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Terapia comportamental

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Apresentação em tema: "Terapia comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Terapia comportamental

2 Objectivo: Comportamento auto-controlado, com recursos a técnicas cognitivas e comportamentais orientadas para a acção; A aplicação de uma diversidade de técnicas e procedimentos com base em diferentes teorias da aprendizagem;

3 A maioria dos comportamentos, emoções e pensamentos problemáticos foram aprendidos e podem ser modificados mediante nova aprendizagem; Terapia/experiência educativa: observação do processo de aprendizagem, desenvolvimento de uma nova perspectiva de formas de aprendizagem e experimentação de formas mais efectivas para mudar os comportamentos;

4 Os comportamentos constituem o problema (não são meros sintomas do problema);
A mudança pode induzir-se sem insight Intervenções provenientes da teoria da aprendizagem social; Terapeutas avaliam os progressos dos membros do grupo pela recolha contínua de dados antes, durante e depois de todas as intervenções;

5 Conceitos chave Princípios e procedimentos do método científico
Conceitos e procedimentos formulam-se explicitamente, comprovando-se empiricamente e revêm-se continuamente; Características específicas da terapia comportamental: Dirigir uma avaliação comportamental Formular especificamente os objectivos do tratamento

6 Estabelecer um procedimento específico de tratamento adequado ao problema;
Avaliar objectivamente os resultados da terapia

7 A) Avaliação inicial comportamental
Procedimento para obter a informação que guiará a elaboração de um plano de tratamento adaptado a cada paciente e para ajudar a medir a eficácia do tratamento; Processo de selecção dos problemas comportamentais. Seis fases no desenvolvimento da avaliação inicial comportamental:

8 Identificação de comportamentos que se consideram inadaptados ou problemáticos e avaliação da frequência, intensidade e duração dos mesmos; Determinação dos recursos e pontos fortes do cliente; Contextualização da informação recolhida nas situações onde ocorrem os comportamentos problemáticos (ABC);

9 Estabelecimento de uma estratégia para medir cada um dos comportamentos problemáticos identificados;
Análise de factores de reforço à mudança; Formulação dos objectivos do tratamento; Função do terapeuta: aplicação dos princípios da aprendizagem humana para facilitar a substituição dos comportamentos inadaptados por outros mais adequados

10 B) Objectivos terapêuticos
O indivíduo (ou elementos de grupo) descrevem comportamentos problemáticos concretos que desejam modificar Função do terapeuta: ajudar os membros a separar objectivos gerais de específicos, concretos e mensuráveis;

11 C) Plano de tratamento Técnicas comportamentais: orientadas para a acção, para a resolução/eliminação do problema;

12 D) Avaliação objectiva
Avaliação das técnicas utilizadas e dos resultados da terapia “a mudança duradoura está em função da combinação de técnicas, estratégias e modalidades (Lazarus)” Finalidade da terapia comportamental: abordagem conceptual coerente que permita:

13 A especificação de objectivos e problemas;
A especificação de técnicas de tratamentos para alcançar os objectivos e remediar os problemas; A medição sistemática do êxito destas técnicas;

14 Papel e funções do terapeuta
Papel activo e directivo na terapia. Observação do comportamento para estabelecer condições que se relacionam com certos problemas e condições facilitadoras da mudança; Ajudar cada membros a identificar comportamentos problemáticos sobre os quais se trabalhão nas sessões; Propõe uma variedade de técnicas destinadas a conseguir os objectivos formulados pelos pacientes;

15 Etapas da terapia comportamental
Abordagem grupal multimetódica Utilização de diversas estratégias para a resolução de problemas específicos Aumento gradual da participação e implicações do cliente na definição de objectivos específicos, planificação, tomada de decisão e ajuda mútua;

16 Etapa inicial A)Proporciona-se ao paciente toda a informação pertinente referente ao processo terapêutico (entrevistas…) B)Negociação de um contracto de comportamento C)Selecção de estratégias terapêuticas para alcançar as metas

17 Etapa de trabalho: Plano de tratamento e aplicação das técnicas
Selecção de uma amostra de estratégias que demonstram ser eficazes para alcançar a modificação de comportamento. a) Reforço: elogio, apoio e atenção pelo terapeuta e membros do grupo. Reforço social e auto-reforço – métodos para dar forma a comportamentos desejados

18 b) Contractos de contingências
Explicitam: Comportamentos que devem ser executados, modificados ou eliminados Recompensas associadas com o alcance dos objectivos Condições sobre as quais se obtêm as recompensas

19 Descrição clara dos comportamentos específicos que se devem executar nas tarefas
Especificação do reforço imediato que se receberá Descrição dos meio através dos quais se observará, medirá e registará o comportamento

20 C) Modelagem Terapia grupal oferece aos membros uma grande variedade de modelos sociais e de papéis para imitar Terapia individual - Terapeuta como modelo Efectuar-se em role-play, sendo útil para o treino em assertividade

21 D) Ensino de comportamento
Objectivo: preparar os membros do grupo/indivíduo para executar os comportamentos desejados fora do contexto de terapia Novos comportamentos praticados num contexto seguro, que simule o mundo real Feedback (mecanismo útil para a mudança durante os ensaios de comportamento)

22 E) Feedback - Reacções verbais a um novo comportamento pelo terapeuta, pelos membros do grupo/sociedade

23 F) Reestruturação cognitiva
Processo de identificação e avaliação das próprias cognições, analisando o impacto negativo de certos pensamentos sobre o comportamento e aprendendo a substituir estas cognições por pensamentos mais apropriados

24 G) Resolução de problemas
- Estratégia cognitivo-comportamental que ensina aos indivíduos formas para gerir problemas quotidianos – identificar a solução mais eficaz para um problema e proporcionar um treino sistemático de capacidades

25 H) O sistema de ajuda mútua
Forma de aliança terapêutica entre os membros – na terapia de grupo

26 Etapa final Generalização das mudanças para o contexto diário (sessões práticas que simulam o mundo real) Entrevistas de seguimento a curto e longo prazo, que ajudam a manter os comportamentos modificados

27 Vantagens da abordagem em contexto grupal
Contexto individual/grupal: Potencia as mudanças individuais de comportamentos; Proporciona mais possibilidade de reforço Fase intermédia entre a execução do comportamento adquirido na terapia e a generalização para a vida diária

28 Feedback entre os membros
Modelagem múltipla e brianstorming em grupo Prática de habilidades interpessoais, generalizadas a situações externas ao grupo

29 Avaliação da terapia comportamental
Contributos e pontos fortes: Especificidade da abordagem enfatizando a avaliação tratamento e investigação; Adopção das estratégias específicas a cada membro Procura na investigação a confirmação da eficácia da suas técnicas. Permite melhorar e eliminar técnicas Favorece a evolução dos métodos de intervenção Integração com outras abordagens Variedade de técnicas

30 Limitações Não introdução do passado no processo terapêutico;
Aplicação rígida pode levar o terapeuta a perder de vista as pessoas/grupo e a centrar-se exclusivamente nas técnicas e nos detalhes dos problemas específicos dos membros Formação e supervisão.


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