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MOBILE MKT Teoria e prática. O UNIVERSO MOBILE NO BRASIL.

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Apresentação em tema: "MOBILE MKT Teoria e prática. O UNIVERSO MOBILE NO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 MOBILE MKT Teoria e prática

2 O UNIVERSO MOBILE NO BRASIL

3 RANKING MUNDIAL fonte: teleco

4 * Janeiro/2009 Fonte : Teleco

5 153,7 MILHÕES DE LINHAS HABILITADAS Fonte: Teleco / Anatel – março/09 POPULAÇÃO ESTIMADA PELO IBGE: 189,6 MILHÕES 80,6% PENETRAÇÃO NA POPULAÇÃO GERAL

6

7 100%

8 Perfil do usuário por: fonte: teleco

9 Perfil do usuário por: fonte: teleco

10 Perfil do usuário por: fonte: teleco

11 FATOS, QUESTÕES E REFLEXÕES... Há mais celulares que CPF no Brasil; Quantos celulares você viu, hoje ? Quantas pessoas sem celular você conhece? 95% das mensagens são entregues em menos de 5 segundos ;

12 FATOS, QUESTÕES E REFLEXÕES... Usou algum eletrônico para te acordar hoje cedo? Você fez ou recebeu alguma ligação/SMS nas últimas 6 horas ? Onde está seu celular agora ? Podemos dizer que o celular fica praticamente 100% do tempo com você?

13 FATOS, QUESTÕES E REFLEXÕES... Ao sair de casa, o que você pegou logo após as chaves e sua carteira/bolsa? Você me emprestaria seu celular por 2 dias? Eu juro que devolvo! Podemos deduzir que existe uma relação de dependência com o celular?

14 FATOS, QUESTÕES E REFLEXÕES... ringtone ou wallpaper que está em seu celular é o mesmo que veio configurado quando você o comprou? Se você pegasse sua(seu) amiga(o) fuçando as ligações que você fez ou sua agenda telefônica no celular, como você se sentiria ? Podemos concluir que o celular é um meio de inclusão tecnológica e digital? Podemos afirmar que o celular é um equipamento pessoal ?

15 CARACTERÍSTICAS MOBILE BUSINESS

16

17 Comparativos A expectativa é que até 2012, 96% da população tenha um celular, transformando esta ferramenta, numa mídia/meio de massa com todas as vantagens da internet. Segundo a Nielsen, 60% da população brasileira já enviou pelo menos 1 SMS.

18 Mídia interativa de massa Mídia de oportunidade: está onde o consumidor está, 24h/dia, 7 dias/semana. Imediata Personalizada Individual Privada Principais qualidades do Mobile Marketing

19 Os 4Cs do Mobile Marketing: CONTEXTO CONTEÚDO CUSTO CONVENIÊNCIA Planejamento de ações Mobile

20 Contexto 1 - Qual o objetivo da aplicação Mobile? 2 - Qual seu público alvo? 3 - Aonde encontrá-lo? Conteúdo 1 -Qual conteúdo devo oferecer? 2 - Qual a periodicidade para distribuição? 3 - Ele é fácil de utilizar? 4 - É aderente a mídia Mobile? Custo 1 - Qual o custo para o cliente? 2 - Qual o custo para a produção? 3 - Qual o custo para distribuição? Conveniência 1 - É um conteúdo que gostaria de acessar via celular? 2 - É aderente a mídia móvel?

21 MARKETING DE PERMISSÃO O Usuário permite, porque deseja receber conteúdo e informações em seu celular

22 RELEVÂNCIA Envio de conteúdo com, alto valor agregado e adequado, no momento certo ao consumidor.

23 Formatos de campanhas Interativo Usuário banca o SMS Campanhas promocionais SMS Sem custo para a marca Corporativo Empresa banca o SMS Sem limitações (pré- pagos) Maior volume de usuários participantes Mande um SMS para o número com a palavra atlantica e concorra a prêmios! (Envio + impostos por conta do consumidor). Acompanhe tudo sobre as Olimpíadas pelo seu celular, se cadastrando em

