A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 8° Ano Gêneros textuais: carta ao leitor, crítica, editorial, entrevista

2 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR GÊNEROS TEXTUAIS Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.

3 VAMOS ESTUDAR OS SEGUINTES GÊNEROS TEXTUAIS:
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR VAMOS ESTUDAR OS SEGUINTES GÊNEROS TEXTUAIS: crítica; editorial; entrevista; carta ao leitor.

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR 1) CRÍTICA A crítica constitui um gênero textual de cunho argumentativo, que conduz o leitor à reflexão. Ao nos referirmos acerca deste gênero – aqui representado pela crítica –, cumpre ressaltarmos algumas considerações de relevante teor: como o fato de o jornal não ser concebido apenas como um veículo de comunicação, cujo objetivo é somente informar e muitas vezes opinar sobre acontecimentos relativos ao cotidiano.

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Há também uma tendência manifestada pela preocupação em deixar seus leitores a par dos acontecimentos sociais e culturais de forma geral, informando-os das inúmeras opções de lazer e cultura que um determinado lugar oferece.

6 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Mediante tal intento, constata-se uma seção em que podemos encontrar opções no que se refere às programações de cinemas, teatros e shows, bem como exposições, passeios, entre outros. Nela evidencia-se a participação de um crítico, cuja função é fazer uma análise a respeito dessas atrações. Imagem: Sanjeewa Pushpakumara / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Imagem: Fernando Dall'Acqua / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: Lhcollins / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Assim sendo, devemos considerar a crítica como um gênero textual situado na esfera jornalística, que tem por finalidade descrever um objeto cultural, representado por um livro, filme, peça teatral, CD, entre outros, conduzindo o leitor a apreciá-lo ou não.

9 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Imagem: Vincent1969 / Creative Commons Attribution 2.5 Generic Imagem: Lilianaprosa / Public Domain

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR No que se refere aos aspectos estruturais, cumpre dizer que sua estrutura é relativamente livre, no entanto, deve apresentar alguns elementos essenciais, tais como a descrição do objeto e sua avaliação crítica. Dessa forma, mediante a avaliação de uma peça teatral, é necessário que haja a identificação do autor do texto, diretor, preço do ingresso, horário das sessões, sala de espetáculo, entre outros fatores.

11 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR O mesmo ocorre na avaliação dos demais objetos culturais, como, por exemplo, no caso de um CD, torna-se necessário ressaltar informações relativas ao nome, tanto do CD quanto do artista que o produziu, à gravadora, aos músicos que participaram, ao preço, à data de lançamento, etc.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR 2) Editorial Editorial é um texto de caráter opinativo que geralmente reflete o posicionamento da empresa jornalística sobre um ou mais assuntos relevantes abordados naquela edição, número ou publicação. O editorial normalmente aparece em uma das páginas iniciais da publicação. O autor de um editorial chama-se editorialista.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR O editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. É comum se ter uma seção chamada Editorial na mídia impressa. Então, a objetividade e imparcialidade não são características dessa tipologia textual, uma vez que o redator dispõe da opinião do jornal sobre o assunto narrado.

14 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Logo, os acontecimentos são relatados sob a subjetividade do repórter, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém. Assim, podemos dizer que o editorial é um texto mais opinativo do que informativo.

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR O editorial possui um fato e uma opinião. O fato informa o que aconteceu e a opinião transmite a interpretação do que aconteceu. Imagem: Russell James Smith / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Pelas características apontadas, podemos dizer que o editorial é um texto: dissertativo, pois desenvolve argumentos baseados em uma ideia central; crítico, já que expõe um ponto de vista; informativo, porque relata um acontecimento.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR O jornal que apresenta matérias excessivamente críticas e opinativas e que não possui um ambiente separado para editoriais é considerado “de opinião”! Imagem: Bendick2 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Contudo, contrariando o fato do editorial levar em consideração a opinião do jornal como um todo, muitos editoriais de revista mostram apreciações feitas por autores que assinam o texto e, muitas vezes, até mostram o rosto em uma foto!

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR ENTREVISTA A entrevista requer uma boa postura por parte dos interlocutores. Você já percebeu a variedade de textos que permeiam o nosso cotidiano? Muitas vezes, nos deparamos com a variedade de textos, e nem atentamos para uma análise mais aprofundada sobre o discurso, isto é, qual a finalidade, o que se pretende com a comunicação realizada?

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR A linguagem tem uma função social, a qual pauta-se por uma finalidade específica, seja para persuadir, convencer sobre algo, relatar acontecimentos, instruir, informar, entre outros objetivos. Imagem: Andrevruas / GNU Free Documentation License

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR A todo instante, nos deparamos com pessoas concedendo entrevistas a uma emissora de TV, a um programa de rádio, ou também travamos contato com a leitura de entrevistas publicadas pelos jornais de grande circulação e por uma diversidade de revistas.

