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Estratégia de Produção1 Introdução Que é estratégia –Hierarquia estratégica Estratégia de produção Conteúdo e processo da estratégia de produção –Conteúdo.

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1 Estratégia de Produção1 Introdução Que é estratégia –Hierarquia estratégica Estratégia de produção Conteúdo e processo da estratégia de produção –Conteúdo da estratégia de produção Prioridades de objetivos de desempenho –Influência do consumidor nos objetivos de desempenho –Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes (Kwik-fit) –Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho Influência do ciclo de vida do produto/serviço nos objetivos de desempenho Estudo de caso Estratégia de Produção

2 2 Que é estratégia Os gerentes tomam decisões o tempo todo, mas nem todas são decisões estratégicas. Pelo termo estratégicas em geral entendemos: têm efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere; definem a posição da organização relativamente ao seu ambiente; aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo. Estratégia é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.

3 Estratégia de Produção3 Estratégia de produção No nível de macrooperação: –A estratégia de operações é o padrão global de decisões e ações, que definem o papel, os objetivos e as atividades da produção de forma que estes contribuam para a estratégia de negócios da organização. No nível de microoperação: –A estratégia de operações é o padrão global de decisões e ações, que definem o papel, os objetivos e as atividades de cada parte da produção de forma que apóiem e contribuam para a estratégia de produção do negócio.

4 Estratégia de Produção4 Estratégia de operação Estratégia de produção Estratégia de finanças Estratégia de P&D Estratégia de marketing Estratégia de RH Estratégia de produção Estratégia de finanças Estratégia de marketing Estratégia do negócio

5 Estratégia de Produção5 Prioridades de objetivos de desempenho Influência do consumidor nos objetivos de desempenho Objetivos qualificadores e ganhadores de pedidos Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho Influência do ciclo de vida do produto/serviço nos objetivos de desempenho

6 Estratégia de Produção6 Influência do consumidor nos objetivos de desempenho Fatores competitivos Se os consumidores valorizam este... Preço baixo Qualidade alta Entrega rápida Entrega confiável Produtos e serviços inovadores Ampla gama de produtos e serviços A habilidade de mudar a quantidade ou o prazo de entrega dos produtos e serviços Objetivos de desempenho Então, a operação precisará ter... Custo Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade (produto/serviço) Flexibilidade (mix ou composto de produtos) Flexibilidade (volume e/ou entrega)

7 Estratégia de Produção7 Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes Necessidades dos clientes da Kwik-fit (ex. Slack pag. 97) EU SOU SEU CLIENTE Eu sou seu cliente Eu sou sofisticado Sou um perfeccionista Sou volúvel

8 Estratégia de Produção8 Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho Ex: Pizza delivery Empresa A : entrega rápida e alta qualidade Empresa B: inaugura com entrega rápida, alta qualidade e grande variedade Empresa A preocupação para aumentar a flexibilidade

9 Estratégia de Produção9 Influência do ciclo de vida do produto/serviço nos objetivos de desempenho –Uma empresa que não consegue introduzir novos produtos ou serviços periodicamente eventualmente entrará em declínio –As vendas e os lucros de qualquer produto diminuem com o tempo –A Alta Administração deve estar atenta para a introdução de novos produtos antes que os atuais cheguem ao pico de demanda –Ciclo de vida consiste de cinco estágios através dos quais um produto ou serviço é realizado Planejamento, introdução, crescimento, maturidade e declínioPlanejamento, introdução, crescimento, maturidade e declínio

10 Estratégia de Produção10 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planeja- mento DeclínioMaturidadeCresci- mento Introdução t$ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

11 Estratégia de Produção11 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planejamento DeclínioMaturidadeCresci- mento Introdução t $ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

12 Estratégia de Produção12 Planejamento Geração de idéias para novos produtos ou serviços Ainda não se iniciaram as vendas dos produtos, portanto não existe lucro. Só existem os custos inerentes ao desenvolvimento. Operações deve ser acionada para verificar se a capacidade do sistema de produção é adequada ao novo produto Utilização de engenharia simultânea –Trabalho em conjunto de engenheiros projetistas, especialistas em fabricação, pessoal de Marketing, compradores e especialistas em qualidade trabalham em conjunto. –Exercício: cite as vantagens da Engenharia Simultânea.

13 Estratégia de Produção13 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planeja- mento DeclínioMaturidadeCresci- mento Introdução t $ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

14 Estratégia de Produção14 Introdução Iniciam-se as vendas e os lucros começam a sair do negativo Operações está ainda refinando o processo produtivo Os esforços de Marketing ainda são modestos O lucro por unidade produzida pode ser grande Operações deve estar apta para viabilizar as mudanças no projeto Operações também deve estar em condições de atender ao aumento não programado da demanda, de forma a atender a um mercado crescente do produto ou serviço Exercício: cite um produto que esteja na fase da introdução.

