A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação Linear Parte IV Elementos de Economia Matemática 2 Prof. Alexandre Stamford.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação Linear Parte IV Elementos de Economia Matemática 2 Prof. Alexandre Stamford."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação Linear Parte IV Elementos de Economia Matemática 2 Prof. Alexandre Stamford

2 O Problema Dual zÉ possível verificar através da teoria da programação matemática que para cada problema (PRIMAL) existe um problema (DUAL). zAs condições de otimalidade para os problemas são as mesmas. zOs dois problemas são bastante entrelaçados. zÉ sempre possível encontrar o Dual de um problema posto na forma padrão. zOs dois problemas têm a mesma solução.

3 O Problema Dual zSe o PRIMAL é de Maximização o DUAL é de Minimização. zSe a restrição no PRIMAL é de maior ou igual, no DUAL é de menor ou igual. zCada variável no PRIMAL eqüivale a uma restrição no DUAL e vice-versa. zO DUAL do DUAL é o PRIMAL. zOs problemas são resolvidos em espaços diferentes. zExistem regras bem definidas na obtenção do problema DUAL.

4 Construção do DUAL

5 Exemplo y1y1 y2y2 x1x1 x2x2

6 y1y1 y2y2 x1x1 x2x2 y3y3 ( PUCCINI, pag.136)

7 O Problema DUAL

8 Solução Gráfica: Construindo o conjunto de possibilidades Valores Possíveis quando

9 Solução Gráfica: Construindo o conjunto de possibilidades

10 Valores Possíveis quando Solução Gráfica: Construindo o conjunto de possibilidades

11 Conjunto de Possibilidades

12 Solução Gráfica: Desenhando as Curvas de Níveis do Objetivo Direção de Otimização

13 Conjunto de Possibilidades Solução Gráfica: Reunindo os componentes e resolvendo 1/6 5/6

14 Solução DUAL É possível resolver o problema DUAL através do método DUAL-SIMPLEX. Note que: No PRIMAL: =13. No DUAL: 18.(1/6) +12.(5/6)=13. A interpretação do DUAL é um dos conhecimentos que mais abrem o campo mental do decisor.

15 Interpretação do DUAL Preço sombra ( shadon price ) Valor implícito Preço interno ( internal price ) Efficiency price Intrinsic value Incremental value

16 Interpretação do DUAL A função objetivo é um custo de oportunidade total. Cada restrição é uma linha de produção. Estas restrições viabilizam a produção. Se não fosse maior era melhor vender os recursos que.produzir com eles.

17 Dada resposta: Pergunta-se: Quanto a empresa deve fabricar de cada produto para ter o maior lucro? Caso se obtenha algum recurso financeiro externo, para investimento em expansão, em quais dos recursos a empresa deveria aplicá-lo ? Qual seria o impacto no lucro se alguns trabalhadores faltassem ao trabalho limitando as horas homens disponíveis em 15 horas? 4 máquinas são responsáveis pela produção no período em análise até quanto se deve pagar pelo aluguel de uma máquina se uma delas quebrar? Qual deveria ser o lucro líquido fornecido para viabilizar a fabricação um novo produto que utiliza 5 horas de cada recurso?

18 Pergunta-se zQual deveria ser o lucro líquido fornecido para viabilizar a fabricação um novo produto que utiliza 5 horas de cada recurso? zA pergunta pode ser facilmente respondida com o conhecimento do problema DUAL. zA restrição no problema dual seria: A pergunta é: Quem é p? Sabendo-se que y 1 =1/6 e y 2 =5/6 resulta:

19 Pergunta-se zQual o valor de uma variável dual cuja restrição não foi atingida? zQuando a restrição não é atingida é porque existe sobra. zO preço de um recurso que está sobrando é zero.


Carregar ppt "Introdução à Programação Linear Parte IV Elementos de Economia Matemática 2 Prof. Alexandre Stamford."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google