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Turismo: Submarino Viagens 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos de Empresas Prof.: J. Miguel N. Sacramento Adriana Faria Bruno Tonon Carolina Mansur Cinthia.

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1 Turismo: Submarino Viagens 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos de Empresas Prof.: J. Miguel N. Sacramento Adriana Faria Bruno Tonon Carolina Mansur Cinthia Midori Luiz Hidalgo

2 Análise SWOT Sistema de compra online (passagens, hotéis e pacotes); Segurança na compra; Disponibilidade de passagens; Atendimento online. Flexibilidade para seleção de roteiros “não comuns”; Cobrança de taxa sobre as reservas. Aumento na intenção de compras online; Reputação da marca no mercado. Promoções realizadas pelas companhias aéreas e hotéis; Programas de milhagem; Agências de turismo (física).

3 Ambiente Econômico Clientela Ambiente Tecnológico Concorrência Ambiente Político Ambiente Social Ambiente Jurídico Ambiente Físico Fatores-chave x Grau de impacto e incerteza

4 Cenário I – 10 anos Real desvalorizado (manutenção cenário atual); Crescimento da renda média do brasileiro; Entrada de concorrentes no mercado com baixa credibilidade; Maiores investimentos em segurança; Maior interesse do brasileiro pelo turismo doméstico; Maior acesso do brasileiro à Internet.

5 Cenário II Real valorizado; Estagnação da renda média do brasileiro; Entrada de poucos concorrentes no mercado; Investimentos pontuais em segurança (eventos programados – Copa do Mundo, Olímpiadas); Maior interesse do brasileiro pelo turismo internacional; Maior acesso do brasileiro à Internet.

6 Processos e ações Investimento em marketing para incentivar turismo nacional; Marketing voltado para a segurança da compra online (credibilidade da marca) - entrada de muitos concorrentes; Marketing voltado para as classes A e B em cenário de estagnação; Marketing voltado para todas as classes com ênfase em C e D a fim de estimular o consumo. Marketing Desenvolvimento de Tecnologia Investimento constante em tecnologia/melhores ferramentas online; Melhor ferramenta de suporte online para novos usuários – cenário de maior consumo.

7 Processos e ações Investimento em marketing para incentivar turismo nacional; Marketing voltado para a segurança da compra online (credibilidade da marca) - entrada de muitos concorrentes; Marketing voltado para as classes A e B em cenário de estagnação; Marketing voltado para todas as classes com ênfase em C e D a fim de estimular o consumo. Marketing Desenvolvimento de Tecnologia Investimento constante em tecnologia/melhores ferramentas online; Melhor ferramenta de suporte online para novos usuários – cenário de maior consumo.

8 Processos e ações Maior oferta de crédito nos dois cenários (cenário 1 – facilitar a compra e cenário 2 – estimular a compra); Estrutura de análise de crédito mais rígida num cenário de crise. Financeiro Parcerias Parcerias com o governo/ministério do meio ambiente para divulgação de turismo local no cenário de valorização do real (maior interesse por viagens internacionais). Comercial Maiores opções de entretenimento/pacotes/viagens

9 Ambiente Econômico Otimista:  Aumento da renda média do brasileiro;  Reforma tributária;  Investimento em infra-estrutura e novos pólos. Pessimista:  Inflação;  Aumento de impostos;  Crise financeira mundial.

10 Clientela Otimista:  Maior valorização da cultura e patrimônio nacional;  Aumento do interesse em turismo ecológico;  Confiança na segurança nacional. Pessimista:  Preferência à viagens internacionais;  Falta de confiança na segurança nacional;  Auto-suficiência do cliente.

11 Ambiente Tecnológico Otimista:  Avanço / inovação tecnológica nos transportes a preços acessíveis;  Inovação de ferramentas da internet que facilitem compras online;  Aumento da segurança nas compras online. Pessimista:  Utilização de ferramentas 3D para conhecer diferentes lugares;  Falta de segurança nas compras online.

