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RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: Case IBOPE.

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Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: Case IBOPE."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS: Case IBOPE

2 Características de um RH em empresas de serviços: Falta de uma tradição de management Custos Ausência de uma cultura de RH RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

3 O case IBOPE Histórico Dimensão empresarial O projeto IBOPE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

4 Histórico Um pouco de história IBOPE: verbete do Aurélio Dimensão empresarial e áreas de atuação RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

5 Um pouco de história Verbete do Aurélio: Ibope.[De Ibope, marca registrada, Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública e Estatística] S.m. Bras. 1.Número-índice (q.v.) obtido mediante pesquisas de opinião pública, com a finalidade de orientar a propaganda e a moderna técnica de vendas, preparar estudos de mercado e fazer sondagens sobre preferências do público. 2. Rest. Índice de audiência (4): Este programa dará ibope: enfoca importantes questões sociais. 3. P. ext. Prestígio (4): Convidar fulano dá ibope. RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

6 Dimensão Empresarial Faturamento de USD $ 100,000, empresas operacionais Atuação em 13 países da América Latina, com Liderança absoluta RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

7 MEGADATA Software house; Bureau de processamento de dados. IBOPE Mídia Pesquisa de Audiência de TV (tempo real) e rádio; Pesquisa de leitura de jornais e revistas; Software de investimento publicitário (Monitor); TGI; Medição de audiência e investimentos na Internet; Medição de audiência de marketing esportivo; Soluções para gerenciamento do negócio de agências e anunciantes. IBOPE OPP Pesquisa eleitoral e estratégia de campanha; Pesquisa social; Pesquisa sobre administração pública. IBOPE LatinPanel Painel de domícilios; Painel de indivíduos; Painel de varejo. IBOPE Solution Pesquisa B2B e de consumidores; Pesquisa sensorial; Estudos quantitativos e qualitativos; IBOPE Bus; Focus Group. RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS Dimensão empresarial

8 Millward Brown ATP (Advanced Tracking Program); LINK (pré-teste de propaganda); TGI(Target Group Index); Brand Dynamics (modelo de brand equity); Resposta de venda. Inestra Geração de conteúdo de alto valor agregado; Relatórios sobre conteúdos do Grupo IBOPE, analisados e complementados com outros de mercado. MQI Pesquisa telefônica IBOPE eClipping Clipping eletrônico diário em 700 mídias no país; Segmentação por mercado / tema Dimensão empresarial RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

9 Projeto IBOPE -Resultados 2003 e Planos 2004 Uma visão da área Em Março de 2002, saímos de uma visão operacional, documental, para uma visão estratégica de RH O que significa esta mudança: Atuação mais voltada para sistemas, metodologias, processos e estratégias de RH que facilitem a atuação dos gestores do Grupo IBOPE, no alcance das suas metas empresariais; O Diretor/Gerente é o gestor de RH de sua área; A área de RH atua transferindo tecnologia e facilitando o processo de gestão RH focado no negócio RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

10 Contribuição de Recursos Humanos à estratégia do Grupo IBOPE Como agregar valor à Organização Atender as expectativas dos nossos clientes Utilizar os recursos de maneira mais eficiente Atuar para que os processos de RH desempenhem seu papel em nível de excelência Garantir condições para o aprendizado, seu armazenamento e sua disponibilização Acionista Cliente Financeira Interna Aprendizado RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

11 Resultados 2003 e Planos 2004 Plano de Sucessão Gerencial diretores e gerentes avaliados – Potencial e perfil comportamental Banco de dados já estruturado 2004 Acompanhamento do desenvolvimento individual dos potenciais identificados Desenvolvido plano de carreira e sucessão para os cargos- chave Implantado programa de Trainee - (1.200 x 5 vagas) RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS

12 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004 Clima Organizacional 2003 Planejamento, desenvolvimento e aplicação da Pesquisa de Clima Índice de adesão 81% Favorabilidade global 67,8% 2004 Elaborados e acompanhado os planos de ação por empresa/unidade sobre os principais gaps identificados

13 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL IBOPE RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004

