A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Paulo Henrique B. Florencio, Esp. OS 4 Ps: PRODUTO GESTÃO DE MARKETING – Tuma A01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Paulo Henrique B. Florencio, Esp. OS 4 Ps: PRODUTO GESTÃO DE MARKETING – Tuma A01."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Paulo Henrique B. Florencio, Esp. OS 4 Ps: PRODUTO GESTÃO DE MARKETING – Tuma A01

2 Classificação dos Produtos PRODUTO Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com o propósito de troca. 1.PRODUTOS/BENS DE CONSUMO (B2C) Produtos/serviços vendidos a consumidores. 2.PRODUTOS/BENS INDUSTRIAIS/EMPRESARIAIS (B2B) Produtos/serviços vendidos para organizações.

3 Classificação dos Produtos DURABILIDADE E TANGIBILIDADE Os produtos podem ser classificados em três grupos conforme a durabilidade e tangibilidade. 1 - Bens Não Duráveis São bens tangíveis, normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes. Ex: cerveja, sabão, etc 2 - Bens Duráveis São bens tangíveis, normalmente usados durante um período de tempo maior. Ex: geladeira, vestuário, etc. 3 - Serviços São produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Exige mais controle de qualidade credibilidade e adaptabilidade. Ex: corte de cabelo.

4 Bens e Serviços Bens Duráveis Bens Não- duráveis Serviços Salão de beleza Serviço de táxi aéreo Restaurante Lenço de papel Óculos Carros Automóveis Oficina

5 Categorias Básicas de Produtos de Consumo Categoria 1. De Conveniência Definição Exemplo 2.De Compra Comparada 3. De Especialidade ou Especiais 4.Não Procurados Comprados c/frequência e com tempo e esforço míminos; geralmente baratos. Comprados depois de empenho de algum esforço p/comparação de diferentes alternativas. Únicos em algum aspecto, comprados com pouca frequência e, geralmente, caros. Consumidores não procuram; talvez nem tenham conhecimento Alimentos. Equipamentos eletrônicos; alguns tipos de roupas. Casas, automóveis, faculdades. Seguros de residência, exames de rotina p/câncer.

6 Categorias Básicas de Produtos Industriais Categoria 1. Instalações 2. Equipamento Acessório 3. Componentes DefiniçãoExemplo 4.Matéria-prima Bens industriais de grande porte, comprados, instalados e usados para produzir outros bens. Equipamentos/ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção, mas que não se tornam parte do produto acabado. Peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados. Itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Máquina de beneficiar arroz. Empilhadeiras, chaves de fenda, calculadoras. Motores e transistores. Trigo, cobre, algodão.

7 Categorias Básicas de Produtos Industriais Categoria 5. Suprimentos 6. Serviços Empresariais DefiniçãoExemplo Bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos, mas que não entram nos produtos finais. Serviços que dão suporte às atividades de uma organização. Lâmpadas, canetas. Contabilidade, pesquisa de marketing.

8 Benefício Central Níveis de Produtos Produto Básico - Transforma o Produto núcleo em básico. Um quarto inclui cama, banheiro, toalhas, etc. Produto Ampliado – excede a expectativa do cliente. Tv LED, Flores naturais, boas refeições Embalagem Nome da marca Nível de qualidade Design Características Instalação Entrega e Crédito Garantia Serviço de Pós- venda Produto Núcleo – É o fundamental Que o cliente está esperando Hóspede está comprando descanso e pernoite Cada nível agrega mais valor para o cliente e formam uma hierarquia e valor para o cliente

9 Ciclo de Vida do Produto Modelo dos estágios do histórico de vendas e lucros de um produto O Conceito de CVP pode ser utilizado em: Um Produto (mp3 player), Uma Marca(Apple), Um Produto em Sí (Ipod), uma forma apresentada pelo produto (iPod Nano, Classico, Touch, etc) ESTÁGIOS Introdução; Crescimento; Maturidade; Declínio.

10 O Ciclo de Vida do Produto Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio

11 Ciclo de Vida do Produto INTRODUÇÃO Lento crescimento nas vendas; Poucos pontos vendendo o produto; Versões limitadas do produto; Esforços de vendas para compradores de renda mais elevada; Preços tendem a ser mais elevados; Demanda Primária Demanda pela classe de produto como um todo.

