A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo. Química A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo. Química A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações."— Transcrição da apresentação:

1 Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo

2 Química A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.

3 Antoine-Laurent de Lavoisier Nasceu em Paris, 26 de agosto de 1743 e morreu em Paris, 8 de maio de 1794, foi um químico francês, considerado o criador da Química moderna. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química.Tudo se transforma. Lavoisier tinha um grande interesse pelas ciências, o que o estimulou durante o seu curso universitário a assistir aos cursos de professores conceituados ligados à área de ciências; talvez o direito tenha perdido um bom advogado, mas a química ganhou um de seus mais célebres cientistas. Lavoisier dedicou-se a uma variedade de serviços sociais e científicos.Em 1768 associou- se à Ferme Générale, uma organização de financistas que,através de um convênio com o governo,o direito de coletar exercia impostos relativos a um grande número de produtos comerciais. Em 1773, realizou uma experiência do metal dentro de um vaso, fechou-o hermeticamente e, por pesagem, determinou-lhe a massa. Depois, levou-o a um forno de alta temperatura, e em seguida pesou-o novamente. Não houvera alteração de massa, apesar de o metal ter-se combinado com o oxigênio do ar, formando um óxido.

4 Repetiu a experiência muitas vezes, provocou outras reações, medindo sempre com balanças a massa das substâncias a serem testadas, e a massa dos produtos obtidos. Concluiu que a massa das substâncias que entram numa reação química é sempre igual à das substâncias que resultam do processo. Nada se perde e nada se cria. Estava estabelecido o Princípio da Conservação da Massa. Muito mais tarde, em 1905, Einstein mostrou que a energia possui, como a matéria, a propriedade da inércia ou massa. Conforme concluíra Lavoisier, ao nível das reações químicas a matéria não desaparece: apenas se transforma.

5 Em 1789 lançou uma publicação que é considerada o marco da Química Moderna, "Tratado Elementar da Química", que logo foi traduzido para várias línguas. A freqüente utilização da balança pode ser considerada uma das principais características do trabalho de pesquisa de Lavoisier. Isso o levou à descoberta da importância fundamental da massa da matéria em estudos químicos, o que fez concluir que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos de uma reação, ou seja, a famosa "Lei da conservação das massas". Lavoisier criou uma nomenclatura das substâncias químicas semelhante à que ainda está em uso; surgiram, assim, os compostos do oxigênio, enxofre e fósforo, respectivamente. Deve-se a ele também a conclusão de que a água é uma substância composta, formada por hidrogênio e oxigênio. Isso, na época, foi surpreendente, pois a água era tida como substância simples, ou seja, impossível de se decompor. A partir da publicação do "Tratado Elementar da Química" até o dia de sua morte, ele se dedicou ao estudo da fisiologia, realizando, entre outras, pesquisas relativas à respiração e à transpiração.

6 "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Com essa frase Lavoisier definiu, baseado em reações químicas, a famosa lei da conservação da matéria. Com suas pesquisas e obras, o cientista francês revolucionou a imagem da química moderna - suas contribuições foram fundamentais. Ao publicar, com outros estudiosos, o "Método de Nomenclatura Química", provocou uma reforma radical na linguagem desse ramo da ciência - a terminologia criada por ele para as substâncias químicas é semelhante à que se usa nos dias atuais. Seu "Tratado Elementar da Química" nivelou a química com a física, como ciência específica e quantitativa, distanciando-a definitivamente da alquimia. A obra tornou-se um clássico e logo foi traduzida para vários idiomas - isso em pleno século 18.

7 l Bibliografia avoisier.htmlhttp://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/galeria/l avoisier.html Wikipédia: a enciclopédia livre.


Carregar ppt "Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo. Química A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google