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ASI - Aspectos Sociais da Informática Prof. Ronaldo Castro de Oliveira

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Apresentação em tema: "ASI - Aspectos Sociais da Informática Prof. Ronaldo Castro de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 ASI - Aspectos Sociais da Informática Prof. Ronaldo Castro de Oliveira
Plano de Negócios

2 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS - PN
Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Afere a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar recursos É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio.

3 Fatores básicos de um Plano de Negócios
Conceito do Negócio: Colocar os produtos, serviços, tecnologia etc. no mercado e obter resultados “positivos”. Conhecer o Mercado: Avaliar se a demanda do mercado é adequada para suportar a sua companhia. Forças e tendências da mercado: O seu negócio não é isolado; normalmente experimenta as mesmas interferências do mercado. Posição estratégica clara e consistente de foco de negócios: Diferenciação do competidor e manutenção do foco nessa posição. Administração competente: Cada empregado (e você próprio) deve ser avaliado segundo critérios de experiência, realismo, flexibilidade e habilidade de tratar bem o público.

4 Fatores básicos de um Plano de Negócios
Habilidade de atrair, motivar e reter talentos: A habilidade de encontrar, atrair e manter empregados competentes é crucial para a competitividade e viabilidade da companhia (pagamento justo, benefícios, moral, ética etc.). Controle financeiro: Uma das chaves do negócio é como trabalhar com recursos financeiros. Antecipação de mudanças:A mudança é inevitável – e cada vez é mais rápida. A empresa tem de antecipar-se e responder muito rapidamente, bem como treinar empregados para serem adaptáveis à nova realidade. Valores e integridade da empresa: Cada empresa tem de fazer dinheiro (gerar negócios). Estudos concluem que cias. que enfatizam objetivos são melhor sucedidas do que as que possuem motivação apenas monetária.

5 Tornando atrativo um Plano de Negócios
Os primeiros minutos: O tempo é precioso para o investidor, principalmente se banqueiros, “venturers capitalist” que possuem muitos PNs a serem analisados. Apesar de se dispender vários meses preparando o PN, um investidor ou banqueiro pode descartá-lo em poucos minutos. Se ultrapassar essa etapa ele será avaliado mais detalhadamente. Informações: A idéia central do plano deve responder às seguintes questões: A idéia do negócio é sólida ? Há mercado suficiente para o produto ou serviço? As posições financeiras são saudáveis, realistas e em linha com as condições de mercado? A administração é competente? O plano descreve claramente como e quando os investidores recuperarão seu investimento? Coloque os dados corretamente: O pior erro em um B.P. é cometer um erro! Se o investidor entender que uma afirmação não é verdadeira, perde-se a credibilidade. Os fatos não só precisam ser corretos, mas tem de ser originários de fonte respeitável e reconhecida.

6 Tornando atrativo um Plano de Negócios
Tamanho do plano: Sem incluir considerações financeiras e apêndices, o plano deve ter entre páginas. Somente um plano muito complexo deve ter mais de 30 páginas. Horizonte de tempo do plano: Depende do interesse da administração. Pode ser para 3 ou 6 meses, um ano, 3 ou 5 anos. Quanto mais longo for o prazo, mais genérica deverão ser as informações. Linguagem: A linguagem dever ser profissional, sem ser ufanista (superlativos) ou ingênua. O objetivo fundamental é conferir um realismo "otimista" e um entusiasmo nas propostas. Estilo: Apesar da linguagem apropriada, devem ser usados números que suportam as propostas, pois dão maior credibilidade. Principalmente se os números vierem de fonte fidedigna. Elementos visuais Um gráfico ou figura representa mais do que mil palavras: Sempre que possível devem ser usados fotos, ilustrações, tabelas, gráficos.

7 SUCESSO X INSUCESSO 54% Bom administrador 26% Falta de capital de giro
Fonte: Sebrae-MG A EMPRESA VAI BEM POR QUÊ? A EMPRESA QUEBROU POR QUÊ? 54% Bom administrador 26% Falta de capital de giro 36% Bom conhecimento do mercado 21% Falta de clientes 19% Uso de dinheiro próprio 18% Erros gerenciais 17% Perseverança do dono 17% Carga tributária 15% Aproveitamento das oportunidades 12% Inadimplência 13% Capacidade de assumir riscos 10% Forte concorrência (modismo pode saturar)

8 PRINCIPAIS QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS POR UM PLANO DE NEGÓCIOS
O que você está propondo fazer ? Quem irá comprar ? Existe vantagem competitiva ? Como será feito ? Quem irá fazer e gerenciar ? Isto dá dinheiro ???