12 Ciclo de Vida do Produto CRESCIMENTO Vendas sobem muito; Entrada de novos concorrentes; Novidades incorporadas ao produto; Luta por pontos de distribuição; Preços estáveis tendendo para baixo; Propaganda estável ou decrescente; Maior lucro; Demanda Secundária Demanda por uma determinada marca.

13 Ciclo de Vida do Produto MATURIDADE Vendas diminuem; Estágio mais demorado; Alta concorrência; Alta propaganda/promoção; Muita pesquisa e desenvolvimento; Diversificação; Discreta erosão do lucro; Vantagem competitiva.

14 Ciclo de Vida do Produto DECLÍNIO Vendas em baixa; Concorrência menor; Baixa propaganda; Preço baixo; Lucro diminui.

15 Ciclo de Vida do Produto Nem todos os produtos percorrem o ciclo de vida da mesma maneira. Muitos produtos fracassam, sem passar por algo que possa se aproximar de um ciclo de vida completo. Há variações no ciclo de vida, duas das quais são: 1.Moda Estilo de produto popular e aceito. Diferenciação – Imitação – Econômico ou Uso de Massa – Declínio Num traje por exemplo, há os estilos: formal ou esportivo, em moradias temos: colonial, rústico ou campestre. Após inventado um estilo, ele se mantém por gerações, entrando e saindo de moda de tempos em tempos. Ele tem um ciclo de vida, com vários períodos de renovação de interesses 2. Modismo Produtos que experimentam um período intenso porém breve de popularidade. É a moda que entra rapidamente, atinge seu auge em pouquíssimo tempo, é aceita com grande entusiasmo e decai também de forma muito rápida. Entram aí alguns produtos como: ioiô, bichinho virtual, miniaturas de garrafas de refrigerantes, entre outros

16 Ciclo de Vida do Produto Produtos que não deram certo Tv com vídeo cassete O que era: O que o nome diz, uma TV com um vídeo cassete embutido. Fiat Palio Citymatic O que era: Um carro com cambio manual sem embreagem

17 DIFUSÃO DO PRODUTO Processo pelo qual um novo produto se espalha por uma população. Inovadores (2.5%) Adotantes iniciais (13.5%) Maioria inicial (34%) Maioria tardia (34%) Retardatários (16%)

18 Marca é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos - que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa. Uma marca é um símbolo que pode trazer até seis níveis de significado Atributos: Uma marca traz à mente certos atributos. A Mercedes sugere automóveis caros, bem construídos, de boa engenharia, duráveis e de alto prestígio. Benefícios : São traduzidos em benefícios funcionais, e emocionais. O atributo Durável poderia traduzir o benefício funcional não terei de comprar outro carro por muitos anos. Valores A marca diz algo sobre os valores da empresa. A Mercedes simboliza alto desempenho, segurança e prestígio: Cultura: a marca pode representar certa cultura. A Mercedes representa a cultura germânica: organizada, eficiente, preocupada com a qualidade. Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade. A Mercedes pode sugerir um chefe decidido (pessoa),, um leão poderoso (animal). Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que compra ou usa o produto. Poderíamos esperar ver um alto executivo de 55 anos atrás do volante de um Mercedes, não uma secretária de 20 anos.. DECISÕES DE MARCA

19 Marca Nominal: A parte de uma marca que pode ser expressa em palavras. Ex: Nescafé, Yopa, Passatempo. Símbolo de Marca : A parte de uma marca que não pode ser expressa em palavras. Ex: os arcos dourados do McDonalds. Marca Registrada: Marca que tem status legal por ter sido registrada no governo federal. Ex: Nestlé. Marca de Serviço: Marca para um serviço que tem status legal por ser registrada no governo federal. Ex INSS, Marca Comercial : Nome legal sob o qual uma empresa opera. Ex: Nestlé. Extensão de Marca: Prática de usar uma marca existente para um novo produto. Ex: Ferrari (carros, perfumes, roupas, canetas e jogos eletrônicos) Marca da Família: Uso da mesma marca nominal para toda uma linha de produtos. Ex: Honda/Fit DX, LX, LXL, EX Marcas E Suas Terminologias Marca: Nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos bens ou serviços de outros vendedores.

