A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode."— Transcrição da apresentação:

1 Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode ser problemático. 1. Quais os riscos que a organização pode correr com a organização de alianças? Ilustre com 3 exemplos de alianças que correram mal, explicando as possiveis causas. 2. Quais os factores críticos de sucesso para que as alianças funcioanem e o risco de fracasso seja minimizado?

2 Processo de criação de alianças

3 Erros na criação de alianças Os principais erros a evitar durante o processo são os seguintes: Definir objectivos pouco claros; Subestimar os problemas da resistência à mudança e dos choques culturais. Focar-se apenas nos seus interesses e não nos benefícios mútuos; Não injectar a dose certa de confiança; Deficiente comunicação entre os parceiros; Escolher o parceiro errado;

4 BP – Gazprom – Questões politicas Brisa – Abertis – OPA Mercedes – Chrysler – Desempenho

5 Factores críticos de sucesso Uma aliança deve ser estratégica, nao táctica Ocasionalmente são criadas alianças tendo em vista soluções para problemas a curto-prazo. A gestão deve ver para além destes objectivos de curto-prazo e considerar os objectivos e ganhos potenciais a longo-prazo. Deve-se escolher um parceiro que multiplique as forças da organização As alianças tendem a ser mais eficientes consoante a semelhança nos objectivos das organizações, nas suas linhas de produção ou serviços, na sua cultura e principalmente na eficácia em satisfazer necessidades de competências ou mercado do parceiro. Aplicar fortes processos de gestão Alianças fortes requerem processos bem definidos para abordar os tópicos críticos na sua formação, implementação e operacionalização. Logo ao inicio deve ser estabelecida uma framework que explicite claramente os papeis e expectativas de cada um dos parceiros.

6 Factores criticos de sucesso (2) Materializar objectivos e métodos de avaliação de performance Estabelecer objectivos e medidas quantificáveis que estejam de acordo com os objectivos da aliança. Gerir a aliança como um portfolio de investimentos Com esta abordagem a organização gere, revê e avalia a aliança como um negócio agregado que permite medir a alocação de recursos dando enfâse a concentrações, duplicações e lacunas dos mesmos


Carregar ppt "Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google