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PROJETO MULTIDISCIPLINAR: QUINTO ENCONTRO

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Apresentação em tema: "PROJETO MULTIDISCIPLINAR: QUINTO ENCONTRO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO MULTIDISCIPLINAR: QUINTO ENCONTRO
INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS EXATAS ANGELA PIFFER FABIANA RIBEIRO DE ALMEIDA FLÁVIA CLASSE MÁRCIA ROSANA ROMERO MARIA ODETE RODRIGUES REGINALDO C. SANTOLAIA SÉRGIO CAMBIRIBA

2 SEMEANDO A DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATÉ O MANCALA

3 Diversidade e Gênero Cultura e História dos povos indígenas;
Cultura e História afro-brasileira e africana; Sexualidade e gênero.

4 APRESENTAÇÃO Desde a Lei de Diretrizes e bases da Educação – Lei 9394/96 a Cultura e História afro-brasileira e africana referia-se inicialmente apenas aos professores de História, Artes e Literatura; Mas a Lei /03 é estendida a todos os professores e áreas do conhecimento.

5 Que culminou em uma atividade pedagógica interdisciplinar relacionada com as Ciências Exatas e Cultura Africana afim de fornecer debates e opções de material didático para o ensino da matemática.

6 OBJETIVOS Em busca de um ensino que promova o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas foi que objetivamos nosso estudo.

7 Nesse contexto destacamos a importância do Jogo Africano da Família Mancala como uma importante ferramenta para o ensino de matemática tentando alcançar a interdisciplinaridade.

8 Interdisciplinaridade
O presente trabalho relaciona um jogo matemático africano com as disciplinas de história, arte , geografia e filosofia.

9 Introduzir o conhecimento histórico do Mancala proporciona ao aluno uma compreensão dos aspectos sociocultural africanos, a geografia usa os limites e regiões do continente e por fim os costumes, cultura, arte , ritos sagrados e dança genuínos da África.

10 Interdisciplinaridade
Refere-se a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Utiliza-se os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos.

11 Ensino da Matemática Ensinar matemática exige-se do professor uma postura diferenciada com propostas de um trabalho criativo, de investigação, que procure o aprimoramento de suas ações pedagógicas.

12 Para auxiliar na concretização de conceitos matemáticos, existe um amplo reconhecimento da importância da utilização de jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

13 Origem Os jogos da família Mancala são os mais antigos do mundo, talvez na origem da própria civilização. Existem registros que indicam que a provável origem desses jogos tenha se dado no Egito e, a partir do Vale do Nilo, eles teriam se expandido progressivamente para o restante do continente africano e para o Oriente.

14 Existem também registros em tábuas de cerâmicas e em diversas rochas na Etiópia, datados dos séculos VI e VII d.C. Alguns tabuleiros do Mancala foram descobertos em templos egípcios em Mênfis, Tebas e Luxor, atestando dessa forma que, cerca de 1400 a.C. era jogado pelos povos dessa região.

15 O Jogo africano da família Mancala escolhido pelo grupo foi Ayo devido a sua simples construção, exigindo movimentos calculados concentração e antecipação da jogada. O uso do raciocínio juntamente com a paciência são atributos para se evitar jogadas precipitadas contribuindo para o enfretamento de problemas e resolução de outras situações da vida do aluno.

16 Jogo Mancala É jogado com pequenas pedras ou sementes.
A movimentação de peças tem um sentido de “semeaduras” e “colheita”. Cada jogador é obrigado a recolher sementes depositadas numa “casa” e com elas semear suas casas do tabuleiro, bem como as casas do adversário.

17 Ganha quem obtiver mais sementes, ao final do jogo.
Seguindo as regras, em dado momento o jogador faz a “colheita” de sementes que passam a ser suas. Ganha quem obtiver mais sementes, ao final do jogo. E cada qual só pode colher se semear. É um jogo em que não há sorte envolvida. Somente raciocínio lógico e matemático.

