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A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

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Apresentação em tema: "A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS"— Transcrição da apresentação:

1 A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OAPI I – segundo texto sobre planejamento. In: ZABALA, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

2 A organização dos conteúdos
Organização tradicional dos conteúdos - relacionados a matérias ou disciplinas; heranças do trívio e do quadrívio medievais. Rupturas - sincretismo e globalização. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

3 A organização dos conteúdos
Disciplinas como organizadoras dos conteúdos: Multidisciplinaridade: organização somativa, a interação entre as disciplinas pode não ocorrer necessariamente. Interdisciplinaridade: interação entre as disciplinas (comum nas ciências sociais e experimentais no ensino médio e na área de conhecimento do ensino fundamental). Transdisciplinaridade: grau máximo de relações, supõe integração global dentro de um sistema totalizador. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

4 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Métodos globalizados Centrado no aluno e em suas necessidades educacionais. Aluno como protagonista do ensino. Tipos principais: Centros de interesses (Decroly) Projetos (Kilpatrick) Estudo do meio (Movimento de Cooperazione Educativa) Projetos de trabalho (vide quadro 6.1, p. 145) OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

5 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Métodos globalizados Centros de interesses – parte de um núcleo temático motivador e segue com observação, associação e expressão. Projetos – elaboração / produção de um objeto ou montagem. Estudo do meio – construção do conhecimento através da seqüência do método científico (problema, hipóteses, experimentação). Projetos de trabalho globais – elaboração de um dossiê, como resultado de uma pesquisa pessoal ou em equipe. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

6 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Centros de interesse Seqüência: observação, associação e expressão. Justificativa: aprendiz como ponto de partida, respeito à personalidade do aluno, ineresse como alavanca da aprendizagem, a vida como educadora, aprendizes como seres sociais, atividade mental presidida pela função globalizadora. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

7 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Projetos Kilpatrick, a partir de Dewey. Seqüência: intenção, preparação, execução e avaliação. Justificativa: possibilita a atividade coletiva, vincula as atividades escolares à vida real, torna o trabalho escolar autenticamente educativo, favorece a concepção da realidade como fato problemático. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

8 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Estudo do meio MCE, a partir de Freinet (1924). Revigorado em 1970. Seqüência: motivação, explicitação das perguntas ou problemas, respostas intuitivas ou hipóteses, determinação dos instrumentos para a busca de informação, esboço das fontes de informação e planejamento da investigação, coleta de dados, seleção e classificação dos dados, conclusões, generalização, expressão e comunicação. Justificativa: a pesquisa envolve uma ação que implica a modificação do meio, a aprendizagem científica desenvolve o espírito científico, o qual é essencial ao desenvolvimento do hábito democrático, o método pode contribuir para a formação de cidadãos críticos. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

9 Projetos de trabalho globais
Seqüência: escolha do tema, planejamento do desenvolvimento do tema, busca de informação, tratamento da informação, desenvolvimento dos diferentes tópicos do índice, elaboração do dossiê de síntese (avaliação, novas perspectivas). Justificativa: abordagem dos conteúdos a partir do diálogo, contribui com um sentido da globalização, dá prioridade a uma perspectiva procedimental, promove elevado nível de envolvimento do grupo/classe, leva em conta as diferentes possibilidades e interesses dos aprendizes. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

10 Análise das diferentes formas de organização dos conteúdos
Opção globalizadora - importância que se dá ao aluno e a como aprende e a finalidade que se atribui ao ensino. Pergunta-chave – qual o papel do ensino? Que tipo de cidadão se propõe? Que capacidades é preciso desenvolver? Disciplinas – promovem as capacidades cognoscitivas. Educação básica – pelo seu caráter formativo não pode ser exclusivamente disciplinar. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

11 Tipologia dos conteúdos
Conceituais – priorizam as capacidades cognoscitivas. Factuais – conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Procedimentais – inclui regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos dirigidos para a realização de um objetivo. Atitudinais – agrupam valores, atitudes e normas. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

12 Intervenção na realidade
Centros de interesse – conteúdos conceituais e atitudinais. Cidadãos preparados para conhecer e interagir com o meio. Projetos – conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais. Pessoas solidárias, que sabem fazer. Estudo do meio – conteúdos procedimentais presentes em todas as fases; também os conceituais e os atitudinais. Cidadãos democráticos, com espírito científico. Projetos de trabalho globais – conteúdos conceituais e procedimentais. Cidadãos capazes de aprender a aprender. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

13 Intervenção na realidade
Objetivos dos métodos globalizado: Conhecer a realidade e saber se desenvolver nela (conhecimento e atuação para a vida). Estabelecer vínculos com o mundo real, a partir de problemas tirados da realidade. Erro simplista – o conhecimento isolado de técnicas e saberes é suficiente para dar resposta aos problemas da vida social e profissional futura. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

14 Métodos globalizados - significância e funcionalidade
Fomento à atitude favorável para a aprendizagem. Conteúdos de aprendizagem e projeto concreto. Aprende-se a partir de uma necessidade sentida e não de conhecimentos impostos a priori. Formação de cidadãos que, ao entenderem o porquê da aprendizagem dos distintos instrumentos conceituais, das técnicas e dos recurso das diversas disciplinas, compreendem e participam de uma sociedade complexa. A abordagem exclusivamente disciplinar não se relaciona diretamente com os conteúdos atitudinais. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

15 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Conclusões A organização dos conteúdos não se restringe ao caráter meramente técnico, pois responde à própria essência do que se pretende alcançar com a educação. A abordagem globalizada não supõe a rejeição das disciplinas, mas as percebe como instrumentos de análise, compreensão e participação social, para além do caráter enciclopédico. OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA

16 OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA
Atividades Equipe 1 – organização de um conteúdo mediante os centros de interesses. Equipe 2 – organização de um conteúdo mediante projetos. Equipe 3 - organização de um conteúdo mediante estudo do meio. Equipe 4 – organização de um conteúdo mediante projetos de trabalho globais. Qual a contribuição da abordagem globalizadora de organização dos conteúdos que sua equipe desenvolveu para o campo da EaD? OAPI I - LUCILA PESCE - ZABALA


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