9 O QUE VOCÊ ESTÁ PROPONDO FAZER?
Produto / Serviço Proposta de valor Posicionamento na cadeia de valor

10 QUEM IRÁ COMPRAR? EXISTE VANTAGEM COMPETITIVA?
Produto / Serviço Estrutura Competição Estratégia de atuação Potencial de mercado Mercado

11 COMO SERÁ FEITO? Produto / Serviço Mercado Operacionalização
Tecnologia Processos de produção e distribuição Relação com fornecedores e distribuidores Operacionalização

12 QUEM IRÁ FAZER E GERENCIAR?
Produto / Serviço Mercado Operacionalização Organização Equipe Gerencial Modelo organizacional

13 ISTO DÁ DINHEIRO? Produto / Serviço Mercado Operacionalização
Organização Balanço, P&D, Fluxo de Caixa Índices financeiros, payback Necessidade de financiamento Finanças

14 O CONTEÚDO DO PLANO DE NEGÓCIOS: OS 5 PILARES
Produto / Serviço Mercado Operacionalização Organização Finanças Proposta de valor Posicionamento na cadeia de valor Estrutura Competição Estratégia de atuação Potencial de mercado Tecnologia Processos de produção e distribuição Relação com fornecedores e distribuidores Equipe Gerencial Modelo organizacional Balanço, P&D, Fluxo de Caixa Índices financeiros, payback Necessidade de financiamento

15 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

16 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Pilar 1 – Produto / Serviço Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

17 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Pilar 2 - Mercado Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

18 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Pilar 3 - Operacionalização Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

19 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Pilar 4 - Organização Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

20 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Competidores Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço Mercado Alvo $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $ Pilar 5 - Finanças

21 AMARRANDO TODAS ESTAS IDÉIAS ...
2 3 4 5 6 1 8 9 7 10 Produto / Serviço Mercado Operacionalização Organização Finanças Plano de Implementação Análise de Riscos Proposta de Investimento Anexos Sumário Executivo

22 Estrutura do Plano de Negócios
Sumário Executivo Missão, Visão e Valores Objetivos Definição do Negócio: Produto / Serviço Equipe Gerencial e Estrutura Organizacional Plano de Marketing Plano de Vendas Plano de Projeto e Desenvolvimento Plano Financeiro Análise de Riscos

23 Sumário Executivo Este é o lugar onde você reúne, de maneira resumida, todas as idéias desenvolvidas ao longo do Plano de Negócios. O Resumo Executivo tem o papel de transformar as partes soltas de sua empresa num todo coerente e objetivo. Por isso, é recomendável que seja elaborado por último.

24 Missão, Visão e Valores da Empresa
Missão: Expressa o papel desempenhado pela empresa no ambiente no qual está inserida. Está relacionada aos propósitos maiores que norteiam os esforços da empresa a longo prazo. Visão: É a perspectiva da empresa a longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos, porem algo atingível. Ex.: Ser a maior e melhor empresa desenvolvedora de sites do Brasil com 1 filial em cada estado brasileiro.   Valores: São as características que direcionam as atividades da empresa em busca da visão e missão. Ex.: Ética, Tradição, Qualidade, Seriedade, Excelência, Competência etc. 

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28 Objetivos Objetivos (claros e quantificados: ex: 1 % do mercado regional no 1º ano). Este item deverá responder questões pontuais, como as que seguem: Em que mercados você irá atuar e quais os percentuais de cada um destes mercados pretende conquistar? Qual o faturamento que pretende atingir? Em quanto tempo? Qual a lucratividade esperada de seu negócio?

29 Definição do Negócio: Produto / Serviço
Este item deverá responder questões gerais relativas à concepção de seu negócio, como as que seguem: Qual é o seu produto/serviço? Quem é o seu cliente? Que problema/necessidade seu produto/serviço irá solucionar? O que poderá ser feito a partir de seu produto/serviço que antes não era possível fazer?

30 Equipe Gerencial e Estrutura Organizacional
O que deve conter este tópico: Perfil Individual dos Sócios – Mini currículo individual dos sócios Análise dos pontos fortes e fracos da equipe (necessidades) Estrutura Organizacional da empresa (responsabilidades) Motivação OBS: A existência de parcerias já firmadas (formalizadas por exemplo, através de uma carta de interesse), é bem vista na avaliação da viabilidade técnica do projeto. Se possível, procure firmar estas parcerias e anexe as cartas de interesse obtidas em seu plano de negócios.

31 Equipe Gerencial e Estrutura Organizacional
Após a elaboração desta parte, algumas das questões que você deverá estar apto a responder são: Qual a razão para começar seu próprio negócio? O histórico dos empreendedores credencia-nos a ter sucesso neste novo projeto? Quais são os principais executivos e quais são suas funções? Quais as parcerias que podem ser apontadas como relevantes ao êxito de seu negócio? Como pretende articular/atrair/consolidar estas parcerias?