12 Concorrência Otimista:  Pequenas empresas passam a utilizar o sistema de viagens online (Submarino);  Os concorrentes não possuem credibilidade no mercado (prazo e segurança). Pessimista:  Fortes alianças entre empresas aéreas e redes de hotéis;  Inovação criativa por parte de algum concorrente;  Exclusividade de serviços com os concorrentes.

13 Ambiente Econômico Atual:  O crescimento da renda dos brasileiros favorece o setor de turismo.  A crise e a instabilidade econômica mundial favoreceu as viagens internas pelo Brasil.  O turismo no Brasil movimenta hoje R$35bilhões de reais e 5% deste montante envolve comercialização no ambiente digital. Futuro:  Espera-se que o Brasil invista em infra-estrututura e novos pólos melhorando as regiões e incentivando o turismo.  Acreditamos que a renda do brasileiro continue crescendo e que a classe baixa diminua cada vez mais, aumentando o acesso a viagens de lazer.  Apresenta um grau de impacto grande pois o turismo não é item de primeira necessidade, caso a economia não esteja favorável seria uma dos primeiros gastos a serem cortados do orçamento familiar.

14 Concorrência Atual:  A concorrência no setor é grande, diversas empresas do ramo de turismo estão adotando este formato de negócio, diversificando para as vendas on-line, comprando empresas menores no setor ou fazendo alianças estratégicas.  Assim como o Submarino comprou a “Travelweb” criando o Submarino Viagens em 2005, a Kontik-Franstur (uma das maiores agências de viagens corporativas da América Latina) lançou o portal “Viajobem” em 2009. Futuro:  Acreditamos que a concorrência deva aumentar com o tempo e que irá se destacar quem conseguir oferecer o melhor preço, a maior quantidade de serviços e facilidades em um site de confiança.  É provável que empresas pequenas e sem parcerias relevantes (com hotéis e companhias aéreas) não consigam sobreviver por muito tempo devido à preço.  Apresenta um alto grau de incerteza alto pois este mercado é muito criativo e podemos ser surpreendidos por algum modismo, tendência ou nova estratégia de negócio.

15 Ambiente político Atual:  Tem grande impacto no setor pois são medidas como Políticas de incentivo financeiro às cidades, preservação da natureza/recursos e principalmente em segurança podem aumentar ou diminuir o fluxo de viagens dentro do Brasil.  Hoje temos lugares que apesar de serem polos turísticos por natureza não são tão valorizados (ex. Rio de Janeiro devido a insegurança e criminalidade). Futuro:  Espera-se que o incentivo aos pólos turísticos aumente assim como incentivos na segurança.  É esperado também medidas de aumento da renda da população, ou seja, acesso da classe C a viagens.  Apresenta um grau de incerteza médio, pois nenhuma mudança na política do país prevê crise no setor de turismo

16 Ambiente físico Atual:  Aumento no interesse pelo eco-turismo;  Pouco controle governamental sobre áreas de preservação ambiental;  Baixos investimentos em área de preservação ambiental que possibilitem um turismo ambientalmente responsável. Futuro:  Maior regulação sobre áreas de preservação ambiental de forma a viabilizar o turismo sem prejudicar o meio-ambiente;  Maior interesse no eco-turismo;  “Exploração” de novas áreas até então desconhecidas ou de baixo interesse no cenário nacional (ex: Estrada Real em MG).

