A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensinar e Aprender com TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensinar e Aprender com TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Ensinar e Aprender com TIC
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo iMAT Passa o tempo, tic, tac... Formadora: Drª Ana Paula Vilas Formanda: Cristiana Oliveira Junho/Julho 2014 Cristiana Oliveira

2 Ensinar e Aprender com TIC
iMAT Passa o tempo, tic, tac... iMAT surge como trabalho de aplicação dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas na ação de formação Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo. iMAT apresenta-se como uma página na internet que pretende constituir-se como um lugar de partilha de recursos pedagógicos e educativos. Passa o tempo, tic, tac... assume-se como a primeira proposta de trabalho a constar na página iMAT e a ser partilhada com todos aqueles que a visitarem. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

3 Ensinar e Aprender com TIC
Plano de Aula Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

4 Ensinar e Aprender com TIC
O Plano de Aula sugerido encontra-se elaborado tendo como intenção a aplicação das suas propostas de atividades a alunos do 3ºano de escolaridade do 1ºCiclo do Ensino Básico. Todos os elementos constituintes da planificação apresentam-se como parte complementar de uma proposta de trabalho, surgindo como sugestões passíveis de alteração, substituição e/ou anulação. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

5 Ensinar e Aprender com TIC
Interdisciplinaridade Matemática/Estudo do Meio Passa o tempo, tic tac… História e Evolução do Relógio    O primeiro aparelho medidor do tempo de que se tem conhecimento está datado de 3500 a.C. Eram denominados de obeliscos e eram utilizados como relógios de sol rudimentares. Anterior a este método, existiam outros, menos abrangentes, que apenas mediam os anos, os meses, as semanas e/ou os dias. Com a evolução dos obeliscos, inventaram-se instrumentos que satisfaziam um pouco mais as necessidades do Homem na medição do tempo das suas actividades ao longo do dia. Surgiram os relógios de água, os relógios de sol e de areia e outros engenhos que, com maior ou menor acerto, fazem parte de um percurso que continuou até aos nossos dias. Todos os relógios funcionam seguindo um princípio semelhante, que consiste em contar um ciclo regular que nos permite medir o tempo. Na antiguidade usavam-se como pontos de referência para a medição do tempo os acontecimentos naturais como, por exemplo, a duração do dia ou a observação dos astros. Outros relógios, em vez de se fixarem num acontecimento usam um mecanismo próprio com uma duração constante. Um dos primeiros aparelhos Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

6 Ensinar e Aprender com TIC
deste tipo foi criado pelos egípcios cerca de 1400 anos a.C. e denomina-se clepsidra ou relógio de água. O seu princípio consiste no facto de uma determinada quantidade de água necessitar sempre do mesmo tempo para passar gota a gota de um recipiente para outro. Os egípcios além de clepsidras utilizaram relógios de sol para a medição do tempo, um destes relógios, datado do século VIII a.C., ainda se conserva no Egipto. Os relógios mecânicos apareceram no século XIII, sendo bastante inexactos e em muitos casos aparatosos. As primeiras referências aparecem em livros de Afonso X o sábio, mas posteriormente grandes personagens como Leonardo da Vinci contribuíram de uma ou de outra forma para o desenvolvimento de engenhos mais precisos para medir o tempo. O passo seguinte foi dado com a criação do relógio pendular, cujo princípio foi concebido por Galileo, embora tenha sido Huygens, um cientista holandês, que o materializou em Este relógio representava um grande avanço relativamente aos anteriores, dado que só se desfasava cerca de dez segundos por dia. Durante este mesmo século apareceram os primeiros relógios de bolso. O relógio de pêndulo aperfeiçoou-se durante quase três séculos, até que em 1929 um cientista Americano, Warren A. Marrison, inventou o relógio de cristal de quartzo, que se baseia na vibração que o cristal experimenta Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

7 Ensinar e Aprender com TIC
quando é submetido a uma voltagem eléctrica. Ainda no século XX surgiram, a par dos tradicionais relógios de ponteiros, os relógios digitais. Durante séculos o Homem interessou-se por todos os mecanismos e/ou instrumentos de medição do tempo conseguindo obter invenções fantásticas e uma evolução extraordinária. Contudo, ainda não satisfeito, o Homem continua a sua demanda pelo perfeccionismo destes objectos e o futuro trará, efectivamente, novos avanços na área. O RELÓGIO Relógio de Água Relógio de Sol Relógio de Areia Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

