A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Profª. Edlauva Oliveira dos Santos

2 A avaliação é necessária!
Avaliar é necessário, mas é fundamental, hoje superarmos a mera cobrança de conteúdo memorizados e que não expressam o que o aluno APREENDEU. A avaliação pode ser de formas diversas (diagnóstica, formativa, contínua, somativa) e se utilizar de diferentes instrumentos.

3 Uma concepção de avaliação
“A avaliação é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas”.

4 Alguns equívocos da avaliação tradicional
1: Exploração exagerada da memorização 1. Relacione os nomes das aranhas venenosas: (Ciências – 6ª série) 1. Aranha marrom ( ) Latrodects 2. armadeira ( ) Lycosa 3. tarântula ( ) Loxóceles 4. Viúva negra ( ) Ortognata 5. carangueijeira ( )Phoneutria

5 Alguns equívocos da avaliação tradicional
2: Falta de parâmetros para correção “Como é a organização das abelhas numa colméia?” Respostas: É jóia! É espetacular! Engano do professor: pensar que o aluno por ter assistido a aula sabe responder da forma como a matéria foi dada.

6 Alguns equívocos da avaliação tradicional
3: Utilização de palavras de comando sem precisão de sentido no contexto Ex.: Dê sua opinião: o que você faria para acabar com a situação da seca no Nordeste? Reposta: “Nada, absolutamente nada, pois não gosto de nordestino e quero que todo mundo se lasque”.

7 Como deveriam ser os instrumentos de avaliação
Contextualização: cuidado para que o texto sirva de contexto e não de pretexto. Leia o texto abaixo e em seguida responda a questão que se segue sobre ele:

8 Como deveriam ser os instrumentos de avaliação
Parametrização De acordo com os estudos que fizemos em sala de aula sobre a história de Roraima, responda as questões a seguir: Qual a relação entre as invasões espanholas ao território brasileiro e o surgimento de Roraima? Faça um desenho representando pelo menos três fatos que marcaram o povoamento da região do Rio Branco nos séculos XVII e XVIII. Depois crie uma legenda identificando esses fatos.

9 Como deveriam ser os instrumentos de avaliação
Exploração da capacidade de leitura e de escrita do aluno 1. Faça um desenho representando o processo de fotossíntese e depois escreva uma breve explicação sobre ele: Desenho Explicação

10 Como deveriam ser os instrumentos de avaliação
Proposição de questões operatórias e não transcritórias

11 Que instrumentos podemos usar?
Atividades escritas, Dramatização, Trabalho de pesquisa, Avaliação oral ou exposição oral dos alunos, Experimentação, Desenho, Maquete, Produção textual, Seminário, Portfólios Álbuns e outros.

12 Como elaborar os instrumentos e estabelecer critérios?
Objetivos e habilidades O que será avaliado? O que é fundamental que meu aluno saiba? Instrumento avaliativo Qual o instrumento que pode me mostrar da melhor maneira a aprendizagem do meu aluno? Que questões vou elaborar? O instrumento atende aos vários níveis de aprendizagem dos alunos? Está muito difícil? Está muito fácil? Critérios de avaliação Quais os objetivos que tracei para o período? Como eles foram trabalhados? Os critérios estão contemplando a proposta curricular oficial?

13 Critérios de avaliação
Um exemplo: Objetivo habilidade Compreender a idéia da adição e utilizá-la adequadamente na resolução de problemas. Instrumento questão Exercício/prova/jogo (por exemplo: bingo dos problemas) Critérios de avaliação Identificou que o problema é de adição (05 pontos) Soube desenvolver uma estratégia de resolução da adição (02 pontos) Chegou ao resultado correto do problema (03 pontos)

14 Outro exemplo: Objetivo Instrumento / questão Critério de avaliação
Reconhecer e nomear partes de uma planta. Exercício/prova/cartaz feito em pequeno grupo ou dupla. Observe a imagem e escreva o nome de cada parte da planta de acordo com os números: Reconheceu as partes da planta e soube nomeá-las por escrito: 10 pontos Reconheceu as partes da planta, mas só soube nomeá-las oralmente: 05 ponto.

15 Proposta de Organização dos instrumentos de Avaliação para LP:
Eixos Avaliados por bimestre Possíveis instrumentos Pontuação Escrita Produção textual com o gênero trabalhado no bimestre. (pode ser usados diferentes tipos de produção: transcrição, decalque, reprodução ou autoria). 30 pontos Leitura Leitura oralizada para o professor e leitura com interpretação textual (informação explícita e implícita) Análise e reflexão da língua/gramática Exercício, prova, correção contextualizada na produção textual. Oralidade Produção de textos orais ou reprodução oral de textos lidos ou escutados. 10 pontos

16 Exemplo de instrumento de avaliação para produção textual
1º ano/2º ano no início: Escreva o nome dos animais abaixo: bobolta hafaotu ablha nome Estabeleceu relação letra/som (0 – 15) Escreveu pelo menos a 1ª letra de cada palavra corretamente (0 – 5) Utilizou as regras ortográficas já estudadas? Quais ?(0 - 10) Total (30 pontos) Maria 10 4 5. Usou o lh, mas não o nh. 19 pontos

17 Exemplo de instrumento de avaliação para produção textual
1º ano/2º ano: Escreva de memória a 1ª estrofe da música “A foca” de Vinícius de Moraes: A foca ké ve afoca Ficafeliz Époumabola Noseu nariz. Escrita: possíveis critérios Relação letra/som (1,0) Segmentação das palavras (0,5) Estrutura do texto em versos. (0,5) Ortografia (r no final de palavras) (0,5) Transcrição coerente da música (0,5) Total 3,0 pontos. 0,8 0,2 0,5 0,0 2,2

18 Exemplo de instrumento de avaliação para produção textual
Para séries maiores: Escreva de memória a música “A foca” de Vinícius de Moraes: Segmentação das palavras (3 pontos) Segmentação do texto em versos (5 pontos) Ortografia (r no final/r ou rr/s ou z/nh) (7 pontos) Uso correto da pontuação (5 pontos) Uso correto da letra maiúscula (5 pontos) Seqüência correta da música (5 pontos) Total (30 pontos)

19 Vamos exercitar – Oficina:
Selecionem uma disciplina no grupo de professores da série; Nessa disciplina levantem os principais objetivos a serem avaliados no 1° bimestre, discutam qual ou quais os melhores instrumentos para avaliar se tal objetivo/habilidade foi alcançado – já pensem inclusive nos enunciados das questões; Elaborem os critérios para avaliar. Apresentem para o grupo.

20 Oficina Objetivos/habilidade s que serão avaliados
Instrumentos/questões Critérios para avaliação e pontuação de cada critério


Carregar ppt "INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google