18 Curiosidades Pelos estudos antropológicos, tudo indica que o jogo da família mancala é o “pai dos jogos”; Simula o ato de semear, a germinação das sementes na terra, o desenvolvimento e a colheita; O movimento das sementes no tabuleiro era associado ao movimento celeste das estrelas;

19 Em seus primórdios , o mancala era relacionado aos ritos sagrados;
Curiosidades Em seus primórdios , o mancala era relacionado aos ritos sagrados; Há registros de utilização desses jogos objetivando fartura nas colheitas, esses somente, eram executados durante o dia, pois acreditava-se que durante a noite os deuses jogavam para abençoar as plantações;

20 Curiosidades Outras vezes jogava-se o mancala por ocasião da morte de um membro da comunidade. Nesse caso jogava-se durante o velório com sentido de distrair os maus espíritos, enquanto o espírito do morto seguia para um bom lugar. Após o enterro o tabuleiro era eliminado;

21 Curiosidades Em alguns povos, o jogo era realizado para a escolha de um novo líder; Os tabuleiros acompanhavam a classe social de quem jogava. Podiam ser simples, simplesmente escavados na areia ou riquíssimos, feitos obras de artes; Os marajás da Índia jogavam com pedras preciosas como safiras e rubis;

22 Curiosidades Na África, usa-se sementes, na Indonésia, conchinhas, e os pastores da Ásia utilizam excremento seco de suas cabras;

23 Por fim, este material foi pensado, para ser utilizado fundamentalmente por professores de matemática, com uma importante ferramenta para revelar africanidades presentes no pensamento matemático;

24 Possibilitando assim, a implementação da Lei 10
Possibilitando assim, a implementação da Lei /03 no seio da matemática, ao mesmo tempo em que transforma a própria matemática num poderoso instrumento de integração cultural, resgate e valorização da identidade afrobrasileira;

25 REFERÊNCIAS PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica (em revisão). Curitiba: SEED,2007. Disponível em acesso em ago/2011. Santos, Celso José. “Jogos africanos e a educação matemática: semeando com a família do mancala”. Material didático elaborado no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE da Secretaria de Estado da Educação coordenado pela Universidade Estadual de Maringá – Disponível em acesso em ago/2011. acesso em ago/2011.

26 Agradecimentos Professor Celso José Santos
Professora Valéria S. Segantin

27 Regras do Jogo: JOGO AYO
Número de participantes : 02 jogadores; Objetivo do jogo: capturar o maior número de sementes; Tipo de tabuleiro: 2 x 6 +2 ;

28 As sementes são distribuídas, quatro em cada uma das doze cavidades, exceto no reservatório.
O território de cada jogador corresponde às seis cavidades da fileira à sua frente, acrescido do reservatório à direita.

29 O jogador inicia tirando as sementes de uma de suas casas e distribuindo, uma a uma, nas casas subsequentes, no sentido anti-horário (ao redor para a direita). Cada jogador é obrigado a recolher sementes (que neste momento não pertence a nenhum dos jogadores) depositadas numa “casa” e com elas semear suas casas do tabuleiro, bem como as casas do adversário.

30 O jogador deverá colocar uma semente em seu reservatório sempre que passar por ele e continuar a distribuição, sem, no entanto, colocar semente no reservatório do adversário. Toda vez que a última semente cair no reservatório, o jogador poderá jogar novamente, escolhendo qualquer cavidade para reiniciar a jogada.

31 Todas as vezes que a última semente parar numa casa vazia pertencente ao jogador, ele pega a sua semente e todas as sementes que estiverem na casa em frente, sendo ela do adversário, deposita-as em seu reservatório, passando a vez para o adversário.   Ao terminar a distribuição das sementes (semeadura), o jogador passa a vez para o adversário.  

32 O jogo termina quando todas as casas de um dos lados estiverem vazias
O jogo termina quando todas as casas de um dos lados estiverem vazias. As sementes que restarem no tabuleiro irão para o reservatório do jogador correspondente e entrarão na contagem final. Vence quem tiver o maior número de sementes em seu reservatório.

33 Observação Quais movimentos “incorretos” que ocorreram nesse jogo?
Quais as estratégias para ganhar o jogo? Quais jogadas não faria mais? Qual a pior casa a ser escolhida para iniciar a distribuição das sementes? Por quê?

34 Tenham um bom final de semana!!!
Muito Obrigado!!!! Tenham um bom final de semana!!!


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