8 Ensinar e Aprender com TIC
Relógio de Cuco Relógio de Bolso Relógio de Mesa Relógio Despertador Relógio Analógico de Pulso Relógio Digital Atenção: A proposta de trabalho sugere que, primeiramente, seja efetuada uma pesquisa sobre a evolução do relógio por parte dos alunos e, posteriormente, se elabore uma síntese como a então apresentada. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

9 Ensinar e Aprender com TIC
Interdisciplinaridade Matemática/Música Passa o tempo, tic tac… Tic, tac, tic, tac… Passa o tempo, tic, tac, Tic, tac, passa a hora Chega logo, tic, tac, Tic, tac, e vai-te embora. Passa o tempo, Vem depressa, Não atrasa, Não demora, Que já estou muito cansado, Já perdi toda alegria De fazer meu tic, tac, Tic noite, Noite e dia. Tic, tac Tic, tac, Vinicius de Moraes Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

10 Ensinar e Aprender com TIC
Interdisciplinaridade Matemática/Expressão Plástica Passa o tempo, tic tac… Construindo um Relógio Recorta o relógio e os ponteiros e com o atache monta o relógio. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

11 Ensinar e Aprender com TIC
Matemática Passa o tempo, tic tac… Ficha de Trabalho I O Tempo / As Horas / O Relógio 1.Completa as lacunas com as palavras dadas: «Há muitos e muitos séculos atrás, o Homem sentiu a necessidade de medir o tempo. Começou por contar os anos, os ____________, as ___________ e os dias, mas precisava de uma medida mais pequena para quantificar o tempo dispendido nas suas actividades ao longo do dia. Foi então que surgiram os primeiros instrumentos de medição do tempo. O Homem começou por inventar o relógio de água e o relógio de ___________. Construiu, também, um relógio de areia, mais conhecido como “ampulheta”. Mais tarde, o mundo assistiu à invenção que veio revolucionar o modo como medíamos o tempo até àquela altura. Inventou-se o relógio ____________. Daí em diante, surgiu todo o tipo de relógios, desde o relógio de cuco, de ___________ ou de ____________ até ao relógio de bolso e de ____________. Ao longo dos anos, os relógios e os seus mecanismos foram, igualmente, sofrendo diversas alterações, a par do tradicional relógio com ponteiros surgiu o relógio ____________.» digital sol pulso meses pendular semanas mesa parede Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

12 Ensinar e Aprender com TIC
2. Preenche correctamente a tabela: Um quarto de hora 30 minutos Três quartos de hora 60 minutos Uma hora e meia 3. Diz que horas são: São _____________________________. 4. Desenha os ponteiros, de acordo com a hora indicada. Falta um quarto para as 17h. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

13 Ensinar e Aprender com TIC
5. Resolve: O José entrou na escola às 9horas e começou a aula. O recreio da manhã decorreu entre as 10h 30min e as 11horas. O José saiu para almoçar às 12h 30min. Quanto tempo durou a aula? R: __________________________________________________________________. 6. Pensa na tua rotina diária e desenha, nos relógios, os ponteiros de modo a assinalarem as atividades principais no teu dia a dia. Levanto-me às ________________ As aulas começam às ________________ Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

14 Ensinar e Aprender com TIC
 Almoço às ________________ As aulas terminam às _________________ Janto às __________________ Deito-me às ________________ Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

15 Ensinar e Aprender com TIC
7. Efetua os algoritmos com as horas e os minutos: 4h25min + 2h45min = 3h45min – 1h25min = 8. Pensa bem… Um dia tem horas Uma semana terá horas Um mês (30dias) terá horas E quantas horas terá um ano? ______________________________________________________________________. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

16 Ensinar e Aprender com TIC
Interdisciplinaridade Matemática/Português Passa o tempo, tic tac… A Corrida lá na Escola Pouco depois, com 18minutos, Chegava a Beatriz. Logo dois minutos após, Cortava a meta o Luís. O amigo Romeu Teve um pequeno incidente A sapatilha perdeu E sorriu toda a gente. Mas desembaraçado que é A alguns conseguiu fugir Chegou aos 24minutos E pôs a plateia a aplaudir. A alta velocidade Ia correndo o João, 14minutos de prova Até parecia um foguetão. Na escola aconteceu Uma prova espectacular. O atletismo foi rei Num dia para lembrar. A Joana partiu bem, Mas foi-se atrasando. Após 26minutos, A vimos chegando. Com 22minutos de prova Chegou ligeiro o Miguel E com o mesmo tempo O seu colega Manel.    Ao olharmos para a pista, Uma menina muito corria E aos16minutos Chegava ao fim a Maria. Embora não muito rápidos, Com 28minutos chegou o André E com meia hora certa Cortou a meta o José. Na entrega das medalhas, Ninguém ficou triste. Participar é o melhor que há E a amizade o melhor que existe! Cristiana Oliveira Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

