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UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL

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Apresentação em tema: "UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL

2 BALANÇO SOCIAL DEFINIÇÃO Um instrumento de gestão e de informação que visa reportar informações de cunho econômico e social, OBJETIVO Ser um instrumento de informação da empresa para a sociedade. UTILIDADE Será útil no controle social das atuações da empresa.

3 PROCESSOS DE PREPARAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL
FASE POLÍTICA Tomada de da Responsabilidade consciência Social; FASE OPERACIONAL Aperfeiçoamento do sistema organizacional; FASE DE GESTÃO Adiciona- se os objetivos so- ciais ao econômico; FASE DE AVALIAÇÃO Fase de reavaliação do siste ma, retroalimentação.

4 LIMITES DO BALANÇO SOCIAL
PRIVACIDADE SIGILO BALANCO SOCIAL UNIFORMIDADE UTILIDADE SUBJETIVIDADE ECONOMICIDADE

5 USUÁRIOS DO BALANÇO SOCIAL
Trabalhadores Concorrentes Estudiosos Acionistas USUÁRIOS DO BALANÇO SOCIAL Clientes Governos Sociedade Fornecedores Sindicatos Diretores -Administradores

6 BALANÇO SOCIAL CARACTERÍSTICAS DA METODOLOGIA
* Simplicidade * Confiabilidade * Comparabilidade * Flexibilidade * Quantificação * Benefícios líquidos * Distribuição dos Benefícios. INFLUÊNCIAS * Internas - Favoráveis e desfavoráveis * Externas - Favoráveis e desfavoráveis

7 MODELOS DE BALANÇO SOCIAL
- A proposta da ARBEITSKREIS O balanço seria constituído de três peças: a) O informe social. b) A conta do valor agregado. c) A contabilidade social. - A proposta do BATTELLE INSTITUTE. O balanço social utiliza basicamente três instrumentos: a) A relação de elementos do enganjamento social. b) Os quadros de gestão social. c) Os indicadores sociais.

8 UMA METODOLOGIA PARA O BALANÇO SOCIAL DA KUNDE
A empresa em busca de uma metodologia que contribua para esclarecer a abrangência e o alcance das suas realizações sócio- ambientais, respondendo: * O que está Fazendo? * Quanto está gastando? * Quais os resultados obtidos? * O que representa estes resultados para os seus benificiários?

9 BALANÇO SOCIAL A METODOLOGIA PARA A KUNDE
O Balanço Social da Kunde Indústrias Gráficas é composto: * Relato dos benefícios sociais realizados no ano. - Para os colaboradores. - Para a sociedade. - Para o meio ambiente. * Demonstração dos Dispêndios Realizados , conforme o modelo da a CVM. * Demonstração do valor adicionado e da sua distribuição.

10 BALANÇO SOCIAL DA KUNDE
A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. A empresa forneceu, através das áreas responsáveis, o seguinte conjunto de informações referente ao exercício de 2000: * Relatos dos benefícios sociais. * Dimensão empresarial. * Relacionamento com os empregados * Relacionamento com a sociedade. * Tributos. * Investimentos em cidadania * Investimentos em meio ambiente.

11 KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 *Kunde, uma história em Impressão; *Relação com os empregados; *Relação com o meio ambiente; *Contribuição para a sociedade; *Cultura, esporte e lazer.

12 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE
KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE

13 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE
KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE

14 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE
KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA KUNDE

15 ÁREA DE REFLORESTAMENTO
KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 ÁREA DE REFLORESTAMENTO

16 ÁREA DE REFLORESTAMENTO
KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000 ÁREA DE REFLORESTAMENTO

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22 RECOMENDAÇÕES PARA A KUNDE
* Estudo e desenvolvimento das fases do Balanço Social * Pesquisa de opinião - Sociedade e Funcionários - * Variáveis não mensuráveis * Banco de Dados * Aprimorar o sistema contábil * Estudo para construção de indicadores * Metodologia de análise e auditoria das informações * Sistemas informatizados * Publicação do Balanço Social;

23 BALANÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES FINAIS
DECLARAR OU NÃO DECLARAR ? * 49 % das pessoas consideram a responsabilidade social fator de maior influência para avaliar uma corporação; * 35 % dos consumidores acreditam que as corporações devem “ ajudar a construir uma sociedade melhor para todos; * 87 % das organizações desenvolvem ações voltadas para a comunidade.

24 CONCLUSÃO KUNDE BALANÇO SOCIAL 2000
* AS ORGANIZAÇÕES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL * POLÍTICA E MARKETING DO BALANÇO SOCIAL * A PRÁTICA DA METODOLOGIA PELA KUNDE * O NOSSO APRENDIZADO * LIÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E A NOSSA FUNÇÃO, DENTRO DE UMA NOVA VISÃO MERCADOLÓGICA

25 AGRADECIMENTOS


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