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AVALIAÇÃO DE PROCESSOS

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
NORMA ISO/IEC 15504 AVALIAÇÃO DE PROCESSOS IFbaiano (Campus: Catu/BA) Estudantes: Everton, Maludiane, Ruama, Rubens. Professora: Eneida Rios Curso: ADS Disciplina: Qualidade de Software : Conceitos e Vocabulário : Executando uma Avaliação : Guia sobre Executando uma Avaliação : Guia sobre Utilização do Resultado de Avaliação : Um Exemplo de Modelo de Avaliação de Processo

2 Agenda o que é? Histórico Visão Geral Utilidade Aplicabilidade
Composição Modelos de Referência 1.Dimensão do processo 2.Dimensão da capacidade Melhoria de Processos Considerações Finais

3 O que é ? A ISO/IEC 15504, também conhecida como SPICE, é a norma ISO/IEC que define uma estrutura para a avaliação e melhoria de processos de engenharia de software, e prescreve práticas básicas que devem ser realizadas para que se atinjam certos níveis de maturidade. Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207, mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI.

4 Histórico : Criação do projeto SPICE e elaboração da versão inicial; Realização de trials - Fase 1 (35 avaliações); 1996: Versão PDTR (Previous Draft Technical Report); 1997: Versão DTR, Trials - Fase 2 (70 avaliações); 1998: Versão TR2, Início dos Trials - Fase 3; : Transformação em Norma ISO/IEC Em outubro de 2003, a Norma ISO/IEC (SPICE) para a avaliação de processos de software foi oficialmente publicada pela ISO.

5 Visão Geral ISO/IEC 15504 Framework:
Define requisitos para Avaliação de Processo; Na prática, é utilizado com Modelo de Referência para Melhoria de Processo. Avaliação em 2 Contextos: Melhoria Contínua Entender o estado dos processos Avaliação identifica oportunidades de melhoria Foca na melhoria de processo Determinação da Capacidade Determinar a adequação dos processos Geralmente realizada para uma organização interessada em contratar a organização avaliada como fornecedor ISO/IEC 15504

6 Utilidade Avaliar o estado dos processos de software.
Determinar a adequação dos processos de software a requisitos. Melhorar os processos de software. Determinar a capacidade dos processos de software.

7 Aplicabilidade Obtenção de software:
Determinar a capacidade atual ou potencial dos processos de software de um fornecedor. Fornecimento de software: Determinar a capacidade atual ou potencial dos processos de software do próprio fornecedor. Definir áreas e prioridades para melhoria dos processos de software.

8 Utilização da 15504

9 Composição 15504-1: Conceitos e Vocabulário (Concepts and Vocabulary)
Normativo - Publicação 2004 : Executando uma Avaliação (Performing an Assessment) Normativo - Publicação 2003 : Guia sobre Executando uma Avaliação (Guidance on performing an assessment) Informativo - Publicação 2004 : Guia sobre Utilização do Resultado de Avaliação (Guidance on using assessment results) : Um Exemplo de Modelo de Avaliação de Processo (An exemplar process assessment model) Informativo - Publicação 2005

10 Dimensão da Capacidade
Modelo de Referência MODELO BIDIMENSIONAL Dimensão do Processo Objetivos essenciais e tangíveis do processo. Aquelas relacionadas a “o que fazer”, organizadas em processos específicos Dimensão da Capacidade Aquelas relacionadas ao “quão bem fazer qualquer coisa que seja feita”, organizadas em níveis de capacidade genéricos. Conjunto de atributos do processo agrupados em níveis de capacidade. ISO (Modelo de Processos)

11 Dimensão de Processos O modelo é dividido em três processos
Processos Primários: categorias de Engenharia de Software e de Relação Cliente-Fornecedor Processos de Apoio: categoria de processos de Apoio Processos Organizacionais: categorias de processos de Gestão e Organizacionais

12 Dimensão de Processos Os processos são divididos em cinco categorias
CUS : Cliente-Fornecedor (Customer-Supplier) ENG : Engenharia de Software (Engineering) SUP : Apoio (Support) MAN: Gestão (Management) ORG : Organizacionais (Organization)