32 Plano de Marketing O que deve conter este tópico:
Ambiente do Negócio Definição do Produto Características Técnicas do Produto Estudo de Mercado Estudo da Concorrência OBS: As premissas de crescimento de mercado devem estar apoiadas, sempre que possível, em análises quantitativas sólidas.

33 Plano de Marketing Ambiente de negócio: Definição do Produto
Qual a necessidade de mercado que a empresa pretende atender? Quais são os clientes que a empresa espera atender? Definição do Produto Se o produto da empresa faz as coisas mais rapidamente, qual o valor do tempo para os clientes? Se o produto é melhor, qual o valor da qualidade para estes clientes? Se o produto é mais barato, qual o valor do preço para os clientes? Quanto os clientes pagarão para ter estas necessidades atendidas?

34 Plano de Marketing Características Técnicas do Produto
Que tecnologia os produtos da empresa irão utilizar? Como esta tecnologia se compara com as tecnologias existentes? A tecnologia pertence à empresa? Se não, qual a vantagem em desenvolvê-la? Estudo de Mercado Qual o tamanho do mercado para estes produtos e serviços? Quão rápido é o crescimento esperado? O que está orientando o crescimento do mercado? Espera-se que continue? Por quê? Qual o diferencial competitivo, ou seja, em que seu produto será melhor que o da concorrência? Qual a extensão do ciclo de vida esperada?

35 Plano de Marketing Estudo da concorrência:
Quem são os concorrentes e como eles competirão com você? Quais são os produtos/serviços oferecidos pelos concorrentes? Quais são os preços e prazos praticados? Quais são as garantias oferecidas? Quais seus pontos fracos em relação à concorrência?

36 Plano de Marketing Fontes de informação para estudo do mercado:
Relatórios da industria de TI International Data Group ( Forrester Research ( Gartner Group ( Meta Group ( The 451 Group ( Dados de Empresas Comissão de Valores Mobiliários ( Bovespa ( SERASA ( US Securities and Exchange Commision ( NASDAQ ( Sites de empresas

37 Plano de Marketing Fontes de informação para estudo do mercado:
Consultorias: McKinsey ( BSC ( Bain & Company ( Booz Allen ( AT Kearney ( Accenture ( Pesquisa de Mercado AC Nielsen ( Ibope ( Informações Gerais: IBGE, FGV, Banco Central, Associações de Indústria e Comercio (FIEMG, FIESP, ACMG, ACRJ), Associações Setoriais (SOFTEX, Febraban; visite site para lista de associações no Brasil

38 Plano de Vendas O que deve conter neste tópico:
Estratégia geral de vendas Distribuição Política de preços Propaganda e Promoção Pós-venda e garantia

39 Plano de Vendas Após a elaboração desta parte, algumas das principais questões que você deverá estar apto a responder são: Qual o segmento e nicho de mercado que pretende atingir? Quais as necessidades de seu público alvo, em termos de abrangência de solução e preço? Qual a forma de empacotamento? A empresa licenciará a tecnologia, produzirá e venderá os produtos, distribuirá no mercado? Quais os canais de distribuição? Como a empresa posicionará seu produto frente à concorrência? A empresa dispõe de material publicitário acerca de seus produtos/serviços? Quais os esforços da empresa no sentido de melhorar, manter ou proteger sua imagem?

40 Plano de Projeto e Desenvolvimento
O que deve conter neste tópico: Estágio atual do desenvolvimento Plano de gestão dos riscos Após a elaboração desta parte, algumas das principais questões que você deverá estar apto a responder são: Em que estágio de desenvolvimento encontra-se seu projeto? Qual a previsão de lançamento da primeira versão? Qual a perspectiva de lançamento de novas versões? Quais são os principais riscos com os quais a empresa poderá defrontar-se? Como a pretende minimizá-los?

41 Plano Financeiro O que deve conter neste tópico:
Investimento inicial Despesas fixas, com pessoal, produção Resultado financeiro projetado Projeção do movimento de caixa Payback Após a elaboração desta parte, algumas das principais questões que você deverá estar apto a responder são: Qual o montante de recursos que será necessário investir para a concretização do projeto? Que montante a empresa espera levantar agora? Quanto mais adiante? Como? Quão rentável espera-se que seja o negócio? Quando a empresa espera tornar-se rentável?

42 Plano Financeiro Participação Societária

43 Plano Financeiro Projeção de Vendas

44 Plano Financeiro Dedução de Impostos

45 Plano Financeiro Receita Líquida

46 Plano Financeiro Investimentos

47 Plano Financeiro Despesas Fixas

48 Plano Financeiro Despesas com Pessoal

49 Plano Financeiro Despesas com Produção

50 Plano Financeiro Total de Despesas

51 Plano Financeiro Fluxo de Caixa

52 Plano Financeiro Payback


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