A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA"— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Projeto de Leitura

2 1. Apresentação e Fundamentação
Oferta Curricular do Agrupamento -Educação Cívica e Cidadania (45 min./semana) Assuntos ligados à Direção de Turma Projeto de Leitura “Cresço a LER”

3 Domínio da Leitura Participação ativa e crítica na sociedade do conhecimento Condição essencial de cidadania e inclusão social Redução do insucesso escolar em diferentes áreas curriculares Melhoria dos resultados na avaliação externa

4 2. Objetivos Promover hábitos de leitura, enquanto fator de desenvolvimento individual e social; Contribuir para a formação de cidadãos autónomos, intervenientes e responsáveis; Reconhecer a importância dos valores éticos no âmbito do saber ser / saber estar; Estimular a atitude crítica dos alunos; Proporcionar a realização de atividades, visando a autonomia, responsabilidade e criatividade; Contribuir para a melhoria do uso da língua materna nas diferentes disciplinas; Promover a interação entre alunos e DT, a partir da partilha de experiências; Melhorar o sucesso dos alunos na sua dimensão cognitiva e atitudinal; Promover a articulação curricular interdisciplinar; Facilitar a tarefa do DT enquanto agente informador e formador.

5 Esforço concertado para a formação de Leitores
3. Intervenientes Esforço concertado para a formação de Leitores Diretor de Turma Professores do Conselho de Turma Biblioteca Escolar Encarregados de Educação

6 Preparação do Projeto – 1ª etapa
O DT inicia a preparação do projeto, organizando o dossiê do Projeto de Leitura “Cresço a LER”, que integrará os documentos relativos a cada turma (anexos 1a e b) e dando a conhecer aos alunos o Projeto de Leitura “Cresço a LER”. set. 2013

7 Preparação do Projeto – 2ª etapa
Divulgação aos Encarregados de Educação (apresentação do projeto e implicações na avaliação global do aluno – em ppt (anexo 2) Set – reunião com os EE

8 Preparação do Projeto – 3ª etapa
Os docentes do Conselho de Turma entregam ao DT (até final de set.) propostas de títulos de livros a serem lidos pelos alunos (preferencialmente, verificar e indicar a existência ou não dos títulos na biblioteca escolar ) Até final de set. 2013 No âmbito das obras propostas no domínio “Educação Literária”, nas Metas Curriculares de Português, o professor de Português inclui na lista de propostas os títulos de obras que não serão exploradas integralmente nessa disciplina.

9 Implementação do Projeto
Visita com DT à Biblioteca Escolar orientada pela coordenadora da BE/CRE Outubro 2013 Nas disciplinas de EV e/ou ET (2º ciclo), EV e/ou OA (3º ciclo), os alunos preparam a capa/arquivo para o Portefólio Individual de Leituras e marcadores de leitura. Poderá, também, ser criado o Portefólio Digital, em articulação com a disciplina de TIC.

10 Implementação do Projeto
Cada aluno deverá trazer sempre para a aula o livro que selecionou (caso contrário, deverá ser registada a falta de material). Sempre que um aluno não trouxer o livro, o DT poderá encaminhá-lo para a biblioteca ou preparar um “saco de emergência” com livros ou textos para essa eventualidade. out./ nov

11 Implementação do Projeto
Quando um aluno terminar um livro, deverá realizar um registo (ficha de leitura, resumo, carta, ilustração, etc) que incluirá no seu Portefólio Individual de Leituras (a avaliação da parte textual das fichas de registo deverá ser feita pelo professor de Português).

12 Modalidades de Leitura
Leitura individual e silenciosa – cada aluno lê individual e silenciosamente o livro que selecionou; Leitura conjunta e em voz alta – texto selecionado pelo DT ou proposto pelo CT. Para a realização desta modalidade, deverão ser disponibilizados aos alunos exemplares da mesma obra/texto (pelo menos, um exemplar por cada dois alunos). Os textos deverão ajustar-se à faixa etária e contexto da turma.

13 Avaliação – final de cada período
o DT faz a avaliação do Portefólio Individual de Leituras (verificando a qualidade da apresentação, a organização e a diversidade de leituras. A avaliação da correção textual das fichas de registo deverá ser feita pelo professor de Português); Cada aluno preenche uma ficha de autoavaliação *; O DT preenche um questionário de avaliação do projeto*. (*documentos a serem disponibilizados ao longo do 1º período)


Carregar ppt "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google