20 Marcas Próprias Marcas Genéricas Tipos de Marcas Marcas dos Fabricantes Estrutura da Marca Marca de propriedade e uso do fabricante do produto. OMO, Colgate ÁGUA BORICADA YORK Marca de propriedade e uso de um atacadista ou varejista. Great Value, Carrefour ÁGUA BORICADA DROGARIA SÃO PAULO Produtos identificados apenas por sua classe genérica. Normalmente em empresas de grande repercussão: Band Aid, Gillete, Xerox ÁGUA BORICADA

21 Seleção De Uma Marca Uma boa marca nominal deve ter as seguintes características : 1.A marca deve indicar os benefícios oferecidos pelo produto. 2.Ela precisa ser positiva, distintiva e fácil de falar e lembrar. 3.O nome deve ser coerente com a imagem do produto ou da organização. 4.A marca precisa estar registrada e permitida legalmente. 5.O nome deve ter uma tradução fácil e que não seja ofensiva em outros idiomas. – Exemplo: Dick Móveis (Dick Móveis – Caldas Novas - detetive, colega, moço, pênis)

22 Elementos do Valor da Marca Proporciona valor para o cliente por aumentar: Interpretação/ processamento de informação; Confiança na decisão de compra; Satisfação de uso. Proporciona valor para a empresa por aumentar: Eficiência e eficácia de programas informações de marketing; Lealdade à marca; Preços/margens de lucro; Extensões de marca; Alavancagem comercial; Vantagem competitiva. Lealdade à marca Consciência do nome Qualidade percebida Associações da marca Outros ativos da marca Valor da Marca Símbolo do nome

23 Estratégias de Desenvolvimento da Marca EXTENSÃO DE LINHA EXTENSÃO DE MARCA MULTIMARCASNOVAS MARCAS Categoria de Produto Nome de Marca Existente Novo Existente Novo

24 Composto e Linha de Produto COMPOSTO/MIX/ PORTFÓLIO DE PRODUTOS Todo conjunto de produtos oferecidos para vender por uma organização. LINHA DE PRODUTOS Grupo de produtos que compartilham características, canais, clientes ou usos comuns. EXTENSÃO/AMPLITUDE DE LINHA Estratégia de acrescentar produtos a uma linha existente na forma de novos sabores, modelos, tamanhos etc.

25 Extensão e Profundidade de Composto de Produtos Selecionados da Parmalat Biscoitos Leite Longa Vida Massas Cereais Parmalat Parmalat Integral Parmalat Semi- Desnatado Parmalat Desnatado Parmalat Dietalat Parmalat Light Parmalat Lactose Reduzida Alimba Semi- desnatado Alimba Desnatado Cereal de Milho com Chocolate Choco Bol Cereal de Aveia c/ marshmallows Corn Flakes EXTENSÃO OU AMPLITUDE PROFUNDIDADEPROFUNDIDADE Biscoito de Leite com Recheio de Chocolate Vitaminado Biscoito de Leite com Coco Vitaminado Recheado Vitaminado Morango Wafer Morango/ Wafer Chocolate Palitos de Chocolate Coberto de Chocolate Biscoito Água e Sal Maria Vitaminado Biscoito Maizena Vitaminado Spaghetti Spaghettini Fettuccine Cavatappi Farfalle Fusilli Penne Rigate Rigatoni Derivados de Tomate Polpa de Tomate Molho de Tomate Tomate sem pele em pedaços

26 Exemplo do Composto de Produtos Tok&Stok Sala QuartoEscritório Luminárias Cestos Roller Cinzeiro Beato Tubo CDs Chapa Perfurada Clean Recados Porta-lápis Linha Lótus Linha Dix Sofá Home Luminária Pilar Luminária Phone Poltrona Sofia Tapetes Variados Linha Manilla Estante Fort Estante Fortify Mesa Dart Banquinho Bubu 1º Carrinho Rock Cama Rock Porta-retratos Olga Luminária Mercúrio Armário Massif Luminária Girassol Baú Feliz Pinch Criado Mundo

27 Estratégias Para Compostos e Linhas de Produtos Estratégia 1. Continuidade Definição 2.Modificação do produto 3. Adição 4.Remoção Manter os mesmos produtos/linhas no composto, sem mudanças. Acrescentar recursos; Elevar a qualidade; Encontrar novos usos; Encontrar novos mercados. Novos produtos a linhas existentes ou novas linhas a seu compostos. Remover um produto ou linha de produtos do composto.


Carregar ppt "Prof. Paulo Henrique B. Florencio, Esp. OS 4 Ps: PRODUTO GESTÃO DE MARKETING – Tuma A01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google