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Imagem:Giorgio Guedin / Public Domain Imagem: Antonio Cruz / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR A entrevista é essencialmente oral e requer uma postura adequada, tanto por parte de quem a elabora quanto por parte de quem a responde. Portanto, deve-se dar maior atenção no que se refere à linguagem, pois é algo que se tornará acessível ao público de uma forma geral.

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR O uso de gírias, chavões e de uma linguagem informal não é aconselhável, pois o objetivo maior é fazer com que o leitor/espectador interaja com o conhecimento do entrevistado sobre um determinado assunto.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR A elaboração prévia a respeito do assunto que será discutido é de suma importância, pois o entrevistador precisa dominar o assunto em pauta, de modo a evitar algumas falhas indesejáveis.

26 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Como também, o entrevistador deverá se manter totalmente imparcial, e a objetividade deverá prevalecer sempre, sobretudo, porque, nesse momento, é preciso que se promova uma total credibilidade.

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos: Manchete ou título - Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante.

28 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Apresentação - É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado. Perguntas e respostas - Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.

29 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Entretanto, há algumas entrevistas que não seguem este padrão, ou seja, umas apresentam um roteiro mais conciso somente de perguntas e respostas, outras, ao invés de retratar as falas em seu modo literal, optam por transcrevê-las, usando um discurso indireto, ou, até mesmo, muitas trazem um texto introdutório e mais detalhado, com informações sobre o local, a data e duração da entrevista.

30 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR 4) CARTA DO LEITOR A carta do leitor é um gênero textual que permite o diálogo dos leitores com o editor de jornais e revistas ou entre os leitores. É geralmente publicada numa seção de cartas de jornais ou revistas, como, por exemplo, Painel do Leitor, Fórum dos Leitores, Cartas, etc.

31 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR FINALIDADE DA CARTA DO LEITOR : A finalidade da carta do leitor é possibilitar aos leitores manifestar sua opinião sobre assuntos publicados em jornais ou revistas ou sobre assuntos polêmicos do momento, elogiar reportagens, fazer reclamações, solicitações, elogios, etc.

32 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR A carta do leitor tem estrutura semelhante à da carta pessoal. Observe o exemplo : AQUECIMENTO GLOBAL Lembro-me de que, numa das primeiras aulas de história a que assisti no ensino fundamental, a professora ensinou que a principal função de sua matéria era nos fazer refletir sobre as falhas cometidas no passado para não repeti-las.

33 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR Contudo, ao analisarmos o eminente caos que poderá associar o nosso único lar, o planeta Terra, em consequência do aquecimento global, e a falta de esforços significativos de grande parte da população para tentar reverter o quadro, vemos que de fato não aprendemos nada com os erros de tantas civilizações passadas. (“O planeta tem pressa”, 7 de maio).

34 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR ATIVIDADES 1) Faça a crítica de um objeto cultural: uma novela de TV ou de um programa humorístico. Antes de produzir seu texto, conheça o objeto cultural que será alvo de sua crítica: assista à novela de TV ou ao programa humorístico. Dê asas a sua criatividade!!!

35 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR OBSERVAÇÕES: Observe se o seu texto apresenta uma descrição do objeto cultural em exame; se destaca seus pontos positivos e negativos; se estimula ou desestimula o leitor a conhecer ou consumir o objeto em questão; se os verbos estão predominantemente no presente do indicativo; se a linguagem empregada está adequada ao veículo e ao público a que o texto se destina.

36 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR 2) Escreva um editorial com a seguinte questão: “ O problema não é a tecnologia em si, mas o uso que se faz dela.” Não esqueça: Observe se o seu texto expressa com clareza uma opinião a respeito do tema abordado; se é capaz de convencer o leitor por meio de bons argumentos; se emprega uma linguagem adequada ao perfil do jornal e dos leitores e ao gênero.

37 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR 3) Escolha uma pessoa para ser entrevistada: um profissional de uma área pela qual você tem interesse. Antes da entrevista, procure conhecer a pessoa que será entrevistada e o assunto que será o foco dessa entrevista. Faça um roteiro de perguntas curtas e objetivas.E boa entrevista!!! ...E nota 10 para você !!!

38 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental GÊNEROS TEXTUAIS:CRÍTICA, EDITORIAL, ENTREVISTA E CARTA AO LEITOR BIBLIOGRAFIA Cereja, William Roberto & Magalhães, Thereza Cochar. Português Linguagem. Volume 2. São Paulo. 7ª Edição. Editora Saraiva, 2010. Barreto, Ricardo Gonçalves. Ser Protagonista. São Paulo. 1ª Edição. Editora S/M, 2010. portaldoprofessor.mec.gov.br

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 6 Sanjeewa Pushpakumara/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 10/09/2012 7a Lhcollins/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 7b Fernando Dall'Acqua/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 9a Vincent1969/ Creative Commons Attribution 2.5 Generic 9b Lilianaprosa/ Public Domain 15 Russell James Smith/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 17 Bendick2/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 20 Andrevruas/ GNU Free Documentation License 22a Giorgio Guedin/ Public Domain 22b Antonio Cruz/ Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google