A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 9° Ano Dança e Luta: Ampliação do conhecimento sobre as diferentes lutas e seus fundamentos básicos (ataque, luta e controle)

2 QUESTÕES PARA DISCUSSÕES
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) QUESTÕES PARA DISCUSSÕES O QUE SÃO LUTAS CORPORAIS? O QUE SÃO ARTES MARCIAIS? PARA A SOCIEDADE ATUAL, QUAL O SIGNIFICADO DE LUTAR? QUAIS AS AÇÕES E CATEGORIAS FUNDAMENTAIS DAS LUTAS CORPORAIS?

3 LUTAS CORPORAIS As lutas “são disputas em que os oponentes devem
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) LUTAS CORPORAIS As lutas “são disputas em que os oponentes devem ser subjugados mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque, defesa e controle. Constituem-se de um vasto conjunto das linguagens corporais e manifestações culturais e históricas.” (BRASIL/MEC/PCN).

4 FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS LUTAS CORPORAIS ATACAR; DEFENDER; CONTROLAR .
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS LUTAS CORPORAIS ATACAR; DEFENDER; CONTROLAR .

5 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR “Tomar ofensiva contra, investir, hostilizar, acontecer, combater. Conjuga-se como trancar.” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) consiste em executar uma ação ofensiva contra alguém ou alguma coisa, através das características de socar, chutar, puxar, derrubar, desequilibrar, golpear e/ou projetar.” PIO (2010, pg 28)

6 ATACAR NAS LUTAS CORPORAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) DEFENDER “1. Proteger; 2.auxiliar, prestar auxílio ou socorro a; 3. falar a favor de; 4. resistir a um ataque; 5. rebater uma acusação; 6. proteger-se” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) justifica-se em opor o esforço próprio ao ataque alheio, a partir da característica de excluir, empurrar, esquivar, equilibrar e/ou bloquear de algo ou alguém.” PIO (2010, pg 28)

8 DEFENDER NAS LUTAS CORPORAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) DEFENDER NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

9 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CONTROLAR “Exercer o controle de.” Amora, Antônio Soares: Saraiva, 2009. “(...) consiste em exercer o controle ou ter sob o seu domínio algo, alguém e/ou através de alguma situação, subsidiado das características de imobilizar, estrangular, segurar, agarrar e/ou gingar.” PIO (2010, pg 28)

10 CONTROLAR NAS LUTAS CORPORAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CONTROLAR NAS LUTAS CORPORAIS Imagem: Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

11 ATACAR DEFENDER CONTROLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATACAR DEFENDER Imagem: User:Evdcoldeportes/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Colômbia CONTROLAR

12 APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS :
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LUTAS : Judô; Muay Thai; Kung Fu; Jiu-Jitsu; Caratê; Krav Maga.

13 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, LUAS E CONTROLE) Judô “Caminho suave” ou “caminho da suavidade” em língua japonesa, é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. (1) (1)

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) JUDÔ Imagem: Annie Burrows/ Public Domain

15 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Muay Thai Luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde. Todo golpe do muay thai tem o objetivo de acabar com a luta. As combinações de golpes são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao quinto round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que, além de ter os socos devastadores do boxe, tem também golpes com as canelas e os pés, típicos desta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. (2) (2)

16 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) MUAY THAI Imagem: Autor desconhecido/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic

17 (3) http://www.cebinet.com.br/nilsoneves/kungfu.htm
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Kung fu Originário da China, nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que, certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu uma montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Além da habilidade em combate e ganho de saúde, a arte marcial trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, da persistência e do respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios. (3) (3)

18 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) KUNG FU Imagem: Nightscream/ Creative Commons Atribuição 3.0 Unported

19 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Jiu-jitsu Também conhecido pelas grafias jujitsu ou ju-jitsu, é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras. No Brasil, há muitos praticantes. A família brasileira Grace difundiu o jiu-jitsu brasileiro pelo mundo nos campeonatos, tornando, assim, a arte marcial mais respeitada do mundo. (4) (4)

20 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) JIU-JITSU Imagem: Teraforming/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication

21 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Caratê Arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés, chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, golpes com a palma da mão aberta, bloqueios de articulações. Lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) CARATÊ Imagem: Modestas Tursa/ Public Domain

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) Krav Maga É um sistema de defesa pessoal. Krav Maga não é considerado um desporto, uma vez que não tem uma vertente competitiva, pois não existem regras que limitem esta arte marcial. Todos os golpes são permitidos e treinados de forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível. (5) É usado pelas principais tropas de elite do mundo, como o BOPE do Rio de Janeiro, SWAT (EUA), GIGN (França), CIA (EUA), FBI (EUA), as tropas e forças armadas Israelenses, entre outras. (5)

24 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) KRAV MAGA Imagem: Lsoderst/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

25 ATIVIDADE EXTRA 1ª FASE 2ª FASE
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) ATIVIDADE EXTRA O objetivo da atividade é a adaptação e o aprofundamento do conhecimento das diversas lutas e seus fundamentos básicos. 1ª FASE Debate com os alunos sobre as formas diversas e possíveis fundamentos básicos das lutas corporais. 2ª FASE Propor a movimentação livre no espaço, vivenciando os movimentos que são possíveis para realização naquele espaço; vivenciando as formas de se deslocar aplicando os fundamentos básicos de cada luta corporal; identificando os movimentos de ataque, defesa e controle realizados pelos demais alunos.

26 EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) 3ª FASE Em duplas, realizar movimentos de ataque, defesa e controle; Perceber os movimentos comuns que estão sendo realizados pelas demais duplas; Selecionar os movimentos que são melhores para sua realização. 4ª FASE As duplas devem produzir um texto, relatando os movimentos mais prazerosos, os mais difíceis e os mais rápidos. Por fim, as duplas devem socializar o texto para toda a turma.

27 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
EDUCAÇÃO FÍSICA, 9º Ano do Ensino Fundamental AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS DIFERENTES LUTAS E SEUS FUNDAMENTOS BÁSICOS (ATAQUE, DEFESA E CONTROLE) REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,MEC/SEF, 1998. Coletivo de  autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez Editora, 1992. Educação Física/vários autores.-Curitiba: SEED-PR, 2006. ESCOBAR, M. O. Cultura corporal na escola: tarefas da Educação Física. Motrivivência. CASTELLANE, Lino. Metodologia do ensino da educação Física. 2.ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009. Orientações teorico-metodológicas: educação física ensino médio, SEED-PE.

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 7 Jdcollins13/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 27/08/2012 9 11 12 User:Evdcoldeportes/ Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Colômbia 15 Annie Burrows/ Public Domain 17 Autor desconhecido/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 19 Nightscream/ Creative Commons Atribuição 3.0 Unported 21 Teraforming/ Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication 23 Modestas Tursa/ Public Domain 25 Lsoderst/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google