A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão)."— Transcrição da apresentação:

1 TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

2 D ESENVOLVIMENTO DA M EMÓRIA Uma estratégia de estudo largamente utilizada, conhecida como sistema SQ3R, promove participação ativa de forma sistemática. A sigla SQ3R (tipo de processo mnemônico de recodificação) provém das cinco etapas da técnica: S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão).

3 E TAPA 1: Levantamento. Os estudos de laboratório demonstram que as pessoas compreendem melhor um material verbal complexo quando informadas com antecedência a respeito de sua natureza. Se você compreender como foi organizado um capítulo, sabe o que esperar dele. Nesse caso você tem mais probabilidade de ver como os fatos se ajustam entre si e poder integrar novos materiais aos já existentes na memória a longo prazo. Para obter uma visão geral de um capítulo neste texto de lançar os olhos pelo roteiro, pelo material de introdução, e/ou pelo sumário.

4 E TAPA 2: Pergunta. As pessoas parecem lembrar-se melhor de materiais quando param para fazer e responder a perguntas. Essa prática concentra a atenção em informações importantes e estimula o processamento profundo. Se você pergunta e responde, tem maior probabilidade de pensar sobre a matéria.

5 E TAPA 3: Leitura ativa. Muitos estudantes limitam-se a correr os olhos pela página, enquanto a "cabeça" está em outro lugar. É importante ler ativamente, parando muitas vezes para formular e responder a perguntas.

6 E TAPA 4: Recitativo. Após ler cada seção de um texto, é útil procurar lembrar-se em voz alta ou escrever (com o livro fechado) as informações importantes. As pessoas retêm mais matéria quando o tempo é dividido igualmente entre a leitura e o recitativo, mais do que entre a leitura e a releitura. Se você se fiscaliza, voltando ao material original (esse controle é muito importante), o recitativo pode lhe dar imediatamente um feedback sobre o que você não lembra ou compreende. Então você pode corrigir os problemas que possam existir. O recitativo é importante também porque proporciona prática na recuperação, comportamento exigido nas discussões que processaram visualmente, podem estar depositando esse material num segundo sistema de memória.

7 E TAPA 5: Revisão. Após ler e recitar os pontos importantes de cada título, os alunos devem repassar o capítulo inteiro. Você pode reler trechos sublinhados ou notas feitas durante a leitura, fazer perguntar a si mesmo, definindo e descrevendo termos-chaves e semelhante e de muitas outras formas.

8 R EFERÊNCIA Desenvolvimento da memória Disponível em Acesso em 03 de fevereiro de 2014http://www.din.uem.br/ia/a_correl/iaedu/mem_desenvolvimento.htm


Carregar ppt "TESTE SQ3R* * S urvery (Levantamento), Q uestion (Pergunta), R ead (Leitura), R ecite (Recitativo), R eview (Revisão)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google