A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomorrows Children Riane Eisler Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomorrows Children Riane Eisler Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais."— Transcrição da apresentação:

1 Tomorrows Children Riane Eisler Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais

2 ...até nós vermos o que nós somos, nós não podemos pular etapas para nos tornar o que poderíamos ser. Charlotte Perkins Gilman Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais

3 Tarefas chaves da educação: –oferecer um quadro mais realístico e otimista de quem nós somos e podemos ser. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

4 Proposta do capítulo: –Mostrar como as histórias se relacionam para vários aspectos de nossa aventura humana na terra e que podem ser incorporados dentro do currículo existente pelo seu entrelaçamento com os fios horizontais da aprendizagem de parceria entrelaçada. Da Habilidade de aos Contar Acontecimentos Atuais

5 Tipos de fios horizontais: 1.Primeiro feixe: consiste de um campo estabelecido e emergente (os 3 R, as ciências físicas, as ciências da vida, as ciências sociais, as humanidades, arte, música e educação física). 2.Segundo feixe: inclui questões de interesse imediato dos estudantes (relacionamento, sexualidade, televisão e outros meios de comunicação). Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

6 A aprendizagem ocorre através: –da cognição (o intelecto) –do afeto (as emoções) –da conação (a vontade) –soma (corpo)

7 As Ciências da Vida: A educação do século XXI deve incluir fundamentos sólidos em ciências. –Nas séries iniciais a aprendizagem sobre as ciências pode ser facilitada por meio de formas de vida com as quais nós compartilhamos em nosso habitat natural. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

8 As Ciências da Vida: –No ensino médio e na universidade os estudantes estarão prontos para aprender as últimas descobertas científicas. –Ao estudar as ciências da vida num contexto evolucionário, os estudantes podem ser tornar conscientes que vivemos num relacionamento simbíotico com os demais organismos vivos. Da Habilidade de Contar Acontecimentos Atuais

9 As Ciências da Vida: –Professores podem ajudar os jovens a eliminar as idéias equivocadas: documentários e programas de televisão focam o comportamento predatório dos animais e não o cooperativo. –Cavalos Marinhos e Pingüins Imperadores compartilham o nascimento. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

10 As Ciências da Vida: –Estudo dos Chimpanzés Bonobo ajuda na aprendizagem da sexualidade humana. –Estudo das espécies leva a sentimentos de empatia e assim a uma consciência ecológica. –As aulas das ciências da vida nós leva a ver que estamos todos interconectados – um com o outro e com o nosso habitat. Da Habilidade de Contar Acontecimentos Atuais

11 As Ciências da Vida: –As aulas das ciências da vida também ajudam a entender como o conhecimento científico é construído. –Meta da Educação Multicultural: ajudar os estudantes a analisar criticamente o conhecimento que eles dominam e ajudá- los a construir suas próprias interpretações do passado, do presente e do futuro. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

12 A Matemática: –A matemática deve ser ensinada: em caminhos mais contextualizados, por exemplo, a partir de uma conexão multicultural e a dentro de uma dimensão emocional. –Discutir a matemática no contexto da vida pode ajudar as crianças a estudá-la com um meio de sentido qualitativo e quantitativo de seu mundo. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

13 A Matemática: –Os números, como as palavras, são ferramentas mentais. –As mulheres são desencorajadas a estudar a matemática o que as exclui de estudar física, química, biologia e outras ciências. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

14 A Arte e a Criatividade: –A arte é uma importante forma de expressão humana. –Ensinada desta forma a partir das séries iniciais, ela ajuda as crianças a expressar a criatividade e a familiarizá- las com outras tecnologias criativas. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

15 A Arte e a Criatividade: –A arte das mulheres têm sido classificada como artefato e a arte das culturas tribais tem sido descrita como primitivas. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

16 A Arte e a Criatividade: –A arte pode ser ensinada em todos os níveis escolares e integrar todas as disciplinas. –As representações artísticas retratam a realidade de diferentes épocas. –A arte pode ser uma ferramenta de inspiração para criar um mundo mais justo e menos violento. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

17 A Arte e a Criatividade: –Muitos artistas contemporâneos estão usando a arte como um caminho para a análise crítica e para imaginar um mundo melhor. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

18 A Arte e a Antiga História Ocidental: –O estudo da arte como parte integrante das aulas de história ajuda a formar cidadãos mais ativos na criação de uma sociedade mais pacífica e justa. –As primeiras artes celebravam a vida e a natureza. As posteriores mostravam guerreiros matando e mutilando outros. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

19 A Arte e a Antiga História Ocidental: –O uso das imagens artísticas aumenta e amplia o conhecimento dos jovens sobre a história Grega e Romana. –Através da arte, os estudantes podem ter conhecimento de civilizações anteriores a civilização Grega e Romana que viviam em sistemas de parceria. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

