A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
Orientador: Prof. Dr. Francisco Antonio Pereira Fialho Nair Lobo Pacheco Florianópolis, 15 de junho de 2001.

2 A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR

3 1. Justificativa “Como o passado é apenas preparatório e o presente apenas um ponto de partida,é o futuro que deve ser o alvo de nossos pensamentos e de nossa energia” HOCK

4 1. Justificativa “[...] é o amor que dá origem à sociedade; a sociedade existe porque existe o amor e não ao contrário, como convencionalmente se acredita” BOFF

5 1. Justificativa “”o que é especialmente humano no amor não é o amor, mas o que fazemos no amor enquanto humanos ..; é a nossa maneira particular de viver juntos como seres sociais na linguagem . ..; sem amor nós não somos seres sociais” MATURANA

6 “Sentir é a forma mais sábia do saber”

7 Problema O abraço de amor do universo Frida Kahlo(1949)

8 Qual a imagem mental dos alunos de Engenharia do Cefet-Pr sobre as questões ambientais, que possa nortear a construção de uma nova proposta pedagógica na disciplina de Ciências do Ambiente e que favoreça uma aprendizagem crítica?

9 Objetivo Geral Apresentar subsídios para melhor adaptar o conteúdo de Biologia na disciplina de Ciências do Ambiente nas diversas áreas do curso de Engenharia do CEFET-Pr.

10 Objetivo Específicos 1. Inteirar-se das necessidades de conteúdos para cada área específica da engenharia, 2. Aplicar técnicas metodológicas associadas à Educação Ambiental, 3. Confeccionar material didático apropriado e específico.

11 Hipótese Geral Os fatores relevantes geradores da conscientização ambiental dos alunos do curso de Engenharia do Cefet-Pr de Curitiba são identificáveis.

12 Fundamentação Conhecendo o Meio Ambiente Cognição Ambiental
Aprendendo sobre o Meio Ambiente Educação Ambiental Compartilhando o Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável

13 2. Conhecendo o Meio Ambiente
Cognição Ambiental GAIA

14 Meio Ambiente “Deve abranger aspectos sociais,culturais, bem como os físicos e biológicos. Os aspectos físicos e biológicos constituem a base natural do ambiente humano, e as dimensões sócio cultural e econômica definem as linhas de ênfase e os instrumentos técnicos e conceituais que habilitam o homem a compreender e usar os recursos naturais para as suas propriedades.” DIAS

15 Meio Ambiente “No ambiente coexistem uma infinidade de seres, cada um com seus sistemas complexos, tecendo a teia da vida”. CAPRA

16 Meio Ambiente “[. . .] os sistemas vivos são máquinas autopoiéticas: transformam a matéria neles mesmos, de maneiras tal que seu produto é sua própria organização” MATURANA e VARELA

17 Meio Ambiente CEFET-PR
“O novo modelo permite as escolas técnicas profissionalizantes uma ampliação de horizontes para os docentes e profissionais que atuam no ensino técnico com novas possibilidades de prestação de serviço à comunidade” MILITÃO

18 Meio Ambiente CEFET-PR
“A educação tecnológica, em um sentido mais amplo, é uma aprendizagem constante, necessária à compreensão das bases técnicas e das inovações tecnológicas enquanto elemento indispensável para contribuir em prol de desenvolvimento econômico e social do país” BASTOS

19 Meio Ambiente CEFET-PR
2.1. O cenário da Educação Tecnológica 2.2. Educação Trabalho e Desenvolvimento 2.3. Modificações históricas 2.4. As interferências históricas

20 3. Aprendendo sobre o meio ambiente
ZEUS Educação Ambiental

21 Educação Ambiental “Produzir conhecimentos de forma a disseminar e implementar novos conceitos que resultem em uma melhor distribuição de poder e bem estar, uma melhora na saúde das pessoas, e uma maior compatibilidade com o espírito humano e a biosfera” HOCK

22 Educação Ambiental Informação Conhecimento Compreensão Sabedoria HOCK

23 Educação Ambiental compreensão dos primeiros do mundo contemporâneo, proporcionando-lhe conhecimentos técnicos e as qualidades necessárias para desempenhar uma função produtiva,com vistas a melhorar a vida e proteger o meio ambiente, prestando a devida atenção aos valores éticos” DIAS “devidamente entendida deve preparar o indivíduo mediante a

24 OBJETIVOS DA EA Conscientização Conhecimento Comportamento Habilidades
Participação

25 PRINCÍPIOS DA EA Considerar o meio ambiente em sua totalidade.
Aplicar enfoque interdisciplinar. Concentrar-se nas condições ambientais atuais. Insistir na cooperação. Ajudar nas descobertas dos problemas ambientais. Desenvolver senso crítico. Utilizar a comunicação.

