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Projeto de Pesquisa Sandra Bertazzo.

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Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa Sandra Bertazzo."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa Sandra Bertazzo

2 O que é Pesquisa. Para que se faz Pesquisa
O que é Pesquisa? Para que se faz Pesquisa? Por que elaborar um Projeto de Pesquisa? Quais os elementos de um Projeto de Pesquisa? 2

3 O que é Pesquisa? Tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que. É desenvolvida mediante conhecimentos disponíveis, utilização de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. 3

4 Capacitar o aluno: Para organizar seus pensamentos
Para colocar suas idéias no papel Para comunicar-se de maneira adequada no meio científico 4

5 Por que se faz Pesquisa? Ordem intelectual: decorrem do desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer. Pesquisa “pura”. Ex: Uma pesquisa acadêmica. Ordem prática: decorrem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz. Pesquisa “aplicada”. Ex: Um pesquisa elaborada para solução de problemas práticos. 5

6 Objetivos de Pesquisa Trazer uma contribuição inovadora para a Ciência
Deve responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social (caso de tecnologia) A parte mais difícil é: achar a pergunta certa ! 6

7 Qualidades pessoais do pesquisador
Conhecimento do assunto a ser pesquisado; ser criativo e curioso; Ter disposição para tratar de fatos e não de opiniões; Rejeitar o saber da autoridade; Aceitar os fatos, mesmo que sejam contrários a seus valores, princípios e ideologia; Ter honestidade e humildade intelectual; Ser capaz de ficar sem resposta até obter uma solução satisfatória para o problema; Evitar tirar conclusões prematuras até encontrar uma resposta plausível Imaginação disciplinada; perseverança e paciência; Confiança na experiência. 7

8 Por que elaborar um Projeto de Pesquisa?
Porque como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente “planejadas”. 8

9 O que é o Planejamento da Pesquisa?
O Planejamento é a primeira fase da pesquisa e concretiza-se mediante a elaboração de um Projeto. 9

10 A quem interessa o Projeto de Pesquisa?
Ao pesquisador e sua equipe (roteiro das ações); Contratante dos serviços de pesquisa (objetivo da pesquisa, relação custo/benefício); Beneficiários dos efeitos do Projeto; Pesquisadores da mesma área; Outros agentes. 10

11 PROJETO DE PESQUISA Os trabalhos acadêmicos de iniciação científica não devem ser encarados como simples cumprimento de “tarefas”, mas sim como atividades que oportunizam a formação de um pensamento lógico, crítico, capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos apreendidos através de analises da realidade, enfim, constituem-se em movimentos de crescimento intelectual,que ocorrem a partir do esforço e da prática reflexiva de cada um.

12 ASPECTOS CONCEITUAIS Qual o significado de Projeto?
•O Projeto é o planejamento do caminho a ser seguido para viabilizar a execução de um trabalho. É um documento que apresenta de maneira ordenada as informações e passos necessários à execução de uma pesquisa;

13 ASPECTOS CONCEITUAIS Nomes diversos: Pré-projeto, Anteprojeto, Proposta de projeto Não há regras fixas para elaboração de um projeto; Sua estrutura é determinada a partir do problema a ser pesquisado e pelo estilo do autor; É um documento de caráter obrigatório e só terá validade se aprovado pelo tutor.

14 Projeto • Tema; • Problema; Hipótese; Objetivos geral e específicos;
Justificativa(teórica e Prática) Metodologia; Cronograma(opcional); Referências Bibliográficas.

15 Quais perguntas responder em um projeto?
O quê? (Tema, problema e hipótese) Para quê? (Objetivo) Por quê? (Justificativa) Como? (Materiais e Métodos) Quanto? (Orçamento) Quando? (Cronograma)

16 1-Seleção do Tema Fase de intensa reflexão, de questionamentos, de identificação da problemática e de definição de objetivos; • Escolher com acerto, um tema do qual se tem conhecimento ou se dispõe de uma boa bibliografia; • Ponto de partida da pesquisa • Contribuir para solução de um problema real. • Trabalho inédito; de interesse das organizações que trabalham ou representam ou de interesse nacional.

