A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação Campos da Psicologia Educação – Aprendizagem – Processo de Ensino-aprendizagem Objeto: Promoção do desenvolvimento do sujeito e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação Campos da Psicologia Educação – Aprendizagem – Processo de Ensino-aprendizagem Objeto: Promoção do desenvolvimento do sujeito e."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação Campos da Psicologia Educação – Aprendizagem – Processo de Ensino-aprendizagem Objeto: Promoção do desenvolvimento do sujeito e de seu processo educacional; das instituições em diferentes segmentos ampliando as capacidades e/ou recursos a nível de saúde mental, através do trabalho com a psique. Campo: avaliar e desenvolver uma análise prévia da demanda, diferenciá-la das necessidades e detectar o contexto onde se desenvolverá a intervenção.

2 Aprendizagem e educação Sara Paín. Diagnóstico y tratamiento de los problemas de aprendizaje. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, Educação transmissão da cultura funções: 1.Conservadora (normativa, continuísta) 2.Socializante (converte o indivíduo em sujeito) 3.Repressiva (sobrevivência do sistema, relações de poder-saber) 4.Transformadora (contradições do sistema)

3 Três tipos de conhecimento: Das formas hereditárias programadas definitivamente de antemão junto ao conteúdo informativo do meio em que o indivíduo atuará Das formas lógico-matemáticas que se constróem progressivamente segundo os estágios de equilibração e coordenação Das formas adquiridas em função da experiência que provêm ao sujeito de informação sobre o objeto e suas propriedades

4 Processo de aprendizagem Momento histórico Organismo Etapa genética da inteligência Sujeito Dimensão biológica: funções comuns à vida e ao conhecimento – conservação da informação e antecipação Dimensão social Funções do ego

5 Dimensão cognitiva: O sujeito adquire uma conduta nova, adaptada a uma situação desconhecida com anterioridade e surgida das sanções aportadas pela experiência aos ensaios mais ou menos arbitrários do sujeito Legalidade que rege as transformações dos objetos e suas relações mútuas (feedback) Estrutural, vinculada ao aparecimento das estruturas lógicas do pensamento (condição da aprendizagem – relação com a experiência)

6 Aprendizagem é um processo que permite a transmissão do conhecimento de um outro que sabe (um outro do conhecimento) a um sujeito que vai chegar a ser sujeito através da aprendizagem Enseña: ensinar – insígnia - Emblema, marca/sinais do conhecimento Confiança e direito de ensinar Organismo, corpo, inteligência e desejo do aprendente e do ensinante envolvidos numa relação que se denomina aprendizagem


Carregar ppt "Psicologia da Educação Campos da Psicologia Educação – Aprendizagem – Processo de Ensino-aprendizagem Objeto: Promoção do desenvolvimento do sujeito e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google