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PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011

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Apresentação em tema: "PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011"— Transcrição da apresentação:

1 PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011
ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Matemática - 30/11/2011 SME/ATP/NAE

2 Pauta do 1º dia 1° MOMENTO: Apresentação da pauta e dos materiais
2º MOMENTO: Esclarecimento sobre o Perfil do Elaborador, da Matriz de Avaliação e da Estrutura do item 3° MOMENTO: Processo inicial de elaboração de itens SME/ATP/NAE

3 Cronograma da turma 6 Encontros: 30/09/2010 – das 13h às 17h
SME/ATP/NAE

4 Objetivos Identificar as características necessárias para um elaborador de itens; Compreender aspectos específicos da Matriz de Referência de Avaliação em Matemática; Reconhecer a habilidade e sua relação com a tarefa cognitiva; Identificar a função de um item e suas diferentes formas de apresentação; Identificar a estrutura do item de múltipla escolha; Recomendações de elaboração de texto-base; Apresentar o roteiro básico para a elaboração de itens. SME/ATP/NAE

5 Conteúdos Matriz de avaliação em Matemática;
Competências e habilidades em Matemática; Características do item de Matemática; Técnica para elaboração de itens de Matemática. SME/ATP/NAE

6 O Perfil do Elaborador O elaborador deve ter domínio da área de conhecimento a ser avaliada. O elaborador deverá entender os processos de desenvolvimento e aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. O elaborador deve ter o domínio da linguagem verbal utilizada pelos estudantes para quem o teste será construído. SME/ATP/NAE

7 Características do Item
termo da Psicometria (testes psicológicos); “unidade básica de um instrumento de coleta de dados” procura avaliar uma única habilidade (procura isolar uma tarefa cognitiva); são submetidos a inúmeras regras, para não incorrer em análises equivocadas quanto à tarefa cognitiva observada. SME/ATP/NAE

8 Elaboração de um item SME/ATP/NAE

9 Matriz de Avaliação de Matemática
Orientações curriculares e expectativas de aprendizagem propostas por SME; Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB; Avaliação do PISA; Matriz de Referência para a avaliação SARESP. SME/ATP/NAE

10 Grupo I (esquemas presentativos)
São as ações que tornam presente o objeto do conhecimento para o sujeito. São realizadas, principalmente, pelas seguintes habilidades: Identificar, localizar, descrever, constatar, reconhecer, representar. Competências que dizem respeito ao reconhecimento, à manipulação e à utilização da representação numérica ou da linguagem matemática. SME/ATP/NAE

11 Grupo II (esquemas procedimentais)
São as ações e operações que pressupõem o estabelecimento de relações com e entre os objetos. Isto significa que, na estrutura da inteligência, já se desenvolveram os procedimentos necessários para realizar as seguintes habilidades: classificar, organizar, ordenar, relacionar, comparar, relacionar, interpretar. Competências que se referem à manipulação de conceitos e algoritmos matemáticos (cálculos) e que envolvem leitura, análise e interpretação de informações de caráter quantitativo ou de relações qualitativas. Muitas vezes requerem mais de uma etapa de raciocínio. SME/ATP/NAE

12 Grupo III (esquemas operatórios)
Refere-se às ações e operações mais complexas que envolvem aplicação de conhecimentos e resolução de problemas inéditos. São realizadas pelas seguintes habilidades: analisar, aplicar, avaliar, criticar, explicar, concluir, supor. Competências que envolvem a tradução da situação apresentada para a linguagem matemática, seguida da escolha de uma estratégia para a resolução do problema matemático ou argumentação e, finalmente, a interpretação das soluções obtidas no contexto da situação-problema proposta. SME/ATP/NAE

13 Conteúdos agrupados por Blocos temáticos
Números Operações/Álgebra Espaço e forma Grandezas e medidas Tratamento da informação SME/ATP/NAE

14 MATRIZ DE AVALIAÇÃO serve para orientar a construção do instrumento de avaliação (balanceamento das habilidades, construção e definição do grau de dificuldade do item); pressupõe aluno leitor; não considera todas as habilidades desenvolvidas em Matemática; não traz orientações metodológicas; avalia habilidades, cumulativamente. SME/ATP/NAE

15 Estrutura básica de um item
SME/ATP/NAE

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17 Texto base Deve ser motivador para o aluno, propor uma situação-problema; Ser formulado a partir da utilização de um ou mais textos-base, que poderão ser de dois tipos: formulados pelo próprio elaborador para o contexto do item; referenciados por publicações de apropriação pública. SME/ATP/NAE

18 Enunciado O enunciado é a proposição da tarefa cognitiva a ser realizada; É composto de uma ou mais orações e não deve apresentar informações adicionais ou complementares ao texto-base, ao contrário, deverá considerar exatamente a totalidade das informações previamente oferecidas; Ele deve convocar o aluno para resolver o problema. SME/ATP/NAE

19 Alternativas As alternativas de respostas não devem permitir que o aluno avalie a resposta correta, por isso o gabarito não pode dar margem a dúvidas. SME/ATP/NAE