26 Moraes:“Depende muito do desempenho pessoal”
3.1.Visão Interdisciplinar Conferência de Tbilisi: “Possibilidades de participação ativa e responsabilidade” O’Riordan: “Identificação, definição, interpretação, análise e resolução de problemas ambientais” Moraes:“Depende muito do desempenho pessoal” Dias: “Compromisso de ação, orientado por comportamentos adequados, em busca de melhoria e elevação da qualidade de vida”

27 Educação Ambiental 3.2. Qualidade de Vida
3.3. A manipulação da Natureza pelo Homem 3.4. A Biodiversidade frente a sua valorização (Lèveque/Boff) 3.5. Terra- Planeta Água 3.6. Fantasiando o futuro

28 4. Compartilhando o Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável
APOLO Desenvolvimento Sustentável

29 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
4.1. Desenvolvimento decorrente da necessidade e inovar. 4.2. Por que inovar? 4.3. O impacto sobre os sistemas vivos. 4.4. Concepção

30 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nosso futuro Comum: “atende às necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras” Cavalcanti: “obediência às leis da natureza” Rampazzo: “cada país sobrevive e prospera desconsiderando os impactos” Valle: “necessidades e limitação” RESPONSABILIDADE

31 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Almeida: “novo projeto de sociedade” Müller: “é não exceder o limite” Sachs:”satisfação, solidariedade, participação, preservação, sistema social, programas de educação”

32 4.5. Propondo Soluções Capra: “mudanças no sistema de valores”
Alicerces da Teia da Vida Meio Ambiente Tecnologia Humanização Desenvolvimento Sustentabilidade Ética Biodiversidade Educação Ambiental

33 5. Educação Ambiental no CEFET-PR
5.1 O pensamento Interdisciplinar/1991 5.2. Os grandes marcos da EA

34 5.1. O Pensamento Interdisciplinar
DACEX DAESO DAQBI DAQBI DAMAT DAFIS DAELN DACOC DAFIN DADIN DAMEC DAECA DAELT

35 5.2. Os grandes marcos da EA no CEFET-PR
Treinamento de Professores-Embrapa/1991 Semana de Química, Biologia e Meio Ambiente/1992 Divulgação do Projeto em Eventos Projeto em Programas de Saúde/1993 Laboratórios de Ciências do Ambiente e Biologia/1993.

36 5.2. Os grandes marcos da EA no CEFET-PR
Material Didático/1993 Produção de Filme Técnico e Didático/1993 Destaque do Trabalho de EA - Expotec/1995 Programa de Sensibilização para uma Escola Melhor – PROSEM/1998 Projeto nas Empresas/1998  Curso de Gerenciamento Ambiental para Pequenas e Médias Empresas/2000

37 Tecnologia em Química Ambiental & Mercado
Iniciação Científica 1. Monitoramento da água do rio Belém – Iguaçú. (análise de DBO, nitratos, nitritos, fosfatos e outros) 2. Análise de metais em solo de ferro velho e sua lixiviação. 3. Determinação de nitratos por coluna de cádmio. 4. Estágios Tecpar, Renault e IAP

38 Laboratório de Ciências do Ambiente

39 Projeto nas Empresas

40 Projeto nas Empresas

41 Curso de Gerenciamento Ambiental

42 METODOLOGIA Mapas cognitivos / 2 Etapas Etapa 1: Imagem Emocional
Etapa 2: Imagem Cognitiva

43 Resultado/Gênero

44 Resultado/Escolaridade

45 Resultado/Idade

46 Resultado/Profissão 1ª Etapa

47 Resultado/Profissão 2ª Etapa

48 Qualidade de Vida (Saúde)
Resultados Obtidos  Qualidade de Vida (Saúde) Belo Verdadeiro Bom

49 ConservaçãoPreservação
Resultados Obtidos  Verdadeiro Belo Bom Verdadeiro, Belo e Bom Ambiente Geográfico Devoção Ética Qualidade de Vida Recursos Naturais Ecologia / Biodiversidade Poluição Ambiental Estética ConservaçãoPreservação Gestão Ambiental Educação / Cultura Economia

50 Resultado/Categoria

51 Sensibilização & Conscientização
Conclusão  Sensibilização & Conscientização É possível dar ênfase a Educação Ambiental no ensino de Biologia nos cursos de Engenharia. Minimizar a tendência de conhecimento racional do meio ambiente. Propiciar a prática de dinâmicas que o conduza ao “aprender a sentir”.

52 CEFET-PR Cursos de Engenharia Ciências do Ambiente
Meio Ambiente Belo Tecnologia Humanização CEFET-PR Cursos de Engenharia Ciências do Ambiente Desenvolvimento Sustentabilidade Ética Biodiversidade Educação Ambiental

53 “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará uma máquina indestrutível, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento; um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é BELO, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein) É necessário que adquira um sentimento; um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é BELO, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein) “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará uma máquina indestrutível, mas não uma personalidade.

54


Carregar ppt "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google