24 Push Marca Consumidor -Publicidade Wap Necessidade de opt-in Formatos de campanhas

25 Push Marca Consumidor -SMS broadcasting Necessidade de opt-in

26 Formatos de campanhas Push Marca Consumidor - Bluetooth marketing Necessidade de opt-in

27 As regras do OPT IN MMA (Mobile Marketing Association) - recomendações Algumas diretrizes:. Opção – o usuário de celular deve ter o direito de optar por receber mensagens promocionais (OPT-IN), bem como deve ter a possibilidade de solicitar ou não recebimento de tais mensagens a qualquer momento (OPT-OUT);. Controle – o usuário de celular deve receber o volume de mensagens que não lhe incomode, respeitando seus horários de descanso;. Benefício – a campanha deve trazer algum tipo de benefício para o cliente;. Personalização – o cliente deve receber mensagens que realmente lhe adicionem valor e oportunidades;. Confidencialidade – não compartilhar as informações com outras empresas ou para outros fins que não sejam os quais acordados com o usuários e os detentores de seu OPT-IN.

28 Formatos de campanhas Pull ConsumidorMarca -Cruzamento com outras mídias

29 Vamos organizar!... estas são as principais tecnologias para uma ação MOBILE!!!

30 Vamos organizar!... estas são as principais tecnologias para uma ação MOBILE!!! Cliente: Nike Local: Europa Objetivo: Personalização, relacionamento e vendas. Como: Pessoa tira foto do seu tênis e envia para shortcode. Após o envio da foto, a nike devolvia a imagem com duas cores aplicadas no tênis.

31 Vamos organizar!... estas são as principais tecnologias para uma ação MOBILE!!!

32 Vamos organizar!... estas são as principais tecnologias para uma ação MOBILE!!! Cliente: Pepsi Local: Inglaterra Objetivo: Inovação de comunicação, divulgação de mobile site e distribuição de conteúdo. Como: impressão em latas e cartazes com a função de direcionar o usuário para o mobile site da campanha. Lá, ele pode assistir a vídeos, conhecer mais sobre QR codes e fazer download de games, ringtones e wallpapers.

33 Vamos organizar!... estas são as principais tecnologias para uma ação MOBILE!!!

34 Cliente: Havanna / Saraiva Local: Brasil – São Paulo Objetivo: Promoção Como: máquinas de bluetooth foram instaladas na loja, proporcionando uma cobertura total da área interna. Os consumidores que passarem pela Saraiva MegaStore e acionarem o bluetooth do celular receberão gifs animados com vales-descontos. Esses vales serão atualizados semanalmente, pois a cada semana uma seção de produtos ficará em promoção.

35 O MERCADO E OS PLAYERS (MERCADO MOBILE) pode ser composto por até 5 players: Agências Anunciantes Operadoras Agregadores Integradores

36 - Anunciantes - O que fazem: Demandam para agência novas campanhas para seus produtos/serviços, aprovam os planos de mídia e peças e cobram resultados eficientes de seus investimentos. Quem são: Departamento de Marketing das empresas Anunciantes

37 - Agências - O que fazem: Planejamento das estratégias de mídia de seus clientes, negociando e selecionando os melhores planos dos veículos, confeccionando as peças e acompanhando os resultados. Quem são: Agências de Publicidade On-line e Off-line Agências

38 - Agregadores - O que fazem: Prestam consultoria a agências e clientes no planejamento, criação e execução e pós- venda de ações mobile marketing. Centralizam e gerenciam com terceiros consultoria técnica e desenvolvimento, uma vez que possuem visão macro das possibilidades que o meio permite. *Em alguns casos, possuem departamento próprio de desenvolvimento. Quem são: Consultores em Mobile Marketing – Agências Mobile Agregadores

39 - Integradores - O que fazem: Prestam consultoria técnica e desenvolvimento para Agregadores, Agências e Clientes visando viabilização dos serviços planejados. É a interface desses com as Operadoras. Criam soluções para integração de sistemas de acordo com a permissão de sua plataforma. Em alguns casos, agem como Agregadores. Quem são: Detentores das plataformas tecnológicas das operadoras Integradores