17 1-Tema Assunto que se deseja provar ou desenvolver.
Pode surgir de uma dificuldade prática, de curiosidade científica ou de desafias encontrados na leitura de outros trabalhos. Deve ter delimitação geográfica, espacial e de recursos para a realização da pesquisa.

18 EXEMPLOS DE TEMAS 1- O Sistema de Informação na gestão Hospitalar X.
2 – Tecnologia da Informação – Uso da Internet na estratégia de negócio das empresas x. 3 – Fatores a serem considerados para a determinação de custos nos diversos modos de transporte - proposta 4 – Transporte Aquaviário de cargas perigosas na Amazônia. 5- Tecnologia da Informação - O uso de código de barras no processamento postal – Um novo Enfoque

19 EXEMPLOS DE TEMAS 6- Pressupostos básicos para a Aplicação de Logística na média empresa no DF: um enfoque acadêmico. 7- Falência das pequenas e médias empresas no Brasil. 8- Gestão de Pessoas: o valor dos funcionários dentro da pequena empresa. 9- O papel da motivação na organização: O caso da Empresa de Materiais de construção.

20 2-FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O problema, é a razão de ser da pesquisa. 1. O problema deve ser formulado como uma pergunta 2. O problema deve ser delimitado 3. O problema deve ter clareza 4. O problema deve ser preciso O pesquisador deve fazer uma pergunta baseado na observação de um fenômeno. Gil p.54

21 2- Formulação do Problema
-Dentro do tema escolhido, define-se uma “Situação Problemática”. A identificação e a formulação do problema exige uma reflexão crítica do pesquisador, pois disso depende a originalidade da pesquisa e a contribuição que trará para o conhecimento científico e para sua própria formação. Pode ser:

22 2- Formulação do Problema
Situação não resolvida. Identificação de oportunidades até então não percebidas pela organização. Definido a partir da observação ou de um método que se queira testar. Situação identificada na organização como algo passível de alguma modificação.

23 2-Formulação do Problema
Historiar os antecedentes do problema referindo suas causas, se possível. Apresentar evidências sobre os efeitos do problema em aspectos da organização. Identificar para quem a situação representa um problema. Estabelecer sob que perspectiva se deseja tratar o problema.

24 Exemplo Problema: Qual o impacto de Política Pública de meio Ambiente, no que se refere ao sistema de reciclagem de resíduos sólidos, no processo de inclusão social no Distrito Federal?

25 3-HIPÓTESE É apresentada como uma pré-solução para o problema proposto, servindo de caminho para a busca da resposta definitiva. É uma resposta passível de ser testada e fundamentada para a pergunta feita em relação ao fenômeno escolhido . Richardson 106

26 3-HIPÓTESE Objetiva fixar a diretriz da pesquisa, orientando a coleta de dados e coordenando os resultados em relação a um sistema explicativo. -Proposta de solução prévia do problema, que deve ser antecipada de forma a nortear a pesquisa e de estudar a relação existente entre as variáveis.. -

27 3- EXEMPLO DE HIPÓTESE A Política Pública de Meio Ambiente referente à reciclagem de Resíduos Sólidos não contribuí para a Inclusão Social dos catadores do Distrito Federal.

28 Objetivos de Pesquisa • Propósito que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados esperados. Devem estar relacionados com os problemas e/ou as hipóteses. Indicam clara e exatamente o que se quer fazer, e que metas se quer alcançar com a pesquisa.

29 4- Objetivos da Pesquisa
. Objetivo geral Define o propósito geral da pesquisa, Mostra as contribuições teóricas e/ou práticas que este trabalho pode trazer a médio e longo prazo. Objetivos específicos São as finalidades específicas que se pretende alcançar com a pesquisa e suportes para a consecução do objetivo geral. Dizem respeito às respostas imediatas que você pretende alcançar com os resultados deste trabalho.

30 Exemplo de Objetivo Geral
Analisar o impacto da Política Pública de Meio Ambiente, no que se refere ao sistema de reciclagem de resíduos sólidos, sobre o processo de Inclusão Social no Distrito Federal.

