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ApoioRealização Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a? Antão Moura.

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Apresentação em tema: "ApoioRealização Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a? Antão Moura."— Transcrição da apresentação:

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2 ApoioRealização Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a? Antão Moura

3 Objetivos e Foco 1) Alertar e motivar para prática de e-Business / e-Commerce. 2) Discutir potencial e desafios para a empresa. Foco na visão do Analista de Negócio.

4 Conteúdo Algumas definições para e-Business, e- Commerce Alguns números e estatísticas Potencial, vantagens e desafios de e- commerce Oportunidades para Você&Cia.com –O quê fazer? Com quem? Onde conseguir grana? Como fazer? Quando fazer?

5 Japão, MRE: uso de recursos de TI como veículos para conduzir atividades econômicas convencionais engloba marketing, promoção de vendas, propaganda (e- marketing), compras e vendas (e-commerce) na Internet EUA : condução de negócios na Internet, não apenas compras e vendas, mas também, atendimento a clientes e colaboração com parceiros de negócio destaca surgimento de atividades econômicas totalmente novas (Yahoo!, daytrading, infomediários) Definindo e-Business

6 1. e-Business = Aplicações de Redes 2. Adotamos definição EUA para e-Business 3. e-commerce engloba e-marketing 4. Foco da apresentação em e-commerce Observações

7 Mais uma definição.... Numa transação de e-commerce, um pedido de compra de produtos ou serviços é feito por um freguês (cliente) em seu computador ligado ao computador (site Web) do vendedor diretamente ou pela Internet

8 1. Busca / Navegação 2. Pedido 3. Pagamento 4. Entrega Etapas da transação e-commerce

9 Ciclo on-line completo Alguns produtos (no touch) permitem condução da etapa de entrega também on- line (transações totalmente on-line) –software, música (MP3), seguros,... Alguns produtos ( ex: roupas, sapatos - high touch), fregueses ( desconfiados ) ou empresas ( ex : agência de automóveis ) geram transações parcialmente on-line –a parte on-line sendo geralmente e-marketing

10 Matriz de modelos e-commerce

11 E daí? Vendas B2B é para peixe grande –GM, Ford, Daimler-Benz... em joint-venture para vender autopeças on-line –Sears e Carrefour idem Vendas on-line (B2C) nos EUA: –mas só 1% de vendas no varejo! –menos de 10% de vendas catálogo (papel) –concentradas em livros, brinquedos e CDs –atrasos na entrega geraram insatisfação! L - O - G - Í - S - T - I - C - A !!!

12 e-Commerce está começando... mas vão crescer rapidamente por isto é que os volumes de vendas ainda são pequenos... Considere também,...

13 o potencial para... Desintermediação pode atingir clientes diretamente Novos intermediários (infomediários) sites de leilões... Revolução nos processos tradicionais eletronização do negócio freguês = parte da cadeia produtiva co-opetição (ex: FEDERED) Expansão de mercado, globalização

14 e pequeno investimento inicial...

15 Qual o projeto de você&cia? Idéia já para a próxima aula. Plano Negócio alinhavado para 14,15 dez (avaliação módulo).

16 ApoioRealização Questões importantes

17 Você&Cia.com como é que fica? O quê oferecer? Com quem se associar? Onde conseguir grana? Como fazer? Quando fazer? Algumas sugestões....

18 Você&Cia enxerga oportunidade aqui? Meio de comunicação preferido (Pesquisa Ernst & Young, Maio/1998) –36 % , 26 % telefone, 15 % face a face Principais fontes de informação nos negócios (Pesquisa Deloitte&Touche, Maio/1998) –91 % Internet, 80 % Intranets, 74 % –50 % jornais, 35 % televisão –32 % revistas semanais, 14 % rádio

19 1 - O quê oferecer em B2C Horas tomadas da TV Examine necessidades de B e de C: paypal.com Renove herdeiros recycle.com (20 anos como bricks nmortar indo on- line) Crie relacionamento amigável c/freguês

20 O quê fazer na Globalização? Mesmo produtos tangíveis tem chance com a Internacionalização da Produção Reestruturação do Sistema Produtivo Um mundo sem fronteiras econômicas - qualquer produto pode ser feito em qualquer parte do mundo e comercializado em qualquer lugar (exemplos: automóveis, programas de computador, etc)

21 1 - O que fazer em B2B Grandes B2B são criadas diariamente –rubbernetwork.com (Goodyear, Michelin) –mas há espaço: superobra.com.br O que Você&Cia.com pode oferecer? Vide mais adiante...

22 2 - Com quem se associar? Início (1995) de e-commerce dominado por pure plays (puristas- pessoal da Internet) –negócios eletrônicos puros: amazon, booknet,... Meados de 1998, entrada de herdeiros (legacy business) –montando empresas clicks n bricks ToysRUs amazonada pela eToys –desvalorização ações de pure plays abril 2000 –associações com perfis mistos site bluelight.com do Kmart alojado no shopping mall do Yahoo!

23 2 - Com quem se associar? Vantagens do herdeiro: –entende do negócio, tem marca forte Web é mais um canal de distribuição visa lucro –melhores descontos de fornecedores –lojas, filiais, revendas facilitam logística puristas investindo em lojas ($ 1B pela webvan - secos e molhados EUA) –ajudar a achar o quê fazer e grana A nova coisa velha!A nova coisa velha!

24 3 - Onde conseguir grana? Angels VCs Herdeiro / parceiro(s) IPO - Initial Public Offering Importância do Networking de contatos

25 Atraindo investidores Instrumento é Business Plan –Fluxos de receitas –Cláusula para saída do investidor –ROI Investimento vs. Risco com o tempo

26 4 - Como fazer? Idéia para site Web não é um negócio –o site não é sozinho, um negócio lucrativo –foco no negócio e não, na tecnologia ex: terceirize o alojamento do site (Web hosting) Sim, sua idéia já era. Alguém já fez. –Então, faça a sua diferente. Apenas uma estratégia para receita não basta. –Seu Plano de Negócio é ficção

27 Como diferenciar em B2C? Pense como um cliente - o segredo é criar um relacionamento amigável! Pesquisa nos EUA (fonte: Georgia Institute of Technology): –Variedade de escolha: 78.5% –Segurança de informação sensível: 78.4% –Facilidade em fazer pedido: 75.2% –Qualidade de informação: 72.8% –Confiabilidade do Vendedor: 72.0% –Preço Baixo: 69.8% –Entrega no prazo: 67.0%

28 Check Lists do Analista de Negócios

29 Lista de questões estratégicas Como a empresa vai usar a Internet? Qual será o conteúdo do(s) site(s)? Como será a promoção do site? Como será a entrega de produtos vendidos ou serviços contratados? Como integrar a Internet com processos da empresa? Re-engenharia? Como alertar funcionários e treiná-los? Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

30 Lista de questões em RH Quem vai cuidar dos seguintes itens? Dentro ou fora da empresa? –Gestão/implementação de processo estratégico? –Criação do site: conteúdo, layout, codificação,.. –Atualização do site? –Manutenção/gerência (técnicas) do site? –Treinamento do pessoal acima? –Promoção do site? Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

31 Lista de questões técnicas Plataforma técnica (servidor próprio, terceirização, provedor, sistema de pagamento, plataforma de pagamento...) Software (editor de site Web, pacote e- commerce,...) Plataforma comercial (fazer tudo sozinho?, integrado com o quê?, cybermall?....) Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

32 5 - Quando fazer? A-g-o-r-a !


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