40 - Operadoras - O que fazem: Disponibilizam base de clientes para comunicação, elaboram conjunto de regras e permissões para desenvolvimento de ações, aprovando e supervisionando as propostas. Disponibilizam plataformas de conexão com a base para integradores. Quem são: Operadoras de telefonia móvel Operadoras

41 PADRÕES DE PUBLICIDADE EM CELULAR A Mobile Marketing Association (MMA), em português, Associação de Marketing Móvel, lançou em março de 2009 um guia com As Melhores Práticas no Trato com o Consumidor. O guia brasileiro (MMAB) para a implementação e desenvolvimento de campanhas de mobile marketing baseadas em SMS.SMS

42 Case: Lançamento SEDA Teens Objetivo Atingir diretamente o público-alvo: Meninas de 12 a 17 anos Pesquisa revelou: O que nós percebemos é que o celular faz parte do dia-a-dia dessas meninas, de uma forma muito intensa, avalia Paula Lopes, gerente de Marketing de Seda Marca de celular top of mind: Nokia

43 A Unilever realizou uma parceria inédita com a Nokia, resultando no maior case de mobile marketing do Brasil até o momento. Desenvolvimento do aparelho: Nokia 5200 Pink Customização: o aparelho possui a cara de Seda Teens (do tema do celular ao mobile game exclusivo. Diferencial: o aparelho já vem com a música Razões e Emoções do NX Zero. Slogan: Proibido para maiores de 18 anos. Criação de um site móvel totalmente integrado com a comunidade web Seda Teens. Estratégias de Lançamento

44 Quem adquiriu o Nokia 5200 Pink encontrou na embalagem uma senha única para acesso a conteúdo exclusivo dentro do site Seda Teens (tanto web, quanto WAP). Campanha de mobile advertising multioperadora, sendo veiculados banners de Seda Teens no portal de todas as operadoras do país Banners Seda TeensBanners Seda Teens estão espalhados pela rede social MySpace. No banner, a menina deve cadastrar o próprio nome e celular para ganhar um presente. Ação de SMS antes das exibições de determinados filmes no Morumbi Shopping (SP) e no Shopping da Gávea (RJ).

45 A taxa média de cliques foi de 5%. Sendo que taxa de cliques em banners WAP varia de 5% a 10%. 360 mil visitas no site WAP contra 180 mil visitas no site web. Advergame para celular: 20 mil pessoas baixaram o Game de Seda Teens Resultados

46 Agência: F.Biz

47 Campanhas de CRM (a base é sua) Conceito: empresa tem base de celulares cadastrados opt-in e dispara SMS gratuito com serviço/propaganda (empresa paga para a operadora). Multa: R$ 10 mil para cada envio sem opt-in !!! Modelo : serviços para clientes Os resultados do seu exame estao prontos no site Banco Real informa: transacao Cartao Real Visa final 9900 aprovada 13:40 de 15/04/08, valor R$ 32,17 - America

48 O MOBILE MARKETING INVADE O MERCADO Economia: Baixo investimento, excelente custo / benefício. Penetração: potencial para atingir mais de 100 milhões de consumidores. Mobilidade: Sua marca no bolso do consumidor, a qualquer hora Pull & Push: Leve sua marca até o consumidor, mas permita que ele venha até você. Advertainment: Divulgue de forma interativa e inovadora Complemente: Mobile Marketing complementa ações de comunicação. Conheça: Informações estatísticas do seu consumidor em tempo real.

49 CONCLUSÕES A operadora tem sempre como prioridade o CONSUMIDOR. Todas as ações devem ser muito bem acordadas entre todas as partes, principalmente com as OPERADORAS. A política de opt-in deve ser muito CLARA para o consumidor. Uma ação mobile NUNCA deve entrar sozinha.

50 REFERÊNCIAS E CRÉDITOS Teleco; Mobilepedia; Profa Cátia Lassalvia; Meio & Mesagem; MOB; Régis Gomes;


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