15 Estratégia de Produção15 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planeja- mento DeclínioMaturidade Crescimento Introdução t $ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

16 Estratégia de Produção16 Crescimento O produto ou serviço entram em rápido crescimento No início da fase as vendas aumentam dramaticamente e os lucros crescem Operações continua atendendo a demanda e fica em condições de aumentar a produção Não há grande preocupação com a eficiência Por queA fase de crescimento pode ser particularmente difícil para novos negócios. Por que? –Crescimento rápido, mas insustentável –Operações pode não atender a demanda –Pedidos atendidos parcialmente –Crescimento das reclamações Exercício: cite um produto que esteja na fase do crescimento.

17 Estratégia de Produção17 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planeja- mento Declínio Maturidade Cresci- mento Introdução t $ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

18 Estratégia de Produção18 Maturidade As vendas chegam ao nível máximo de demanda O lucro entra em declínio Novos competidores fazem pressão obrigando a redução de preços e, como conseqüência, as margens de lucro Operações deve atentar para a redução dos custos operacionais Pode-se trabalhar em parceria com o Marketing de forma oferecer produtos ou serviços diferenciados, mantendo vantagens sobre a concorrência Nesse momento a diferenciação pode trazer problemas para Operações, pois precisa-se diferenciar, mas mantendo os custos baixos Exercício: cite um produto que esteja na fase da maturidade.

19 Estratégia de Produção19 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço Planeja- mento Declínio MaturidadeCresci- mento Introdução t $ Vendas Anuais Lucros Anuais 0

20 Estratégia de Produção20 Declínio Ao entrar em declínio o produto ou serviço pode tornar-se obsoleto O volume produzido diminui devido à redução da demanda Existe uma grande pressão para baixar os custos operacionais com a empresa baixando preços para se manter num mercado que está morrendo Por outro lado, pode-se aumentar preços porque o produto não é comum (equipamentos antigos) Finalmente o produto vai sendo substituído e as vendas declinam drasticamente Exercício: cite um produto que esteja na fase de declínio.

21 Estratégia de Produção21 Resumo das Fases Planejamento Planejamento : Esforço em Pesquisa e Desenvolvimento. Introdução Introdução : Esforço em Marketing. Crescimento Crescimento : Investimento no aumento da capacidade para atender mercado crescente. Maturidade Maturidade : Necessidade de se investir em efetividade (Shake-out), pois o mercado vai expulsar as empresas que não forem eficazes (atender o cliente) e quem não for eficiente, de forma a evitar a entrada de concorrentes. Declínio Declínio : Necessidade de preparação da entrada de novos produtos ou adequação de produtos existentes.

22 Estratégia de Produção22 Gerenciamento do Ciclo de Vida Uma Auditoria deve ser capaz de identificar o estágio em que um produto ou serviço se encontra

23 Estratégia de Produção23 Gerenciamento do Ciclo de Vida O que fazer?Por ex.: se for verificado que as vendas e os lucros estão caindo, o produto ou serviço está no estágio de maturidade ou mesmo de declínio. O que fazer? –Manter-se por poucos anos –reduzir custos –revisar ou rejuvenescer o produto ou serviço (ex.:Barbie (kits, roupas, cabelos e penteados-vendas de $1 bilhão), calculadora, mecatrônica etc.) –Estratégia de entrada e saída –existem estratégias diferentes de empresas para um setor industrial ao qual a empresa pertence –por ex.: o setor continua produzindo um produto durante os próximos anos, uma empresa pode decidir não mais produzí-lo (ex.: HP)

24 Estratégia de Produção24 Estratégias de Gerenciamento do Ciclo de Vida Entrar cedo e sair tardeEntrar cedo e sair tarde –é a estratégia mais natural –usada por empresas como Polaroid e Xerox –desenvolvem um novo produto e acompanham o crescimento do ciclo de vida –a entrada cedo no mercado permite ganho de experiência para produzir um produto melhor e a baixo custo (pelo menos no início). –Requer um sistema produtivo que caminhe do baixo volume e flexibilidade para o alto volume e baixo custo –este é o problema de muitas empresas que eram pequenas e precisaram se tornar grandes (ex.: Apple)

25 Estratégia de Produção25 Entrar cedo e sair cedoEntrar cedo e sair cedo –normalmente é a mais utilizada por empresas pequenas de produtos inovadores no mercado –entram no mercado para aproveitar a vantagem competitiva inicial do conhecimento e abandona o produto quando alcança o estágio da maturidade e as margens de lucro começam a cair –o sistema de produção é mantido pequeno e flexível de forma a rápidas mudanças e adaptações dos produtos e serviços –ex.: pequenas empresas de desenvolvimento de softwares Estratégias de Gerenciamento do Ciclo de Vida

26 Estratégia de Produção26 Estratégias de Gerenciamento do Ciclo de Vida Entrar tarde e sair tardeEntrar tarde e sair tarde –a empresa espera o produto dar certo no mercado para entrar na competição –deve haver uma prospecção de mercado futuro (alto volume de vendas) –viabilização de automação da produção –manutenção de custo baixo e alto volume de produção –Marketing pode estabelecer preços mais baixos que os dos competidores para assegurar alto volume de vendas –Pode ser explorado o MKT de massa, canais de distribuição e acesso a capital de financiamento para aumentar a eficiência ex.: CANON

27 Estratégia de Produção27

28 Estratégia de Produção28


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