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LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Apresentação em tema: "LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA DO ESPORTE Prof.º Armando Alves Júnior

2 A FRAGMENTAÇÃO DO CONCEITO DE ESPORTE
PLANO DE AULA 04: A FRAGMENTAÇÃO DO CONCEITO DE ESPORTE DURAÇÃO: 100 minutos (2 h/aula) OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer as correntes de fragmentação do conceito de Esporte. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Aula expositiva dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS: Data show, quadro magnético e pincel atômico. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A Trajetória Histórica da fragmentação do conceito de Esporte AVALIAÇÃO: Será realizada de forma contínua, no processo ensino-aprendizagem com a participação dos discentes.

3 A FRAGMENTAÇÃO DO CONCEITO DE ESPORTE

4 INTRODUÇÃO O Mundo do esporte, quando estudado, oferece oportunidades fascinantes para que se conheça a própria cultura de povos e nações. Nesta passagem pelos primórdios das práticas esportivas será possível entender por que o fenômeno esportivo ocupa tão importante lugar entre os homens. Essa constatação vem desde a Antiguidade e, cada vez mais, é confirmada no mundo contemporâneo. A história do esporte consiste em uma trajetória de criações, manifestações estéticas e éticas que remete a afirmação de que o Esporte é um fenômeno humano e sociocultural incomparável. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

5 PERÍODOS HISTÓRICOS DO ESPORTE
O Esporte ao longo de sua história pode ser classificado em: a) ESPORTE ANTIGO: abrangendo toda a Antiguidade e chegando até o século XIX, teve na Grécia Antiga o seu apogeu; b) ESPORTE MODERNO: iniciou-se após 1928, na Inglaterra, com o pedagogo THOMAZ ARNOLD, que, como reitor do RUGBY COLLEGE, codificou os jogos existentes e levou o esporte, pouco a pouco, à institucionalização; c) ESPORTE CONTEMPORÂNEO: teve início por volta de 1980, depois da edição da Carta Internacional de Educação e Esporte pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1978, que em seu artigo primeiro estabeleceu que a atividade e a prática esportiva eram direito de todos.(DIREITO DESPORTIVO). Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

6 PERÍODOS HISTÓRICOS DO ESPORTE
Foi nesse quadro dialético que a UNESCO passou a considerar o Esporte mais uma manifestação de EDUCAÇÃO PERMANENTE, depois da realização em Paris, em 1976, do I ENCONTRO DE MINISTROS DO ESPORTE E RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FÍSICA. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

7 NOVOS CONCEITOS DE ESPORTE
O ESPORTE-EDUCAÇÃO - direcionado para o campo sócio-educativo, praticados por jovens e adolescentes no ambiente escolar, com a finalidade do desenvolvimento esportivo de seus praticantes, sem perder de vista a formação dos mesmos para a cidadania (na escola, educacional e escolar); O ESPORTE-LAZER – esporte para todos, ruas de lazer. (na comunidade); O ESPORTE DE DESEMPENHO – Também conhecido como esporte de competição. Praticado de acordo com as regras internacionais estabelecidas com a finalidade de obter resultados expressivos. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

8 O ESPORTE CONTEMPORÂNEO
O novo quadro conceitual determina o fim do Esporte Moderno e o início do chamado Esporte Contemporâneo. O Esporte contemporâneo, identificado a partir da transição entre as décadas de 1970 e 1980, reveste-se de características especiais. Até sua chegada, a perspectiva única era a do rendimento, e, com esse esporte contemporâneo, veio o direito de todos às práticas esportivas. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

9 O ESPORTE CONTEMPORÂNEO
O Esporte Contemporâneo, fenômeno sociocultural cuja prática é considerada direito de todos e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição seu elemento essencial, o qual deve contribuir para formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar os valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que pode torná-lo um dos meios mais eficazes para a convivência humana (TUBINO, 2003). Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

10 O ESPORTE CONTEMPORÂNEO
No Esporte Contemporâneo, as práticas esportivas ganham sentidos diferenciados de acordo com a direção tomada, podendo constituir-se em: Esporte Social e Esporte Espetáculo. ESPORTE SOCIAL Ganha relevância gradualmente tornando-se uma das responsabilidades mais marcantes do Estado. ESPORTE ESPETÁCULO O Esporte Espetáculo, que inicialmente abrangeu o esporte de rendimento e, principalmente o esporte de alto rendimento, em toda a sua plenitude, vai aos poucos tornando-se uma função da mídia. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

11 O ESPORTE CONTEMPORÂNEO
Os Movimentos Esportivos Contemporâneos são Movimentos esportivos mundiais; Movimentos esportivos Continentais/Regionais; Movimentos esportivos de identidade cultural; Movimentos esportivos especiais. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

12 PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS
O ESPORTE CONTEMPORÂNEO O Esporte Contemporâneo quanto a formalidade podem ser: PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS São aquelas praticadas dentro das limitações das regras estabelecidas ou confirmadas oficialmente pela entidade esportiva superior de administração. É o esporte institucionalizado. PRÁTICAS ESPORTIVAS NÃO-FORMAIS São aquelas praticadas sem compromisso com as regras oficiais ou até substituídas. Eles formam os esportes não-institucionalizados. Disciplina: Teoria do Esporte ministrada pelo Prof.º Armando Alves Junior

13 Por hoje é só!!


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