A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Fisíco-Química. Trata da vida e da obra de Lavoisier,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Fisíco-Química. Trata da vida e da obra de Lavoisier,"— Transcrição da apresentação:

1 Antoine Laurent Lavoisier ( )

2 Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Fisíco-Química. Trata da vida e da obra de Lavoisier, um grande químico do século XVIII.

3 Lavoisier O químico francês Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em 26 de Agosto de Filho de uma família rica teve sempre a melhor educação. Em 1764 graduou-se em direito, mas nunca exerceu a profissão. Lavoisier tinha um grande interesse pelas ciências, o que o estimulou durante o seu curso universitário a assistir aos cursos de professores conceituados ligados à área de ciências. Em 1768, apenas quatro anos depois de ter concluído os estudos, entrou para a Academia das Ciências.

4 Lavoisier dedicou-se a uma variedade de serviços sociais e científicos, tendo-se associado em 1768 à Ferme Générale, uma organização de financistas que, através de um acordo com o governo, o direito de cobrar impostos relativos a um grande número de produtos comerciais. Essa associação acabaria por custar-lhe a vida. Lavoisier foi preso e acusado de peculato (desvio de dinheiro público). Julgado culpado, foi conduzido à guilhotina e executado em 8 de maio de Lavoisier é conhecido como o introdutor da Química Moderna. Em 1789 lançou uma publicação que é considerada o marco da Química Moderna, "Tratado Elementar da Química", que logo foi traduzido para várias línguas. Descobriu a importância fundamental da massa da matéria em estudos químicos, o que fez concluir que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos de uma reacção, ou seja, a famosa "Lei da conservação das massas", a sua principal contribuição científica.

5 Lavoisier criou uma nomenclatura das substâncias químicas semelhante à que ainda está em uso. Deve-se a ele também a conclusão de que a água é uma substância composta, formada por hidrogénio e oxigénio. A partir da publicação do "Tratado Elementar da Química" até ao dia de sua morte, dedicou-se ao estudo da fisiologia, realizando, entre outras, pesquisas relativas à respiração e à transpiração. Interpretou correctamente calcina ç ões, combustões e outras reac ç ões de oxida ç ão e lan ç ando deste modo os fundamentos da an á lise orgânica quantitativa. Juntamente com Laplace realizou trabalhos que estão na base da termoqu í mica moderna.

6 Foi secret á rio e tesoureiro da comissão nomeada em 1790 para proceder à uniformiza ç ão dos pesos e medidas em Fran ç a, que conduziu ao estabelecimento do sistema m é trico. Estabeleceu de um modo definitivo alguns conceitos básicos da Química, tais como substância pura, elemento químico e equação química. Lavoisier introduziu o uso sistemático da balança nas experiências químicas. A sua principal contribuição científica de Lavoisier foi a Lei da Conservação da Massa. As suas investigações sobre a combustão derrubaram de vez a teoria flogística - que sustentava a existência de uma substância chamada flogisto que fazia parte de toda matéria combustível e era liberada quando esta fosse queimada.

7 Lei de Lavoisier A Lei da Conservação da Massa, também conhecida por Lei de Lavoisier diz que: Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.; Numa reacção química em sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos da reacção.

8 Tabela Periódica

9 Galeria de Fotografias

10 Conclusão Este trabalho foi realizado sem problemas. Foi muito instrutivo e com ele aprendi muitas coisas. Espero que tenham gostado do trabalho e que ele vos tenha ensinado alguma coisa.

11 Bibliografia er.html voisier.html Sustentabilidade na Terra Texto Editora Teresa Tasso de Figueiredo


Carregar ppt "Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Fisíco-Química. Trata da vida e da obra de Lavoisier,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google