13 Dimensão de Processos Relacionamento entre Categorias e Processos:

14 Dimensão de Processos Processos Primários CUS.1 Processo de Aquisição
CATEGORIA: CLIENTE-FORNECEDOR (CUS) CUS.1 Processo de Aquisição Objetivo: a obtenção de um produto ou serviço que satisfaça às necessidades expressas pelo cliente. Possui quatro subprocessos ou componentes: CUS 1.1: Preparação da aquisição CUS 1.2: Seleção do fornecedor CUS 1.3: Monitoração do fornecedor CUS 1.4: Aceitação

15 Dimensão de Processos CUS.2: O Processo de Fornecimento
Objetivo: o fornecimento de software para o cliente de modo a satisfazer às suas necessidades. CUS.3: O Processo de Elicitação de Requisitos Objetivo: coletar, processar, controlar e acompanhar os requisitos do cliente. CUS.4: O Processo de Operação Objetivo: fazer operar o produto de software no ambiente de software e hardware para o qual ele foi desenvolvido e fornecer suporte para o usuário final. Subprocessos: CUS 4.1: Processo de uso operacional CUS 4.2: Processo de suporte ao usuário

16 Dimensão de Processos ENG.1 – Construção
CATEGORIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE (ENG) ENG.1 – Construção ENG 1.1: análise de requisitos de sistema Contempla a análise de requisitos funcionais e não funcionais do sistema e alocação . ENG 1.2: análise de requisitos de software Contempla a análise de requisitos do software, seu impacto, controle, mudanças, contra o projeto e comunicação com os desenvolvedores. ENG 1.3: projeto de software Contempla o projeto do software e as definições de interfaces e módulos, de forma consistente com os requisitos.

17 Dimensão de Processos ENG 1.4: construção de software
Contempla a construção (codificação) do software de acordo com o projeto. ENG 1.5: integração de software Contempla a integração dos módulos do software e sua verificação de acordo com o projeto. ENG 1.6: teste de software Contempla o teste de software para verificação de atendimento aos requisitos funcionais (inclui regressão). ENG 1.7: integração e teste de sistema Contempla a integração e teste de sistema.

18 Dimensão de Processos ENG.2: Manutenção de Software
Objetivo: gerenciar modificações, migrações e desativações de software e de sistema, a pedido do cliente. Processos de Apoio CATEGORIA: APOIO (SUP) SUP.1: Documentação Objetivo: desenvolver e manter documentos que registrem informações produzidos por um outro processo ou atividade.

19 Dimensão de Processos SUP.2: Gestão de configuração
Objetivo: estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de algum processo ou do projeto. SUP.3: Garantia da qualidade Objetivo: assegurar que os produtos de trabalho e atividades de um processo ou projeto estejam de acordo com os requisitos especificados e satisfaçam os planos e regras estabelecidas. SUP.5: Validação Objetivo: confirmar que estão satisfeitos os requisitos para o uso pretendido de cada produto de trabalho ou serviço resultado de um processo.

20 Dimensão de Processos SUP.6: Revisão conjunta
Objetivo: permitir ao cliente a visibilidade do andamento do desenvolvimento quando comparado ao especificado no contrato. SUP.7: Auditoria Objetivo: determinar, de forma independente, a conformidade de produtos identificados e atividades com planos, requisitos e com o contrato. SUP.8: Resolução de problemas Objetivo: assegurar que todos os problemas encontrados sejam analisados, resolvidos (ação corretiva) e que tendências sejam observadas visando o planejamento e execução de ações preventivas.

21 Dimensão de Processos Processos Organizacionais MAN.1: Gestão
CATEGORIA: GESTÃO(MAN) MAN.1: Gestão Objetivo: organizar, monitorar e controlar a execução de qualquer processo ou função dentro da organização, desde o seu início, visando garantir que sejam satisfeitos os seus objetivos, assim como os objetivos de negócio da organização. MAN.2: Gestão de Projeto Objetivo: identificar, estabelecer, coordenar e monitorar atividades, tarefas e recursos necessários para que um projeto produza serviços ou produtos de acordo com requisitos especificados.