17 Ambiente Social PERFIL DO TURISTA DOMÉSTICO PESQUISA FIPE- Turismo doméstico no Brasil (2002 a 2006) - Domicílios com Pessoas que Realizam Viagens Domésticas, por classe de renda (em %) A proporção dos domicílios que realizam viagens aumenta proporcionalmente em relação ao aumento da renda familiar. Classe de Renda MensalDe 01 a 04 SMDe 04 a 15 SMacima de 15 SM Domicílio que realizam viagens (ano 2001)26,70%42,50%65,70% Domicílio que realizam viagens (ano 2005)26,80%49,00%67,40%

18 ATUAL: Foco na nova classe de consumidores- CLASSE C De 2003 a 2009: mais 27 milhões de brasileiros saíram das classes D/E e passaram a fazer parte da nova classe média (ou C). Ao todo, são 93 milhões com renda domiciliar entre R$1.115 e R$4.808 (dados/ FGV). o rendimento dos 10% mais pobres subiu 57,4% o número de brasileiros abaixo da linha de pobreza caiu de 35% para 19%. crédito passou de 21% do PIB para 32% a Selic hoje está em 9,50% FUTURO: Aumento da renda + acesso ao crédito fácil + confiança em alta = a nova classe média vai às compras. CONTEXTO: Transformação Social: inclusão da base da pirâmide no consumo

19 CLIENTELA ATUAL: O perfil do consumidor da nova classe média e os hábitos de consumo do turista brasileiro A ascensão social não transformou o consumidor: se comporta como um consumidor de baixa renda, não pode errar na hora da compra para não comprometer o orçamento. Dá muita importância para o custo-benefício dos produtos e serviços que adquire. Parcelamento - O uso do crédito é um fenômeno típico dessa nova classe emergente que se submete a pagar juros um pouco mais elevados. O sonho se tornou palpável e as necessidades básicas evoluíram. Caso real: A bancária Vanessa Andrade Rosa e o guarda municipal Wagner Messias vão para Porto Seguro (BA) com o filho, Matheus, em março. É a terceira vez que o casal visita a cidade. “Hoje está mais fácil viajar, tanto pelo preço melhor dos pacotes como pelo parcelamento do pagamento mais amplo. Na nossa primeira viagem para lá, fomos de ônibus. Na segunda e agora vamos de avião”, observa Vanessa.

20 Pesquisa sobre os Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro -2009 (Instituto Vox Populi) A pesquisa foi dividida em 02 grupos: clientes atuais (que viajaram nos últimos 02 anos) e clientes potenciais (que não viajaram nos últimos 02 anos, mas pretendem viajar nos próximos 02 anos) Resultados: contratação de agência de viagem: 78,3% dos clientes atuais e 79,1% dos potenciais preferem viajar por conta própria. os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais. Motivos de viagem: A busca por descanso, tranquilidade, lazer e entretenimento

21 DESTINOS PREFERIDOS DAS VIAGENS DOMÉSTICAS DestinosCliente AtualCliente potencial Bahia 11,6%21,4% São Paulo10,9%----- Pernambuco-----11,9% Rio de Janeiro9,4%11,3% Santa Catarina9,0%----- Ceará-----9,8%

22 Nova Classe Média 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. FUTURO: Antes o turismo estava concentrado nas classes A e B. Agora, o grande desafio é criar produtos para a nova demanda da classe média (classe C) A preferência das pessoas de planejarem sua viagens sozinhas e facilidades de pesquisa pela internet gera um crescimento de vendas de pacotes e passagens online. Preferências pelo lazer e entretenimento, os destinos campeões são as praias. CONTEXTO: Nos próximos 20 anos- as mudanças do fator clientela x o grau de impacto /incerteza são altos

23 Como as empresas estão lidando com estas mudanças? CVC: “A Operadora da Classe Média” - segundo palavras de Valter Patriani, presidente da empresa: “A classe média merece e pode ter suas merecidas férias”. O marketing é feito de olho em um mercado que só tende a aumentar. Companhias aéreas: A Azul lançou parcelamento em até 60 vezes, por meio de parceria com o Banco do Brasil. A Trip havia fechado o mesmo acordo com o banco, com prazo de 180 dias para o vencimento da primeira parcela. A Webjet lançou a promoção Vai voando, que dispensa análises de crédito: o cliente pode parcelar a viagem de três a 12 vezes fixas, sem juros, sem qualquer comprovação de renda ou análise de crédito.


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