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Gestão Farmacêutica – Marketing

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Apresentação em tema: "Gestão Farmacêutica – Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Farmacêutica – Marketing
Professor: MSc. Eduardo Arruda

2 Introdução Do presidente ou dono à faxineira, ao boy, ao segurança: de uma forma ou de outra, realmente todo mundo faz marketing na empresa; A palavra marketing é inglesa e é uma composição de market, “mercado”, com o final -ing, que dá a idéia de “em execução”;

3 Introdução “O marketing é importante demais para ser feito só pelo departamento de marketing.” (David Packard).

4 Conceitos de Marketing
Já Kotler (2000): “o pai do marketing” A tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas;

5 Conceitos de Marketing
O mesmo Kotler (2002), em Marketing para o século XXI: É a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas; Oportunidade: uma área de necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação dá à empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo;

6 Conceitos de Marketing
McDonald (1993): A ideia central do marketing é a de uma compatibilização entre as capacidades das empresas e os desejos dos consumidores, com o fim de realizar os objetivos de ambas as partes;

7 Conceitos de Marketing
Nickels e Wood (1999) destacam o foco relacional: Marketing é o processo de estabelecer e manter relacionamentos de troca mutuamente benéficos com clientes e outros grupos de interesse;

8 Conceitos de Marketing
A essência é a realização da troca com mútuo benefício;

9 Ações de Marketing Sistema de informações de marketing (SIM):
Tudo em gestão (inclusive em marketing) começa com a informação e a informação, o saber, é a matéria-prima essencial para a gestão;

10 Ações de Marketing Sistema de informações de marketing (SIM):
Informações são dados com significação, dados organizados, estruturados em função das informações que deles devam ou necessitem ser extraídas;

11 Ações de Marketing A pesquisa em marketing:
Ninguém faz marketing sem pesquisa; O mercado, a concorrência, o cliente ou consumidor, as necessidades e desejos do mercado-alvo, o valor atribuído aos nossos produtos e serviços bem como aos da concorrência; Palpita, “chuta”, “acha”, arrisca na sorte;

12 Ações de Marketing Segmentação:
O mercado atual é globalizado e, para atingi-lo com eficácia, as empresas precisam focalizar numa parte do mercado; Segmentação é o processo de dividir o mercado em partes menores, os segmentos; Farmácias em supermercados;

13 Ações de Marketing Posicionamento:
Na atual sociedade, saturada de ofertas e de informações, e num contexto de hipercompetitividade, a única esperança de sucesso da empresa consiste em se posicionar favoravelmente na mente do consumidor;

14 Ações de Marketing Posicionamento: O valor;
Ele é capaz de fazer o consumidor separar e eleger a opção oferecida pela empresa dentre todas as demais, estabelecendo um relacionamento duradouro;

15 Ações de Marketing Mix de Marketing e Merchandising:
O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing nos seus mercados-alvo (KOTLER, 2002);

16 Ações de Marketing Mix de Marketing e Merchandising:
E quais são essas ferramentas? Os 4 Ps (em inglês: point, product, price, promotion), que foram introduzidos por Borden (1964); McCarthy (1997);

17 Ações de Marketing Mix de Marketing e Merchandising: Produto; Preço;
Praça; Promoção;

18 Ações de Marketing

19 Ações de Marketing Produto: Desejo ao consumidor;
Atender as expectativas; Não atende > outro produto; Produto é produzido com base no desejo e na necessidade; Medicamentos para calvície x malária;

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21 Ações de Marketing Preço: Justo / Custo- benefício;
Excessivo: desestimula a compra; Muito baixo: denegrir a imagem; Não acredita no mesmo (Ex: SEDIME); Facilidade e parcelamento de pagamento (cartão Yamada); Medicamento é tabelado; Preço máximo ao consumidor (PMC);

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23 Ações de Marketing Praça: Ponto de venda;
Produto: lugar certo e na hora certa > satisfazer o cliente; Variedade e abastecimento (estoque); Não retorna se não possui o produto desejado; Logística;

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25 Ações de Marketing Promoção: Divulgar o produto;
Despertar o desejo do consumidor; Propaganda / divulgar o produto; Sorteios, prêmios, descontos, venda casada, brindes;

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27 CRM: O que é CRM e como funciona?
O CRM ou (Customer Relationship Management): O gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente;

28 CRM: O que é CRM e como funciona?
Fidelizar clientes; Software CRM ou sistema CRM; Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada;

29 CRM: O que é CRM e como funciona?
Identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos; A empresa interage com os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente;

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32 Plano de Marketing Todo estabelecimento farmacêutico, por menor que seja, deve ter o seu planejamento estratégico para médio e longo prazos, levando em conta a sua missão e os objetivos da organização;

33 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Frequência de compras: 65% dos frequentadores de farmácias são mulheres; 83% pertencem à classe B e C; Frequentadores têm em média de 20 a 39 anos; 83% dos consumidores vão sozinhos aos estabelecimentos; A maior concentração de compra encontra‑se, no período da tarde (56%);

34 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Tempo de permanência nas lojas: Consumidores ficam 5 minutos em média nas farmácias e drogarias; Em São Paulo, 60% dos consumidores vão diretamente ao balcão, sendo que 56% estão interessados em medicamentos; 33% dos consumidores pararam para olhar outras seções;

35 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Perfil de quem vai as compras: Medicamentos: consumidores com mais de 40 anos, classes AB; Higiene: jovens com até 29 anos, classe média; Cosméticos: mulheres, jovens até 29 anos, classe media;

36 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Perfil de quem vai as compras: Produtos para bebê: mulheres de 20 a 39 anos; Alimentos: consumidores da terceira idade, com renda alta; Bebidas: público masculino, jovens até 29 anos, classe media;

37 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Perfil de quem vai as compras: Produtos para bebê: mulheres de 20 a 39 anos; Alimentos: consumidores da terceira idade, com renda alta; Bebidas: público masculino, jovens até 29 anos, classe media;

38 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Meios de pagamento: 86% dos consumidores pagam em dinheiro; 6% usam cartão de crédito; 4% usam cartão de débito; 4% outros meios (convênios etc.);

39 Perfil do usuários de farmácia (Brasil - 2008)
Impacto dos materiais de merchandising: Cinquenta e nove por cento têm hábito de ler os encartes de ofertas de perfumaria, higiene e limpeza;

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41 Como as drogarias de Belém trabalham o Marketing?


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