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PublicouSabrina Vala Alterado mais de 9 anos atrás
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EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen
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INTRODUÇÃO Debater questões propostas no livro Educação básica no Brasil:construindo o país do futuro; Temas: os mecanismos institucionais de gestão, o lugar da escola e da família e a educação no contexto da vulnerabilidade social; Busca traçar um panorama da educação no Brasil nos últimos 15 anos.
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MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE GESTÃO
A cada ano de escolaridade formal eleva, em média, a renda do trabalhador em 10% e a renda per capita em 7%; Necessidade de no mínimo 12 anos de escolaridade para sair da pobreza.
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MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE GESTÃO
Responsabilização dos atores educacionais pelos resultados da educação por meio de um sistema de bônus; Competição entre escolas por recursos públicos; Descentralização e autonomia das escolas, condicionando repasses de recursos ao cumprimento de metas;
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O lugar da escola e da família
Variação das notas é explicada 60% por diferenças dos alunos em uma mesma sala de aula e 40% por características da escola e da turma; Principais características do aluno que influenciam nas notas: cor da pele, escolaridade dos pais e preocupação destes com o estudo e frequência na escola.
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O lugar da escola e da família
Quanto a escola, as características que mais influenciam são: corpo docente permanente com professores concursados, sem muitas faltas; presença de um diretor com experiência e boa formação; Em relação a estrutura familiar, a escolaridade dos pais é a variável mais importante;
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EQUIDADE SOCIAL COMO EIXO PARA PENSAR A GESTÃO ESCOLAR
Articulação entre a educação, as políticas sociais e os equipamentos públicos nos territórios; Currículos e metodologias mais adequadas ao mundo contemporâneo e à realidade escolar; Apoio pedagógico e acompanhamento dos alunos com maiores dificuldades; O professor no centro da educação de qualidade.
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EQUIDADE SOCIAL COMO EIXO PARA PENSAR A GESTÃO ESCOLAR
Investimento em creches e educação infantil; Educação integral articulada com as política de assistência social e saúde; Potencializar a aprendizagem e convivências através de políticas de esporte e cultura.
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