Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Projeto de Leitura
2
1. Apresentação e Fundamentação
Oferta Curricular do Agrupamento -Educação Cívica e Cidadania (45 min./semana) Assuntos ligados à Direção de Turma Projeto de Leitura “Cresço a LER”
3
Domínio da Leitura Participação ativa e crítica na sociedade do conhecimento Condição essencial de cidadania e inclusão social Redução do insucesso escolar em diferentes áreas curriculares Melhoria dos resultados na avaliação externa
4
2. Objetivos Promover a leitura, assumindo-a como fator de desenvolvimento individual, contribuindo para a formação de cidadãos autónomos, intervenientes e responsáveis; Incentivar o gosto pela leitura; Criar hábitos de leitura; Desenvolver a fluência da leitura; Estimular uma atitude crítica perante a leitura; Criar um ambiente social favorável à leitura; Promover o uso correto da língua portuguesa para comunicar de forma adequada e estruturar pensamento próprio; Incentivar a pesquisa, seleção e organização da informação para a transformar em conhecimento mobilizável; Proporcionar a realização de atividades, visando a autonomia, responsabilidade e criatividade; Contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos (nomeadamente na avaliação externa)
5
Esforço concertado para a formação de Leitores
3. Intervenientes Esforço concertado para a formação de Leitores Diretor de Turma Professores do Conselho de Turma Biblioteca Escolar Encarregados de Educação
6
Atividades a realizar pelos alunos
Criar o Portefólio de Leituras (arquivo dos registos de leitura) Selecionar e fazer-se acompa-nhar todas as aulas de um livro para leitura Realizar o registo de cada livro lido. Preparar a apresen-tação oral de um dos livros lidos para o Fórum de Leitura (na disciplina de Português – um por período)
7
Participação dos Encarregados de Educação
Partilhar o gosto pela leitura Visitar bibliotecas Visitar livrarias
8
Participação dos Encarregados de Educação
Conversar sobre os livros Ver com regularidade o Portefólio Estimular a boa preparação para o Fórum de Leitura
9
4. Avaliação (no âmbito da Cidadania e Educação Cívica)
Comportamento . Respeita o professor; . Respeita os colegas; . Cumpre as regras estabelecidas, colaborando na criação de um ambiente propício à concentração. Responsabilidade/ Empenho/ Organização . É assíduo . É pontual . Faz-se acompanhar do material necessário; . Empenha-se nas tarefas propostas; . Organiza o Portefólio Individual de Leituras; . Sabe autoavaliar-se Autonomia . Realiza tarefas individualmente.
10
Avaliação (no âmbito de Português)
Portefólio Individual de Leituras Organização do Portefólio Quantidade e qualidade dos registos de leitura Fórum de Leitura . Qualidade da apresentação oral (parâmetros definidos na disciplina) . Cumprimento da calendarização
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.