31 Exemplos de Objetivos Específicos
Identificar a existência de entidades de representação profissional, ligadas ao sistema de reciclagem de resíduos sólidos no Distrito Federal; Verificar a existência de uma Política de Meio Ambiente no Distrito Federal; Caracterizar “modus operandi” do sistema de reciclagem de resíduos sólidos praticado no Distrito Federal; Mapear o perfil profissiográfico (classe social, escolaridade, origem) das pessoas envolvidas no processo de reciclagem de Resíduos Sólidos no Distrito Federal; Avaliar o grau de participação da sociedade civil na formulação da Política Pública de Meio Ambiente no Distrito Federal e no processo de inclusão social das pessoas envolvidas no sistema de reciclagem de Resíduos Sólidos.

32 5-Justificativa (teórica e prática)
•Nesse item o pesquisador deve estabelecer, convincentemente, que a problemática exposta merece uma solução; Explica o porquê da escolha do tema, sua importância, as possibilidades e limitações para a realização das pesquisas; Deve apresentar a contribuição do estudo para novas informações ou soluções ao problema apresentado;

33 5- Justificativa Qual a importância do trabalho no contexto do tema proposto? Existem estudos relacionados? Existe alguma aplicação prática imediata? Se enquadra nas linhas de pesquisa do curso? Se a pesquisa incidir em temáticas já estudadas por outros a justificativa deve estabelecer as mudanças ocorridas através dos tempos,destacando que o problema deve ser abordado novamente com outros métodos.

34 Contribuições Teóricas e Práticas- Exemplos
Em termos de contribuição teórica, o presente estudo justifica-se por três razões. Primeiro, a presente pesquisa visa reunir conceitos acerca do tema estudado, principalmente, no que se refere ao estudo da regulamentação de Política Pública de Meio Ambiente, Inclusão Social, Reciclagem, Direito Ambiental, Cidadania, Resíduos Sólidos, Cooperativas, Desenvolvimento Sustentável. Segundo, o estudo pretende confrontar estes conceitos junto a uma situação empírica - Analisar o impacto da Política Pública de Meio Ambiente no que se refere ao sistema de reciclagem de resíduos sólidos, sobre o processo ambiental no Distrito Federal, o que poderá permitir o seu questionamento e/ou aprofundamento em pesquisas posteriores.

35 Contribuições Teóricas e Práticas
Terceiro, a tese objetiva, em linhas gerais, estabelecer uma correlação entre a eficácia das Políticas Públicas do Distrito Federal (regulamentação de Política Pública) e a realidade vivida por muitos cidadãos no que diz respeito ao trabalho de coleta e reciclagem e a possível inclusão social. Em nível prático, o estudo em questão se propõe a contribuir para: Compreender o processo de formulação, estruturação e implementação de Política Pública de regulamentação ambiental, social e política. Proporcionar, no âmbito acadêmico, especificamente aos alunos das Ciências Sociais, discussão, com base científica, acerca do tema Política Pública, onde predomina muito empirismo e senso comum sobre o tema. Possibilitar aos profissionais de Biologia, Geografia, Sociologia, - especialistas em Meio ambiente/ou políticas públicas -, e de outros campos de conhecimento, familiarização com os termos, analisado sob ponto de vista de acordos internacionais e Protocolos no plano macro, e de Fórum Nacional do lixo e Cidadania, Ministério do Trabalho, no plano micro, o que poderá facilitar o entendimento claro sobre as condições, por intermédio das quais, originam-se as Políticas Públicas sociais e de meio ambiente no Distrito Federal.

36 6-METODOLOGIA Plano ou delimitação da pesquisa na qual os dados serão investigados,e tratados. • Forma como vão ser relatados os fatos; • É o desenho da pesquisa. Explicação de como irá fazer, para conduzir a pesquisa; • Explicação de como desenvolver o trabalho, que procedimento vai ser utilizado, quais as etapas e atividades a executar; • Onde o pesquisador informa o material disponível para elaborar o trabalho acadêmico.

37 6-METODOLOGIA Métodos adotados para coletar as informações:
•Busca de referências bibliográficas e/ou documentais; • Técnicas como: observação, entrevistas, conversas informais, participação de reuniões, etc; • Instrumentos de coleta tais como: formulários, questionários, gravação de entrevistas, filmagens, fotografias, etc; • Procedimentos matemáticos/estatísticos utilizados no trato com os dados coletados.

