A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações. (NBR ISO 9000 – 29/01/2001). Sistema de Informações pode ser considerado como centro de inteligência ou o “cérebro” da organização, para o alinhamento das operações com as diretrizes estratégicas. (Critérios de Excelência – PNQ 2000). A base para tomada de decisão, em todos os níveis da organização é o acesso às informações. Elas devem estar relacionadas a todos os aspectos importantes do negócio, ou seja, clientes, mercado, pessoas, produtos, processos, fornecedores, sociedade e resultados.

2 Sistemas de Informação
Enfoque Sistêmico Resultados da Organização Planejamento Estratégico Foco no Cliente e no Mercado Liderança Gestão de Pessoas Processos Informação e Análise

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Breve histórico da evolução. O que é são sistemas de informações? “São uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento) e disseminam (saída) os dados e informações devidamente tratados, fornecendo um mecanismo de feedback.”

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Armazenamento Entrada Processamento Saída Feedback

5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SI Manuais SI Informatizados Estágios de utilização de SI informatizados Iniciação Contágio Controle Integração Administração de Dados Maturidade

6 Componentes de um Sistema de Informações
Informação: dados formatados, textos, imagens, sons; Recursos Humanos: pessoas que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam informações; Tecnologias de Informação: hardware, software, comunicação; Práticas de Trabalho: métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades.

7 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Interação dos Componentes dos Sistemas de Informação Necessidade de Informação Recursos Humanos Tecnologia de Informação OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO Práticas de Trabalho

8 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tipos de SI Sistemas Transacionais (ST) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Sistemas de Informação Executivos (SIE) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

9 SISTEMAS TRANSACIONAIS
“Um sistema transacional nada mais é do que um coração da maior parte das organizações empresariais, que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização e gera e armazena dados sobre estas negociações. Enfim, os sistemas transacionais são os sistemas operacionais de uma empresa.”

10 SISTEMAS TRANSACIONAIS
Principais características: Coleta de dados através de mecanismos de entrada; Realização de cálculos; Armazenamento de informações e ordenação dos dados, facilitando o acesso a eles; Permite consultas, on line ou em batch dos dados, em diversas formatações; Produção de documentos e relatórios operacionais.

11 SISTEMAS TRANSACIONAIS
Objetivos: Processar dados gerados por e sobre as transações; Manter um alto grau de precisão e confiabilidade; Assegurar a integridade do dados da informação; Produzir documentos e relatórios em tempo; Aumentar da eficiência do trabalho; Auxiliar no fornecimento de mais e melhores serviços.

12 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
“O sistema de informações gerenciais é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos que fornecem aos administradores e tomadores de decisões as informações para ajuda-los a atingirem suas metas. Também conhecidos como Management Information Systems (MIS) ou Sistemas de Informações Gerenciais (SIG), que nada mais são do que sistemas que forneçam informações integradas provenientes de diversos sistemas transacionais”. (Ralph M. Stair)

13 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Principais funções: Produzir relatórios programados sob solicitação com formatos fixos ou padronizados; Integrar dados de diversas aplicações transformando-os em informação; Fornecer informações para planejamento operacional, tático e estratégico da organização; Fornecer informações ao corpo gerencial, para comparação de desempenho planejado e real; Necessitam de solicitações formais do usuário; Produzir relatórios que auxiliam gerentes no processo de tomada de decisões.

14 Gestão Integrada Processos de integração de informações
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Gestão Integrada Processos de integração de informações Subsistema Orçamento Subsistema Vendas Subsistema PCP Subsistema Estoques Subsistema Compras Subsistema Faturamento Subsistema Contas a Rec. Subsistema Custos Subsistema Produção Subsistema Folha Pagto. Subsistema Contas a Pagar Subsistema Contabilidade

15 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Características: Grande volume de dados, internos e externos à organização; Flexibilidade de Relatórios; Orientação por textos ou gráficos; Obtenção de dados de diferentes fontes;

16 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO
Geralmente chamados de Executive Information Sistem (EIS), este sistema é destinado ao nível de alta gerência, que também auxilia os executivos na tomada de decisões, no controle dos fatores críticos de sucesso e do progresso da organização.

17 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO
Características: Fornece informações do passado, presente e tendências futuras; Permite análise profunda das informações; Dá suporte a todos os aspectos de tomada de decisões; Oferece vários recursos computacionais; Comunicação com o mundo interno e externo que se adaptem ao seu estilo.

18 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXECUTIVO
Objetivo Prover informações de forma acessível e em formato interativo, sem forçar que os executivos se tornem especialistas em análise e modelo de dados.

19 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Os SI geram uma quantidade enorme de informações sendo necessário a adequação das informações pertinentes. Técnicas de redução de informações: Por redução; Por compressão/agregação; Filtragem; Inferência; Apresentação gráfica.

20 PAINEL DE BORDO As informações na empresa devem ser geridas de acordo com as prioridades. O painel de bordo ou Balanced Score Card, em uma analogia criada por Robert Kaplan, compara a empresa a um avião durante o vôo, onde os instrumentos críticos são monitorados antes dos demais.

21 INDICADORES DE DESEMPENHO
São dados ou informações numéricas que quantificam as entradas (recursos e insumos), saídas (produtos), e o desempenho de processos, produtos e da organização como um todo.

22 INDICADORES DE DESEMPENHO
Requisitos para um indicador: Seletividade; Simplicidade; Representatividade; Estabilidade; Rastreabilidade.

23 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO
São sistemas que não só fornecem informação para apoio à tomada de decisões, mas que ajudam no processo de tomada de decisão, através da análise das informações e de tendências, podendo ter funções específicas que fazem parte do ambiente de apoio à decisão. Também conhecido como “Decision Support Systems (DDS).

24 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO
Os SAD geralmente são constituídos por: Banco de Dados (BD) Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Ferramentas de Apoio à Decisão (FAD) Ambiente Aplicativo (AA) Ambiente Operacional (AO)

25 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO
Fatores que determinam a necessidade de um SAD: Competitividade entre as empresas; Necessidade de informações rápidas; Disponibilidade de recursos tecnológicos; Oferece vários recursos computacionais; Possibilidade de armazenar o conhecimento de especialistas em bases de conhecimento.

26 BIBLIOGRAFIA STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação. Uma abordagem gerencial. 2ed, Rio de Janeiro: LTC, 1998. MELO, Ivo Soares. Administração de Sistemas de Informação.São Paulo: Pioneira, 1999. FILHO, Aluízio H. Sistemas de Informação I. in Trabalho do curso de Sistemas de Informação da ULBRA. Porto Alegre, 2000. KAPLAN, Robert. Estratégia em Ação – Balanced Score Card. Rio de Janeiro: Campus, 1997.


Carregar ppt "Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google