14 Em recente evento de Clima promovido pela Hay do Brasil, o ranking das empresas premiadas como tendo os melhores resultados de favorabilidade foram: MBR Visanet CST Natura Samarco Aracruz 76% 73% 70% 66% Obs.: Em geral, o questionário de clima não muda muito e esta comparação só é possível em função disto e porque utilizamos o mesmo critério (top two box / favorabilidade) para definir satisfação. RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004

15 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004 Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) 2003 Implantação do sistema de PLR, possibilitando o engajamento dos colaboradores no cumprimento do Planejamento Estratégico e tornando a empresa mais atrativa para a retença de talentos Implantação da avaliação de desempenho com competências 2004 Implantou banco de dados com os resultados individuais, que servirá também de subsídio para plano de carreira e desenvolvimento

16 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004 Estrutura de cargos e salários 2003 Implantação do sistema Hay para todos os cargos, com utilização de recursos próprios: 280 cargos avalidados (100%) Envolvimento direto dos gestores e colaboradores na elaboração das descrições Pesquisa salarial on line, servindo como base para o orçamento de Re-definição dos cargos e nomenclaturas, buscando a sua racionalização e maior flexibilidade Estabeleceu os planos de divulgação sobre as práticas salariais e benefícios junto aos colaboradores

17 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004 Programa de educação (ESPM) 2003 Lançamento em Março/03 do primeiro curso de pós-graduação em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião com ênfase na Gestão de Informação 1º turma – 43 alunos 2º turma – 21 alunos 2004 Implantar ações de marketing para fortalecer a parceria e o curso 3º turma – +43 alunos 4ª turma - Estabelecida parceria com ANEP.

18 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004 Apoio América Latina (Mídia) 2003 Participação no PE das empresas do Grupo, com o objetivo de identificar projetos de RH e auxiliar na dinâmica e envolvimento dos colaboradores do MI e dos paises na sua formulação; Assessoria e treinamento da equipe de RH México na implantação da Metodologia Hay e do sistema de Competências; Desenvolvimento de PE de RH para os países da América Latina ( ) 2004 Implantação do PE de RH na América Latina (Argentina, Uruguai e América Central)

19 Redução de custos 2003 Economia RH -KR$1.330,00 Economia AD – KR$ 950,20 Total economia – KR$2.280, Meta KR$700,00 RealKR$1.200,00 RECURSOS HUMANOS RESULTADOS 2003 E PLANOS 2004

20 Projetos específicos de 2004 Participar da pesquisa as Melhores empresas para se trabalhar no Brasil da Revista Exame – ½ do ponto de corte. Contribuir de forma direta na reestruturação da Mídia (repensar). Implantar o Centro de Documentação – CIDI - Suporte as decisões empresariais. Programa de Qualidade de Vida - Introdução de check-up para Gtes e diretores; - Palestras e atividades voltadas para prevenção da saúde.

21 RECURSOS HUMANOS PLANOS 2005 Projetos específicos para 2005 Árvore do Conhecimento Projeto Coaching – multimídia para gestores Continuidade ao programa de desenvolvimento gerencial Continuidade ao PSG - Programa de Sucessão Gerencial Reaplicar a Pesquisa de Clima Lançar cursos de curta duração em pesquisa em parceria com a ESPM Sistema Integrado de Informações de Recursos Humanos Programa formal de reconhecimento não-monetário Sistema de remuneração de incentivo de longo prazo Buscar Certificação SA8000

22 RECURSOS HUMANOS PLANOS 2005 Certificação SA8000 A SA8000 (1997) é a primeira certificação internacional de Responsabilidade Social e tem o aval da OIF. Requisitos avalidados: Trabalho infantil: Não é permitido Trabalho forçado: Não é permitido Saúde e segurança: Assegurados Liberdade de negociação e negociações coletivas: Garantidas Discriminação: Não é permitido Práticas disciplinares: Não é permitido* Horário de trabalho: Máximo 48 horas/semana, além de 12h extras/semana Remuneração: deve ser suficiente Sistemas de gestão: Deve garantir o cumprimento dos requisitos Benefícios: Consolidação da imagem e reputação do Grupo IBOPE como socialmente responsável


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