A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INTERDISCIPLINARIDADE O método de trabalho em Educação Ambiental visando a solução de problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INTERDISCIPLINARIDADE O método de trabalho em Educação Ambiental visando a solução de problemas."— Transcrição da apresentação:

1 A INTERDISCIPLINARIDADE O método de trabalho em Educação Ambiental visando a solução de problemas

2 A ABORDAGEM versus RESULTADOS ESPERADOS 1. Multidisciplinar - utilizado para a realização de projetos cujos impactos ambientais tenham caráter regional (rodovias, hidrelétricas, entre outros) que necessitem de EIA/RIMA, sempre privilegiando a população humana do entorno (Diegues,1994)

3 ABORDAGENS E RESULTADOS 2. Interdisciplinar propriamente dito - analisa um problema por todos os ângulos, procura métodos congruentes entre as disciplinas envolvidas em um problema, buscando uma solução mesmo que provisória. Deve concentrar esforços em beneficiar comunidades locais (Diegues, 1994)

4 ABORDAGENS E RESULTADOS 3. Transdisciplinar - quando todas as disciplinas envolvidas têm o mesmo método para solucionar um problema. É a cooperação total entre as disciplinas, por isso, é considerada como meta a ser alcançada. Diegues (1994) O Mito Moderno da Natureza Intocada NUPAUB/USP

5 ABORDAGENS versus RESULTADOS 4. Transversal - tem por finalidade promover o diálogo entre os pares de uma comunidade, que por sua vez, escolhe o tema a ser trabalhado. Estimula o exercício da cidadania em face de uma questão, ambiental ou não. (Brasil, 1997) PCNs/ MEC/

6 QUESTÕES AMBIENTAIS Preservar o meio ambiente nos ajuda a achar um caminho em todas as escolhas complicadas e a ver o que é importante preservar, seja algo muito velho ou algo muito novo, estranhamente complexo ou desapontadoramente simples. A resposta estará sempre ali, basta saber procurar !


Carregar ppt "A INTERDISCIPLINARIDADE O método de trabalho em Educação Ambiental visando a solução de problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google