20 A História dos Estados Unidos –A história dos EUA é marcada por ações de dominação e violência de indígenas e escravos-africanos. –O ensino de história dos EUA focalizou a versão do vencedores (homens brancos) iniciando com os primeiros colonos brancos. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

21 A História dos Estados Unidos –Deve se primar por uma concepção de história multicultural. –O professores devem tratar a história como ela foi construída, considerando as relações de dominação. –Questionando e contribuindo com os princípios básicos como liberdade de expressão. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

22 A História dos Estados Unidos –Questionando e contribuindo com os princípios básicos como liberdade de expressão. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

23 A Literatura : pode ajudar na compreensão de como as atitudes são moldadas de forma inconsciente pelas histórias. –Perspectiva multicultural e equilibrada em termos de gênero desenvolve maior compreensão e empatia por grupos marginalizados. –No currículo convencional o estudo da literatura raramente leva em conta o contexto histórico e cultural. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

24 A Literatura : –Os textos clássicos refletem a desvalorização das mulheres e espelham e reforçam uma ordem social dominada pelo sexo masculino. –Analisar nossa herança literária pelas lentes analíticas do continuum parceria- dominação é discutir as histórias em que personagens masculinos brutalizam e traumatizam mulheres. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

25 A Literatura : –Os textos clássicos refletem a desvalorização das mulheres e espelham e reforçam uma ordem social dominada pelo sexo masculino. –Analisar nossa herança literária pelas lentes analíticas do continuum parceria- dominação é discutir as histórias em que personagens masculinos brutalizam e traumatizam mulheres. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

26 A Literatura: –Os educadores começam a reconhecer que ler poesia e outros escritos de mulheres consiste em uma experiência de aprendizagem importante. –Herland, Charlotte Perkins Gilman imagina uma sociedade governada e organizada por mulheres: cuidar das crianças consiste na principal preocupação social. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

27 A Literatura: –Discutir os contextos sociais que promovem comportamentos nocivos versus aqueles que traduzem auxílio e cuidado para compreender a diferença entre os modelos de parceria e de dominaçãocomo possibilidades humanas. –De forma podemos criar um mundo no qual a parceria e não a dominação, seja a norma aceita? Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

28 A Linguagem: a educação da parceria possibilita compreender como nossa linguagem pode inconscientemente reforçar uma visão de mundo dominadora, como as palavras moldam nossos sistemas de valores, nossa visão de mundo. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

29 A Linguagem: –A maioria dos clássicos literários e humanitários é escrita em uma linguagem racista e sexista: as palavras são um desafio para professores e alunos. –Os alunos podem criar uma linguagem de parceria, usando e inventando palavras e frases que a reforcem. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

30 As Humanidades: por uma perspectiva de parceria, os assuntos humanos são mais multiculturais, equilibrados em termos de gênero e centrados nos direitos humanos e em responsabilidades. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

31 As Humanidades: –A matéria segue o pensamento dos filósofos ocidentais e discute questões básicas como o nosso cosmos e a nossa espécie. Ensinada dessa forma excluiu a maior parte da cultura não ocidental e metade da humanidade: a mulher. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

32 As Humanidades: –Tudo o que é freqüentemente incluído sob a descrição das humanidades tem contribuído para uma grande desumanidade. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

33 As Humanidades: –Uma abordagem mais equilibrada em termos de gênero ao estudo das humanidades incentivará os alunos de ambos os sexos a traços e comportamentos de alto valor, em geral considerados estereótipos femininos: a não violência, a empatia, o cuidado e o carinho. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

34 As Humanidades: –Devido ao trabalho dos soldados ser considerado socialmente valioso, recebem pensões governamentais, mas não existe isso para mulheres e homens que realizam o trabalho essencial e exigente de cuidar de crianças. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

35 As Humanidades: –Essas questões são importantes se os professores incluírem o elemento da conação - ou vontade de agir - na aprendizagem. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

36 As Humanidades: –Os alunos ao usarem os modelos de parceria e de dominação como guias para examinar valores, podem participar ativamente na criação de um sistema de valores mais humano, necessário para um futuro melhor. Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

37 Acontecimentos Atuais/Atualidades: –Visão Holística –Multicultural –Ideológica Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais

38 Acontecimentos Atuais: –Encorajamento da discussão política –Discussão Social e Discussão Individual –Liberal muito liberal vs. Conservadora –Manter o controle –Promoção de políticas (femininas) –Divisão de poder na sala de aula –Cidadãos do Mundo – Ação Social Da Habilidade de Contar aos Acontecimentos Atuais


Carregar ppt "Tomorrows Children Riane Eisler Da Habilidade de contar aos Acontecimentos Atuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google