A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
REPRESENTAM AS CIRCUNSTÃNCIAS QUE ENVOLVEM UM FATO. TERMOS RELACIONADOS AO VERBO. INDICA CIRCUNSTÃNCIA DA AÇÃO VERBAL. EX: EM 2008, OPERÁRIOS DESCOBRIRAM UMA MÚMIA NO MOSTEIRO DA LUZ.

2 ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
TEMPO: As Torres Gêmeas caíram em 2001. LUGAR: Em Curitiba,a violência aumentou muito. MODO: Cinicamente, os políticos discursavam. MEIO OU INSTRUMENTO: Viajo de ônibus. Com a tesoura, cortou as unhas. INTENSIDADE: Ela fala pouco e come muito. CAUSA: Por amor, cometem-se loucuras.

3 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL
APRESENTA UMA CONDIÇÃO PARA QUE O FATO APRESENTADO NA ORAÇÃO PRINCIPAL ACONTEÇA. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS CONDICIONAIS SÃO: SE, DESDE QUE, A MENOS QUE, CONTANTO QUE, CASO, SEM QUE, NÃO FOSSE QUE, ENTRE OUTRAS. SE APARECER ALGUMA COISA INTERESSANTE, ME ACORDA.

4 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL COMPARATIVA
APRESENTA UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FATO QUE NELA SE EXPRESSA E O FATO EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS COMPARATIVAS SÃO:(MAIS)...(DO) QUE, (MENOS)...(DO) QUE, (TÃO)...QUANTO, COMO, TAL QUAL, ENTRE OUTRAS. OS MUROS GRETADOS SÃO MUITO MAIS BELOS QUE OS MUROS LISOS.

5 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL
É AQUELA QUE LOCALIZA NO TEMPO O INSTANTE EM QUE OCORRE O FATO APRESENTADO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS TEMPORAIS SÃO: QUANDO, ENQUANTO, SEMPRE QUE, LOGO QUE, ATÉ, DESDE QUE, ENTRE OUTRAS. QUANDO SE SOUBE NA ALDEIA, HOUVE FÚRIA.

6 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL PROPORCIONAL
É AQUELA QUE ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE PROPORÇÃO(AUMENTO OU DIMINUIÇÃO) COM O QUE É EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS PROPORCIONAIS SÃO: À PROPORÇÃO QUE, À MEDIDA QUE, QUANTO MAIS..., QUANTO MENOS... À MEDIDA QUE LIA, MAIS SÁBIO FICAVA.

7 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA
APRESENTA UM FATO QUE PODERIA IMPEDIR A OCORRÊNCIA DO OUTRO EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. EMBORA, MESMO QUE, AINDA QUE, CONQUANTO QUE, SE BEM QUE, POR MAIS QUE, NEM QUE, ENTRE OUTRAS. AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO, MESMO QUE O TEMPO E A DISTÂNCIA DIGAM NÃO.

8 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA
É AQUELA QUE ESTABELECE UMA RELAÇÃO DE CONFORMIDADE COM O QUE É EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS CONFORMATIVAS SÃO: CONFORME, COMO, SEGUNDO, TAL QUEL. FAÇA, COMO EU DIGO.

9 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONSECUTIVA
È AQUELA QUE EXPRIME UMA CONSEQUÊNCIA DO FATO EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS CONSECUTIVAS SÃO: (TANTO)...QUE, (TAL)...QUE, (TÃO)...QUE, DE MODO QUE. O LIVRO ERA TÃO BOM QUE LI DE UM SÓ FOLEGO.

10 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL
È AQUELA QUE EXPRESSA A CAUSA, O MOTIVO PELO QUAL ACONTECEU O FATO APRESENTADO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS CAUSAIS SÃO: PORQUE, COMO, UMA VEZ QUE, JÁ QUE, VISTO QUE. ELA NÃO TRABALHA, PORQUE NÃO PRECISA.

11 ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL
É AQUELA QUE EXPRESSA A FINALIDADE, O OBJETIVO DO FATO EXPRESSO NA ORAÇÃO PRINCIPAL. AS PRINCIPAIS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNTIVAS FINAIS SÃO: A FIM DE QUE, PARA QUE, QUE. FAREMOS O POSSÍVEL PARA QUE TODOS ASSISTAM A APRESENTAÇÃO.


Carregar ppt "ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google