20 Gabarito O gabarito indica, inquestionavelmente, a única alternativa correta que responde à situação-problema proposta. SME/ATP/NAE

21 Distratores Os distratores são respostas plausíveis;
Eles devem atrair apenas quem não domina a habilidade requerida. SME/ATP/NAE

22 Justificativas As justificativas fazem parte do protocolo de apresentação de um item, devendo ser formuladas separadamente para cada uma das alternativas; Visam não somente indicar qual a resposta correta e as incorretas, como também oferecer elementos que permitam compreender o acerto ou identificar as hipóteses utilizadas na resolução do item. SME/ATP/NAE

23 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Selecione uma habilidade da Matriz de Referência. Construa a situação-problema, atentando-se para a realidade cotidiana do público-alvo. Dê preferência a fontes primárias, originais e sem adaptações, caso utilize textos-base referenciados, de acordo com as normas da ABNT. SME/ATP/NAE

24 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Se o texto não for integral, deve-se identificá-lo como “fragmento”. Se o texto sofrer qualquer alteração, deve-se identificá-lo como “adaptado”. Utilize, preferencialmente, textos não muito extensos, levando em consideração o tempo de leitura do item durante a realização do exame. SME/ATP/NAE

25 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Elabore itens inéditos (não publicados, divulgados ou utilizados em sala de aula). Elabore, sempre que possível, até três itens abordando o(s) mesmo(s) texto(s)-base, desde que os itens contemplem diferentes habilidades. SME/ATP/NAE

26 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Evite abordagens de temas ou citações que suscitem polêmicas (afirmações, situações, usos, exemplos, vocabulário, objetos, informações), sejam de viés cultural ou discriminação e preconceito em relação a gêneros, etnias, profissões, crenças, religiões etc.; não utilizar propaganda de produtos ou marcas. SME/ATP/NAE

27 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Evite a abordagem de temas controversos entre os próprios especialistas da área. Evite utilizar ou redigir texto-base, enunciado e alternativas que possam induzir o participante do teste ao erro (“pegadinhas”), nem dicas que levem à resposta correta. SME/ATP/NAE

28 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Elabore o enunciado: utilize termos impessoais como: ”considera-se”, “calcula-se”, “argumenta-se” etc.; não utilize termos como: “falso”, “exceto”, “incorreto”, “não”, “errado”, uma vez que o importante é avaliar o que o estudante aprendeu, e não investigar sobre o que ele não aprendeu; SME/ATP/NAE

29 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
não utilize termos como “sempre”, “nunca”, “todo”, “totalmente” ou outra expressão determinante; não utilize sentenças como: “Pode-se afirmar que”, É correto afirmar que”, “Qual das alternativas”, “A alternativa que indica”, etc; SME/ATP/NAE

30 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Construa as alternativas: com paralelismo sintático e semântico, extensão equivalente e coerência com o enunciado; independentes umas das outras, de maneira que não sejam excludentes, negando informações do texto, nem semanticamente muito próximas; SME/ATP/NAE

31 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
dispostas de maneira lógica (sequência narrativa, alfabética, crescente/decrescente etc.); não é permitido o falseamento de afirmações forçado pela inclusão de termos de negação como o emprego das palavras “NÃO” ou do prefixo “IN-“, “tudo”, “todas”, “geralmente”, “apenas”, entre outros; SME/ATP/NAE

32 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
associações óbvias, ou opções que sejam idênticas ou semelhantes às palavras contidas no enunciado; evite alternativas demasiadamente longas; inconsistências gramaticais que deem ao examinado pistas para achar a resposta; evite a repetição de palavras que aparecem no enunciado; não use: “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; SME/ATP/NAE

33 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
o gabarito deve estar exposto de forma clara, ser única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores; os distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada; construir alternativas de maneira que o aluno tenha que recorrer ao procedimento contido na habilidade proposta, impedindo, portanto, que ele acerte o item por exclusão; SME/ATP/NAE

34 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Construa as justificativas para as alternativas com argumentação consistente, que explique o erro ou o acerto, de maneira que não sejam tautológicas; SME/ATP/NAE

35 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Indique o nível de dificuldade estimada do item (fácil, médio ou difícil) com base na sua experiência docente; Considere o tempo médio de três minutos para a resolução do item; SME/ATP/NAE

36 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
O enunciado deve conter todas as informações necessárias, para que o estudante resolva o item. Importante é evitar que o estudante erre o item porque não compreendeu o que lhe estava sendo perguntado (enunciado). Certifique-se de que o comando está efetivamente de acordo com o descritor. SME/ATP/NAE

37 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Os itens devem ter uma linguagem apropriada aos estudantes do período de escolarização avaliado; A diversificação das fontes abre novas possibilidades de tratar o conteúdo. Vale lembrar a importância de se considerarem fontes relacionadas ao cotidiano dos estudantes; SME/ATP/NAE

38 Principais orientações para iniciar a Elaboração de Itens
Não utilizar livros didáticos; Cuidar para que os conceitos, fatos, terminologia etc tenham caráter universal; Elaborar itens com vocabulário, objetos e situações conhecidos nacionalmente. SME/ATP/NAE


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