning. 2 Em que consiste a segmentação e quais os passos para a mesma? Quais os tipos de segmentação no mercado b2b e b2c? Exemplificar. 3

7 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate: Criação de vantagens competitivas Tema# Em que consiste a selecção de mercados alvo? Como se determina a atractividade e escolha dos segmentos alvo? Identificar as 3 estratégias alternativas. Ilustrar a selecção de mercados alvo da Compal – Sumos com base na matriz produto /cliente. 1 Quais são as estratégias competitivas genéricas para alcançar uma vantagem competitiva? Explorar os factores que potenciam cada uma delas. Ilustrar com 2 produtos/marcas. Como se podem sustentar as vantagens competitivas? 2 Muitos autores afirmam que as empresas apresentam 5 tipos de estratégias, nomeadamente: crescimento, manutenção, nicho, rentabilização e desinvestimento. Explicar cada uma delas, identificando exemplos de empresas/marcas no mercado nacional. 3

8 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate Alianças e Relacionamentos Tema# A estagnação de muitos mercados, tecnologias cada vez mais complexas, as limitações no acesso a recursos e competências, e as características dos consumidores do século XXI colocam desafios importantes às organizações. Uma opção para responder a estes desafios consiste na criação e desenvolvimento de alianças. 1. Detalhar as possíveis razões de colaboração entre empresas. 2. Que tipos de alianças, ou estratégias de colaboração, podemos encontrar no mercado? Ilustrar com 3 exemplos, detalhando os objectivos e tipos de aliança. 1 Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode ser problemático. 1. Quais os riscos que a organização pode correr com a criação de alianças? Ilustre com 3 exemplos de alianças que correram mal, explicando as possíveis causas. 2. Quais os factores críticos de sucesso para que as alianças funcionem e o risco de fracasso seja minimizado? 2 O objectivo do marketing relacional é a criar relações duradouras entre a organização e os seus clientes. 1. Como podem as organizações desenvolver relacionamentos com os seus clientes? Ilustrar com 3 exemplos. 2. Uma das formas mais eficazes de reter clientes é mantê-los muito satisfeitos. Explicar a relação entre expectativas e percepções com base no modelo SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research, Journal of Marketing, Fall, p

9 Marketing Estratégico Prof. José Veríssimo Temas de investigação e debate Inovação Tema# Com base no Capítulo 15 Competing Through Innovation do livro base, responder às seguintes questões: 1. Os novos produtos podem ser Dinossauros, Avestruzes, Flamingos, ou Pérolas. Comentar 2. Na perspectiva do consumidor, quais são as grandes vantagens dos novos produtos? Ilustrar com 3 exemplos de produtos/marcas nacionais. 3. Quais são as principais causas do fracasso de novos produtos? Ilustrar com 2 produtos que não se conseguiram impor no mercado. 1 Com base no artigo de Harold Evans (2004), What Drives Americas Great Innovators, Fortune, 1 de Novembro, p , responder às seguintes questões: 1. Qual a diferença entre invenção e inovação? 2. Grandes inovações do Sec. XX resultaram de coincidências. Ilustrar com exemplos do texto ou outros do conhecimento do grupo. 3. Segundo o artigo, quais são as características dos inovadores? 4. Comentar More innovations come from borrowing and combining than from simple innovation 2 Com base no artigo de Lev Grossman/sCupertino (2005), How Apple Does It, Time, 14 de Novembro, p , responder às seguintes questões: 1. O CEO da Apple fala de colaboração e controlo como facilitadores da inovação. Concorda? Porquê? 2. A Apple produz o seu próprio software e hardware para evitar que outras empresas tenham acesso aos seus produtos. Em que condições faz sentido fazer outsourcing de parte dos processo produtivo? 3. Comentar If you follow conventional wisdom, Apple is doing it all wrong 3


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