A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS AMBIENTES PROTEGIDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS AMBIENTES PROTEGIDOS"— Transcrição da apresentação:

1 OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Aula do capítulo 7 6º ano – 2010 Professora: Maria Christina R. Q. Chicri

2 INTRODUÇÃO Os lugares retratados nas fotos a seguir têm características comuns: além de todos constituírem ambientes naturais da Terra, são considerados ambientes protegidos, isto é, áreas em que o uso deve ser restrito e controlado, para a preservação de suas características naturais e de sua biodiversidade. Você pode estar curioso e pensar: mas por que proteger ambientes naturais? As próprias imagens dão boas pistas para responder a essa pergunta.

3 Primeira imagem: queda-d’água considerada uma das mais belas da Terra.

4 Segunda Imagem: animais vivendo em seu ambiente natural

5 Terceira imagem : apresenta formas de vida muito sensíveis a qualquer alteração das condições ambientais.

6 AMBIENTES QUE DEVEM SER PROTEGIDOS
Para considerar que um ambiente deve ser protegido por lei, são observadas algumas características especiais: Beleza cênica; Presença de seres vivos que só são encontrados naquele ambientes; Áreas naturais pouco alteradas.

7 BELEZA CÊNICA A beleza dos cenários naturais vem despertando o interesse de muita gente há muito tempo. Desde o século XIX os pintores procuravam retratar da maneira mais fiel possível essa beleza. Pessoas que gostam de apreciar trilhas naturais, registram em fotografias as belas paisagens que avistam durante suas aventuras. Isso acabou por incrementar o turismo, que passou a dedicar especial atenção ao segmento do ecoturismo.

8 A PRESENÇA DOS SERES VIVOS
Outra característica que justifica que um ambiente seja protegido por lei é a presença de seres endêmicos, isto é, espécies que só são encontradas em uma determinada área. Se seu hábitat não for protegido, eles correm o risco de extinção. Os seres vivos desenvolvem características muito especiais de adaptação ao ambiente em que vivem, para terem maior chance sobreviver e deixar descendentes.

9 ÁREAS NATURURAIS POUCO ALTERADAS
Áreas naturais como as florestas pouco alteradas devem ser protegidas, porque são fundamentais para manter as condições de vida de muitas plantas, animais e microorganismos. As florestas podem, também, ser fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas que levem a descoberta de plantas para a cura de doenças. 603/602

10 A ENGENHARIA GENÉTICA E A PRODUÇÃO DE TRANSGÊNICOS
Com o desenvolvimento da tecnologia, em especial nas áreas de engenharia genética e de biotecnologia, todo ser vivo do planeta pode ter suas características estudadas e até modificadas. Por meio da engenharia genética é possível interferir e manipular os genes de um ser vivo de modo a introduzir em uma espécie animal, vegetal ou em um microorganismo uma característica que pertence a outra espécie. Como resultado dessa manipulação e “mistura” de genes, temos os chamados organismos transgênicos, isto é, seres que foram geneticamente modificados.

11 OS RICOS QUE OS TRANSGÊNICOS PODEM TRAZER
Como todo produto destinado ao consumo humano, seja alimento ou medicamento, os organismos que sofrem manipulações e alterações genéticas devem passar por testes que comprovem a inexistência de efeitos prejudiciais à saúde do consumidor e ao ambiente onde são produzidos. A produção de transgênicos ainda não é totalmente segura e regulamentada. Existem muitos movimentos contrários ao desenvolvimento e à utilização dos seres transgênicos. Os defensores do cultivo dos organismos transgênicos os apresentam como solução para problemas como a necessidade de desmatar áreas naturais para o plantio de alimentos. Eles afirmam que a criação de plantas com nutrientes que podem alimentar mais pessoas utilizaria áreas de cultivo muito menores.

12 Transgênicos Pontos positivos dos alimentos transgênicos
Aumento da produção de alimentos; Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento Pontos negativos dos alimentos transgênicos Aumento das reações alérgicas; As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas; Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

13 OS CONHECIMENTOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
A sociedade tecnológica tem se interessado pelos conhecimentos das comunidades tradicionais porque essas comunidades sabem, por exemplo, de que maneira algumas espécies de plantas podem ser usadas como alimento ou como remédio.

14 AMBIENTES PROTEGIDOS NA CIDADE
Nas cidades também encontramos ambientes protegidos. Um parque, uma praça e mesmo uma casa podem ser exemplos de ambientes protegidos. Em geral, eles são elevados à categoria de patrimônio cultural por terem sido palco de algum fato importante. Podemos definir patrimônio cultural como um bem que possui significado especial para uma comunidade.

15 AMBIENTES URBANOS PROTEGIDOS NO BRASIL
O Museu do Ipiranga, em São Paulo, é um exemplo interessante de ambiente protegido na cidade. Foi construído às margens do Rio Ipiranga, onde D. Pedro declarou a Independência do Brasil, em O museu abriga muitos objetos da época da independência.

16 ÁREAS URBANAS PROTEGIDAS
A figura mostra uma área protegida. Trata-se de Ouro Preto, uma importante cidade de Minas Gerais desde os tempos da mineração, na época colonial, quando o ouro era explorado na região. No Brasil, muitas igrejas, como a de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, constituem também exemplos de ambientes protegidos. Em Salvador, na Bahia, encontram-se mais de 300 igrejas! Algumas são protegidas como a de São Francisco.

17 Patrimônio Cultural CAMPOS DOS GOTACAZES Vista do Fórum Nilo Peçanha

18 Asilo da Lapa e Igreja da Lapa

19 Teste de Geografia – 25/08/2010 4ª feira – 601/602/603
O que estudar? Capítulo 7 (da pg. 122 a pg. 133) Exercícios e anotações no livro e caderno. Estudar também todas as folhas dadas em GEOGRAFIA

20 Trabalho de Geografia - 01/09/10
Fazer uma síntese (resumo - ilustrado) sobre o capítulo 10 (da pg. 175 até a pg. 184) Pode ser no Power Point ou na folha A4 Se preferir mande para o meu Grupo de 5 ou 4 ou 3 ou 2 ou individual Entregar até o dia 01/09/2010 Beijinhos, Maria Christina – 13/08/2010

21 Geografia Correção pg. 133 1. São áreas em que o uso deve ser restrito e controlado para a preservação de suas características . 2- Sua beleza cênica, áreas poucos alteradas e hábitats de seres vivos raros. 3- Seres endêmicos são aqueles adaptados e existentes somente em determinados ambientes . Daí a necessidade de se preservar esses ambientes. 4- Essa área pode ser fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas .

22 6. Muralha da China e à cidade velha de Havana...
5- Cidades históricas mineiras (Mariana, Ouro Preto, Tiradentes), Salvador - Bahia, Olinda – Pernambuco... 6. Muralha da China e à cidade velha de Havana... Consulte o site da UNESCO:


Carregar ppt "OS AMBIENTES PROTEGIDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google