Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBeatriz Borrego Alterado mais de 9 anos atrás
1
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8
2
Ano 1 Avaliação e organização do trabalho docente: a importância dos registros (p.15 a 19, Um. 8, ano 1).
3
Com base nas questões apontadas no texto, liste ideias que possam ajudar na organização do próximo ano letivo. Atente-se para as condições de avaliação adequada, as estratégias de registro e o depoimento da professora Ivanise (p.18).
4
O texto cita que “além da organização dos pareceres sobre as crianças, dos quadros de acompanhamento, registro das decisões tomadas nas reuniões coletivas de avaliação de um ano letivo e planejamento do ano seguinte, é preciso também dar atenção à organização dos materiais da escola: os livros, as revistas, os jogos, dentre outros”. Mediante essa afirmação cite algumas estratégias que podem auxiliar o professor nessa organização.
5
Ano 2 Reflexão sobre a prática do professor alfabetizador: o registro das experiências docentes na dimensão na dimensão formativa e organizativa dos saberes (p.19 a 31, Un. 8, ano 2).
6
Na discussão sobre a importância do papel do registro das atividades docentes, as autoras destacam que nessa ação o professor é visto como autor do seu saber fazer e do seu saber ser em uma dimensão formativa e organizativa. Com base nessa afirmativa, explique com suas palavras o que são essas dimensões e de que forma elas contribuem com o aperfeiçoamento da prática do professor.
7
O texto apresenta um breve relato da professora Sheila (p
O texto apresenta um breve relato da professora Sheila (p.27) sobre como ela percebe as contribuições dos registros para a elaboração do planejamento do ano seguinte. Comentem o posicionamento da professora fazendo um paralelo com as práticas comuns de elaboração de planejamentos das escolas. Caso vocês reconheçam que ainda há um caminho a ser conquistado, apresentem argumentos que possam contribuir com as práticas de planejamento dos professores alfabetizadores.
8
Ano 3 O registro das situações de ensino de aprendizagem: significados construídos com a análise da prática no ciclo de alfabetização (p.20 a 30, Un. 8, ano 3).
9
Segundo o texto, o registro docente pode servir como estratégia de organização do processo de ensino e de aprendizagem; auxiliar no monitoramento desse processo e; também auxiliar a auto avaliação da prática docente. Exemplifique com suas palavras de que maneira o registro contribui para cada uma das ações supracitadas.
10
O texto cita que “além da necessidade de organização de um banco de atividades, o material de registro a ser construído também deve indicar como o professor avalia a aprendizagem da criança”. Quanto a esta avaliação indique com suas palavras pontos importantes que precisam ser considerados.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.