A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ruan Lucca nº26 – Professora Carol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ruan Lucca nº26 – Professora Carol"— Transcrição da apresentação:

1 Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
Química Medicinal Ruan Lucca nº26 – Professora Carol

2 O que é Química Medicinal ?
A QUÍMICA MEDICINAL É UMA DISCIPLINA BASEADA NA QUÍMICA QUE ENGLOBA INOVAÇÃO; DESCOBRIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS BIOATIVAS (NCES); SÍNTESE OU MODIFICAÇÃO MOLECULAR; EXTRAÇÃO, ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E ELUCIDAÇÃO ESTRUTURAL DE PRINCÍPIOS ATIVOS NATURAIS DE PLANTAS, ANIMAIS OU MINERAIS; DESCRIÇÃO DAS MOLÉCULAS DESDE A SUA CONSTITUIÇÃO ATÔMICA (PASSANDO POR RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA E PROPRIEDADES) ATÉ SUAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS QUANDO DA(S) INTERAÇÃO(ÕES) COM ALVOS BIOLÓGICOS DE INTERESSE TERAPÊUTICO; COMPREENSÃO, A NÍVEL MOLECULAR, DE PROCESSOS BIOQUÍMICOS/FARMACOLÓGICOS, TOXICOLÓGICOS E FARMACOCINÉTICOS E A CRIAÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE ESTRUTURA QUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA (SARS).

3 Os produtos naturais e o desenvolvimento dos fármacos
No início, os químicos estudavam plantas consagradas pelo uso popular, geralmente incorporadas às farmacopéias da época, limitando-se ao isolamento e à determinação estrutural de substâncias ativas. Dada a importância das plantas para a medicina da época, a Química e a Medicina passaram a ter uma estreita relação, o que permitiu um rápido desenvolvimento de seus campos específicos. Desta forma, muitas substâncias ativas foram conhecidas e introduzidas na terapêutica, permanecendo até hoje como medicamentos. Alguns exemplos já foram descritos, como os alcalóides de Cinchona e de Papaver. O avanço em importância da ciência e da tecnologia trouxe profundas mudanças sociais e comerciais, culminando com a Revolução Industrial, ocorrida no século XIX.

4 Os fármacos sintéticos
O descobrimento do AAS marcou de certa forma o final do primeiro período, onde a busca por substâncias naturais terapeuticamente úteis era feita ao acaso. Além disso, o AAS foi o pioneiro dos fármacos sintéticos. Um dos primeiros marcos deste segundo período foi o surgimento do barbital, em 1903, indicado como agente hipnótico; em 1904, foi sintetizada a epinefrina, broncodilatador e descongestionante nasal), seguida da procaína e da benzocaína, dois anestésicos locais pertencentes à classe dos ésteres do ácido para-aminobenzóicos, sintetizados a partir da estrutura da cocaína. Em seguida, Dale (1910) estabeleceu a relação estrutura-atividade dentre as aminas relacionadas à epinefrina e denominou os compostos análogos de "simpaticomiméticos". Atualmente, a lidocaína é um dos representantes da classe dos anestésicos locais mais utilizados2,10.

5 Outras fontes naturais de fármacos
A síntese de novas substâncias a serem bioensaiadas, na busca por fármacos novos, passou a ser dispendiosa demais, visto o pequeno número de novos compostos que venciam as etapas pré-clínicas e clínicas, chegando ao mercado como medicamentos. Neste novo cenário, a indústria farmacêutica passou a investir pesadamente em novos métodos de pesquisa de novas entidades químicas bioativas (bioNCEs), com efetiva potência terapêutica. A biologia molecular e as novas técnicas genéticas permitiram o isolamento e a purificação de muitas enzimas, receptores diretamente associados a processos patológicos, representando autênticos alvos-moleculares para novos fármacos. Estes progressos permitiram a adoção de sistemas de testes em batelada, possibilitando que milhares de novas substâncias, obtidas, geralmente, por química combinatória, pudessem ser avaliados in vitro. Esta nova abordagem promoveu uma autêntica revolução na forma de concepção da síntese orgânica praticada até então na indústria farmacêutica.

6 As tecnologias modernas
Conforme antecipado, a pesquisa por novas entidades químicas bioativas (bioNCEs) pelos laboratórios de pesquisa industriais observaram a adoção de novas técnicas, como o uso da química combinatória, para se obter maior número de substâncias. De modo geral, por esta nova tecnologia, as reações são feitas em várias etapas, ocorrendo em paralelo ou em misturas, a partir de poucos reagentes. Os produtos reacionais resultantes são combinações aleatórias dos reagentes e, portanto, um número muito grande de compostos novos pode ser gerado.


Carregar ppt "Ruan Lucca nº26 – Professora Carol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google