38 6-Metodologia • Pesquisa bibliográfica: ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, até meios de comunicação orais e audiovisuais. • Tipos e fontes bibliográficas: Imprensa escrita (jornais e revistas) Meios audiovisuais (rádio, filmes e televisão) Material cartográfico (mapas e gráficos) Publicações (livros, teses, monografias, publicações avulsas, pesquisas, etc)

39 Pesquisa de campo: utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar., ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. Pesquisa de laboratório: procedimento de investigação que descreve e analisa o que será ou ocorrerá em situações controladas, exigindo material específico, preciso e ambientes adequados.

40 Questionário: técnica de coleta de dados constituído de uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Exige cuidado na elaboração das questões. Devem estar de acordo com os objetivos. Precisa ser testado para verificação de possíveis falhas de elaboração e tabulação. Deve se iniciar por perguntas gerais, chegando aos poucos às perguntas específicas

41 Entrevista Padronizada ou Estruturada;
Entrevista: técnica de coleta de dados para conseguir informações de um entrevistado para averiguar fatos, determinar opiniões sobre os fatos, determinar sentimentos, descobrir planos de ação, inferir sobre condutas atuais ou do passado e descobrir fatores que podem influenciar as opiniões, sentimentos e condutas e porquê. Entrevista Padronizada ou Estruturada; Despadronizada ou não-estruturada

42 Questionário: tipos de perguntas.
Perguntas abertas (permitem ao respondente responder livremente, usando sua linguagem própria) Perguntas fechadas ou dicotômicas (o informante escolhe entre duas opções: sim e não) Perguntas de múltipla escolha (perguntas fechadas que apresentam uma série possíveis de respostas)

43 Pesquisa documental: a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Arquivos públicos (documentos oficiais, publicações parlamentares, documentos jurídicos,etc); Arquivos particulares(domicílios particulares, instituições privadas e instituições públicas). Fontes estatísticas (coleta e elaboração de dados estatísticos, provenientes de órgãos particulares ou oficiais

44 Exemplo de Metodologia
As etapas desta pesquisa compreendem: revisão bibliográfica sobre o assunto e pesquisa de campo. Com a revisão bibliográfica pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a tese acerca das estratégias da gestão ambiental, políticas públicas, resíduos sólidos e inclusão social, assim como as indústrias do Distrito Federal, com destaque para o seu potencial de impacto sobre o meio ambiente urbano. A pesquisa de campo analisará o comportamento dos consumidores e das empresas em relação ao tratamento dos resíduos sólidos onde serão aplicados questionários e realizadas visitas técnicas. Quanto à parte social pretende-se analisar os catadores envolvidos na coleta e comercialização, bem como projetos de cooperativas para maior inclusão social das pessoas envolvidas. Além disso, pretende-se consultar os órgãos governamentais de controle ambiental para conhecer a legislação vigente e os projetos relacionados à responsabilidade sócio-ambiental em desenvolvimento no DF.

45 7-CRONOGRAMA X ATIVIDADE / MÊS Seleção do tema
MARÇO MAIO JUNHO JULHO AGOSTO  SETEMBRO 1ª QUINZENA  SETEMBR 2ª QUINZENA Seleção do tema X Elaboração do projeto de TCC Pesquisa bibliografica Apresentação do projeto de TCC ao tutr e em sala Elaboração do trabalho Análise dos relatórios e instrumentos avaliativos Conclusão do TCC Entrega do TCC à Coordenação do Curso Defesa do TCC ABRIL

46 8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

47 8-Referências Bibliográficas
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. DRUCKER, Peter. “Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos”. São Paulo: Editora Pioneira, 1990. LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa: meio ambiente e complexidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003. TACHIZAWA, Takeshy. “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa –Estratégias de Negócios Focadas na Realidade Brasileira”. 4ª Edição. São Paulo: Ed. Atlas S/A, 2007. Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos Brasília:MCIDADES,2008.

48 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA( Artigo) Resumo - Introdução; - Desenvolvimento; e - Conclusão;


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