17 Ensinar e Aprender com TIC
Matemática Passa o tempo, tic tac… Ficha de Trabalho II Organização e Tratamento de Dados 1. Após a leitura atenta do texto «A corrida lá na escola», vamos tentar organizar os dados importantes que aí encontramos para percebermos melhor o acontecimento relatado e podermos, finalmente, medalhar os vencedores. Completa a tabela seguinte que te ajudará a identificar todos os seus participantes e o tempo que cada um obteve na prova: Participantes Tempo obtido na Prova Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

18 Ensinar e Aprender com TIC
b) De acordo com a tabela, coloca os nomes dos participantes por ordem de chegada à meta: 1.º - ___________________________ 2.º - ___________________________ 3.º - ___________________________ 4.º - ___________________________ 5.º - ___________________________ 6.º - ___________________________ 7.º - ___________________________ 8.º - ___________________________ 9.º - ___________________________ 10.º - ___________________________ Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

19 Ensinar e Aprender com TIC
c) Observa o gráfico de barras que traduz os resultados obtidos pelos participantes na prova de atletismo na escola e completa-o corretamente: Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

20 Ensinar e Aprender com TIC
Responde agora a algumas questões com o auxílio do gráfico. Quem foi o participante que concluiu a prova com o menor tempo registado? _________________________________________________________________________ E quem foi o participante que concluiu a prova com o maior tempo registado? Que participantes registaram o mesmo tempo na prova? Qual foi a diferença temporal entre o primeiro e o último participantes a cortarem a meta? O vencedor da prova foi _________________________________________________________________ Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

21 Ensinar e Aprender com TIC
Matemática Passa o tempo, tic tac… Ficha de Trabalho III Organização e Tratamento de Dados 1.Existem diversos tipos de gráficos representativos de dados. Um dos tipos de gráficos mais dinâmicos e interessantes é o Pictograma. Não esquecendo de observar a legenda, constrói um pictograma de acordo com os dados anteriormente organizados. Para tal utiliza as etiquetas que te são facultadas = 4minutos Joana Miguel Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

22 Ensinar e Aprender com TIC
2. Chegou a altura de medalhar os vencedores, identifica-os e pinta correctamente as suas medalhas de acordo com os seus lugares no pódio. ____________ ___________ ____________ Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

23 Ensinar e Aprender com TIC
Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

24 Ensinar e Aprender com TIC
Matemática Passa o tempo, tic tac… Auto-Avaliação Após a realização das atividades propostas, reflete um pouco sobre o teu desempenho e efetua a tua avaliação. Poderás, agora, sugerir outros conteúdos que gostasses de abordar e consolidar através de propostas de trabalho individuais ou coletivas. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Auto-avaliação Não consegui. Ainda tenho dificuldades. Fiz um bom trabalho. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

25 Ensinar e Aprender com TIC
Conclusão Analisando o Currículo Nacional correspondente ao 1ºCiclo do Ensino Básico, verificamos que é dada especial relevância às áreas curriculares disciplinares e compreendemos, após uma leitura mais cuidada, a razão pela qual a Matemática é uma das áreas consideradas como prioritárias para o desenvolvimento das crianças. «A Matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar. A sua apropriação é um direito de todos. Todas as crianças e jovens devem ter a possibilidade de: contactar, a um nível apropriado, com as ideias e os métodos fundamentais da matemática e apreciar o valor e a sua natureza; desenvolver a capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar, assim como a autoconfiança necessária para fazê-lo.» in Currículo Nacional – Ministério da Educação Ora, tal como preconiza, igualmente, o Currículo Nacional, também a área correspondente às TIC, Tecnologias da Informação e Comunicação, é tida como fundamental para o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Portanto, considerada, também, como coadjuvante na formação integral das crianças ao longo de toda a escolaridade. Assim sendo, foi com convicção e empenho que, conjugando ambas as áreas, TIC e Matemática, concretizei o presente trabalho, após frequência e aprendizagem no Curso de Formação Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo. Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira

26 Ensinar e Aprender com TIC
Bibliografia / Recursos Digitais bi.gave.min-edu.pt/exames/exames/provas/ fundacao.telecom.pt/Home/KhanAcademy.aspx Ensinar e Aprender com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Cristiana Oliveira Cristiana Oliveira


Carregar ppt "Ensinar e Aprender com TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google