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Educação a Distância e as novas clivagens educacionais

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Apresentação em tema: "Educação a Distância e as novas clivagens educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância e as novas clivagens educacionais
BATISTA, Wagner Braga. In: Educação a Distância e as novas clivagens educacionais. Revista PUC Viva. Ano 6. n. 24. jul. a set Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – APROPUC. p OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

2 OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia
Introdução O artigo examina os limites e as possibilidades da EaD, impulsionada pela economia de mercado e pela inspiração liberal. EaD e privatização. EaD e economia de mercado – corporações transnacionais constituindo redes de ensino de alcance global, de modo a afetar os países periféricos e as peculiaridade educacionais e culturais dos povos latino-americanos. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

3 OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia
Introdução Modelo liberal – educação como recurso instrumental. Educação e capital humano. Disseminação de investimentos especulativos e do trabalho improdutivo – educação colada em tendências do capital financeiro. Decorrências – cursos prescritivos, embasados na lógica das competências. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

4 OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia
Introdução Aspectos controversos da EaD: Quando empregada por políticas sociais, pode ampliar e melhorar a educação pública. EaD e a restauração das clivagens educacionais e sociais: de um lado, ensino corporativo, sofisticado e privatizado destinado às elites; de outro, ações supletivas e compensatórias, programas educacionais aligeirados e de baixa qualidade (ex: formação professores da educação básica). OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

5 Educação e concentração econômica
EaD e desenvolvimento técnico-científico como panacéia à superação das disparidades sociais. Difusão desigual das TIC e ampliação do fosso entre países centrais e periféricos. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

6 Educação e mistificação tecnológica
Falácia – problemas estruturais e sistêmicos são corrigidos com programas ou projetos focalizados. Incorporação acrítica das TIC e aprofundamento das desigualdades sociais. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

7 Educação e mistificação tecnológica
Modernização conservadora de FHC – educação como veículo de promoção política, capitalizando indicadores quantitativos sem lastro pedagógico. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

8 Educação e mistificação tecnológica
“Não podemos desprezar oportunidades de acesso às novas tecnologias, nem tampouco deixar de aplicá-las intensivamente na educação. Contudo, a adoção de tecnologias deve ser criteriosa. Pressupõe diagnóstico e planejamento eficazes que não distorçam os problemas educacionais em questão. Suportes técnicos não são tábuas de salvação. Não asseguram padrões de qualidade para a educação. Implementos técnicos não devem estar dissociados de concepções pedagógicas consistentes”. (ibid., p. 9). OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

9 Educação e mistificação tecnológica
Em favor da modernização instrumental, desde que se despoje do ensino prescritivo e de um sistema educacional que reproduz relações assimétricas. Ao contrário, que considere o ambiente socioeconômico e cultural existente. Alerta: intervenções tópicas podem comprometer a natureza, o sentido e o alcance das políticas educacionais. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

10 Educação e mistificação tecnológica
“Em nome da modernização do ensino, projetos de EaD têm servido para falsear padrões educacionais, para aligeirar a formação de professores, para legitimar contratos de provisão de tecnologias, de equipamentos e de programas em franco descompasso com a realidade socioeconômica e com as aptidões dos usuários” (ibid., p. 10). OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

11 Educação e mistificação tecnológica
Fusão de empresas transnacionais e intervenção em mercados periféricos: tecnologias sofisticadas importadas de países centrais ou comercializada por corporações transnacionais aumentam a relação de dependência tecnológica e financeira. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

12 Educação e mistificação tecnológica
Aumento do poderio da indústria cultural, mediante fusão de empresas de comunicação, de entretenimentos, de publicidade e de educação. Algumas ações nefastas: - Pasteurização de métodos e conteúdos pedagógicos, incorporação do ensino prescritivo, substituição de professores por técnicos de informática... OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

13 Educação e mistificação tecnológica
Expansão da EaD nos anos de 1990: sedimentação da comercialização do ensino, servindo como lobbies de interesses privados em instâncias governamentais. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

14 Aspectos controversos da EaD
“A excessiva abrangência, a diluição de conceitos fundamentais, a volatilidade das relações pedagógicas e a eliminação de requisitos sobre os quais se firmava a educação presencial provocam a desfiguração do sistema educacional, de instituições de ensino e da educação escolar, em franco benefício da comercialização do ensino com padrões de qualidade deficientes” (ibid., p. 12) OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

15 Aspectos controversos da EaD
EaD – prevalência da operacionalidade técnica sobre o método pedagógico. EaD – restauração do comportamentalismo e do ensino prescritivo. Caráter instrumental da EaD – ação supletiva na formação de educadores. EaD – legitimada pelo Estado. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

16 Aspectos controversos da EaD
EaD – pode melhorar a rede pública, mas têm contribuído para promover interesses restritos e a privatização do ensino. Caráter instrumental da racionalidade comunicativa. Ideologia da globalização – capitaliza a racionalidade comunicativa e difunde a cultura consensual e multilateral, em favor da melhoria das condições de trabalho e da qualidade educacional. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

17 Aspectos controversos da EaD
Concepções ultraliberais – ensino prescritivo e pragmático, capital humano, empreendedorismo, desenvolvimento de competências, apoiada na pujança das redes de conhecimento instauradas pela telemática. Expansão das empresas transnacionais sobre o âmbito educacional. Educação compensatória reforçada por programas assistencialistas, mediante consórcio entre Estado, agências multilaterais, ONGs e empresas privadas. OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia

18 Questões para discussão
Em que medida a EaD se reveste de um caráter ambíguo? Qual a relação entre a expansão da EaD e a globalização? A partir das considerações de Batista, quais os aspectos positivos que devem mobilizar as ações de EaD? A partir das considerações de Batista, quais os aspectos negativos que devem ser refutados nos programas de EaD? OPEC IV - LUCILA PESCE - Globalização e autonomia


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