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Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP

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Apresentação em tema: "Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: UMA PROPOSTA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP Médico Especialista em Medicina do Tráfego e Perito do Trânsito (Credenciado pelo Detran/SP e Associado da ABRAMET)

2 Você sabia que? Aproximadamente 3000 crianças morrem anualmente no Trânsito Brasileiro, segundo dados do Ministério da Saúde.

3 E que o novo Código de Trânsito Brasileiro tornou obrigatória a inclusão da Educação no Trânsito nas escolas, desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior. Diante disso, não basta somente o rigor e a penalização das infrações cometidas, para que aconteça uma mudança de atitude. É urgente implementar ações educativas que favoreçam a consolidação de um novo comportamento do trânsito.

4 O que é o Programa de Educação no Trânsito?
É uma proposta pedagógica para capacitar educadores, tornando-se multiplicadores para desenvolver o tema: “Educação no Trânsito” junto aos seus alunos (hoje pedestres e amanhã condutores)para que sejam respeitados e acima de tudo que também respeitem a vida.

5 Objetivos do Programa Busca enriquecer o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, capacitando-os para que possam: - Transmitir conhecimento das regras e normas de trânsito, obedecendo às características de maturidade de seus alunos; - Conduzir o aluno a compreender a necessidade de obediência das normas e regras de trânsito para o bem da coletividade;

6 Colaborar para a mudança de comportamento, gerando atitudes responsáveis de cidadania;
Preparar o aluno em formação para ser um pedestre e condutor respeitado, respeitador e preocupado com a vida; Desenvolver por parte dos alunos hábitos, atitudes e valores que favoreçam a cidadania no trânsito.

7 Como será feito o Programa?
Serão realizadas palestras com diversos temas, de acordo com as campanhas desenvolvidas e conforme a necessidade de cada escola; Utilização de CD-ROM contendo situações que incentivam o aluno a refletir sobre os problemas do dia-a-dia do trânsito, reconhecer perigos e adotar comportamentos defensivos.

8 Vídeos-Exposição com desenhos animados (estórias educativas);
Jogos e dicas de como se comportar no trânsito; Folders; Cartilha ou livro de acordo com as particularidades de cada tema a ser desenvolvido.

9 O programa visa trabalhar com os interesses atuais da educação, porque proporciona incorporação de valores, habilidades e de comportamento. Assim como, respeitar as diferenças regionais nos aspectos sociais, econômicos e culturais. Tal programa busca tornar os educadores multiplicadores, estimulando seus alunos a mudança de comportamento e disseminando posteriormente conhecimentos para conscientização dos pais e sociedade.

10 Principais Temas do Programa
Em situações interativas por meio do CD-ROM os alunos poderão trabalhar com temas como: - Travessia de rua (faixa de pedestre, saída de escola, travessia ao descer do ônibus, travessia apressada). - Pedestre (quem é pedestre, passarela, sinais de direção, aventura ao transitar pelas calçadas, desembarque perigoso).

11 Brincadeiras de rua ( brincando na rua, soltando pipa, chutando latas, equilibristas de meio-fio, futebol de rua, esconde-esconde). E outros temas como: Cidadania no Trânsito, Sinalização e Legislação, Cinto de Segurança, Primeiros Socorros entre outros.

12 Os temas apresentados com vídeos interativos e palestras possuem uma linguagem simples e objetiva com o intuito de transmitir conhecimentos e garantindo total envolvimento e participação dos alunos. E cada situação oferecida do programa faz com que sejam articuladas prática e teoria de maneira motivante.

13 Impacto do Programa: Resultados
Os resultados pretendidos são que os alunos questionem o comportamento dos pais no trânsito, interfiram na comunidade, realizem comandos educativos e cobrem das autoridades soluções para os problemas da cidade. Porém é indispensável que o próprio aluno tenha um comportamento de cidadão responsável, fazendo suas próprias escolhas, administrando os riscos e conhecendo o perigo.

14 Avaliação do Programa A avaliação deverá ser global, funcional e significativa. É possível realizar avaliações intermediárias através de exercícios de conhecimento de placas, regras e normas do trânsito. E realizar a avaliação por meio de problemas situacionais simulados do cotidiano no trânsito.

15 Programação Local, horário, data e número de participantes a serem definidos em conjunto com o contratante e contratado.

16 Condições Físicas Organização da sala: cadeiras para os participantes, duas mesas de apoio para o palestrante. TV com vídeo.

17 Material de Apoio Será fornecido folder, cartilha ou livro do participante de acordo com o tema escolhido, além de testes ou jogos para avaliação. Como também CD e letras de músicas educativas de acordo com o tema, sendo um para unidade escolar.

18 Certificados Fornecido aos participantes do curso com freqüência de 75%.

19 Investimento do Programa
A combinar de acordo com o número de participantes e a quantidade de temas a serem abordados.

20 FIM


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