22 Dimensão de Processos MAN.3: Gestão da Qualidade
Objetivo: monitorar a qualidade dos produtos e serviços do projeto e garantir que o cliente esteja satisfeito, estabelecendo o foco apropriado de monitoração nos níveis organizacionais e de projeto. MAN.4 Gestão de Risco Objetivo: identificar, analisar, priorizar e monitorar riscos continuamente, desenvolvendo planos de contingência para os mais críticos

23 Dimensão de Processos ORG.1: Processo de Alinhamento Gerencial
CATEGORIA: ORGANIZACIONAIS(ORG) ORG.1: Processo de Alinhamento Gerencial Objetivo: assegurar que a visão da empresa e sua missão sejam compreendidas por todos. ORG.2: Processo de Melhoria Objetivo: estabelecer, medir, controlar e aperfeiçoar os processos do ciclo de vida de software. Subprocessos: ORG.2.1: Processo para o estabelecimento de processos ORG.2.2: Processo para a avaliação de processos ORG.2.3: Processo de melhoria de processos

24 Dimensão de Processos ORG.3: Processo de Gestão de Recursos Humanos
Objetivo: prover para a organização indivíduos capacitados para exercer os seus papéis, como indivíduos e em grupo. ORG.4: Processo de Infraestrutura Objetivo: manter a forma estável e confiável a infraestrutura necessária para apoiar a execução de outros processos. ORG.5: Processo de Medida Objetivo: coletar e analisar dados relacionados aos produtos desenvolvidos e processos implementados na organização, apoiar a sua gestão e demonstrar de forma objetiva a qualidade dos produtos.

25 Dimensão de Processos ORG.6: Processo de Reuso
Objetivo: promover e facilitar o reuso de produtos de trabalho de software novos ou existentes.

26 Dimensão da Capacidade
Em uma organização vários processos podem ter níveis de capacidade variáveis A define 6 níveis de capacidade Sequenciais e cumulativos Os níveis podem ser usados: Para avaliar como uma organização está realizando um determinado processo. Como guia para a melhoria. Cada nível de capacidade é descrito basicamente por um nome, definição e atributos.

27 Dimensão da Capacidade
NÍVEIS DE CAPACIDADE

28 Dimensão da Capacidade
VISÃO GERAL

29 Dimensão da Capacidade ATRIBUTOS DOS PROCESSOS
PA 1.1: O processo atinge os objetivos esperados. PA 2.1: Objetivos do processo são identificados e sua execução é planejada. PA 2.2: Produtos do processo são identificados e documentados, requisitos para eles são definidos e revisões e ajustes são efetuados conforme necessário.

30 Dimensão da Capacidade
PA 3.1: Um processo padrão é definido para a organização. PA 3.2: Os elementos identificados em PA 3.1 são posto em prática. PA 4.1:Estabelecem-se objetivos quantitativos, bem como as medições a serem realizadas e a frequência de sua aplicação. Os resultados são coletados, analisados e publicados na organização. PA 4.2: Estabelecem-se limites de variação para as medidas e ações corretivas para tratar as causas de desvios em relação a esses limites.

31 Dimensão da Capacidade
PA 5.1:Objetivos de melhoria são estabelecidos. Oportunidades de melhoria são identificadas. PA 5.2:O desempenho do processo é medido e o impacto das melhorias propostas é comparado com os objetivos esperados. A implementação de mudanças é gerenciada.

32 Dimensão da Capacidade
AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DOS PROCESSOS N Não atingido 0 a 15% Existe pouca ou nenhuma evidência de que o atributo de processo seja alcançado. P Parcialmente atingido 16 a 50% Existe evidência de uma abordagem significativa para atingir o atributo, mas alguns aspectos (tais como resultados) são ainda imprevisíveis. L Largamente atingido 51 a 85% O desempenho do processo pode variar em algumas áreas . T OU F Totalmente atingido 86 a 100% Não há nenhuma falta ou falha significativa. OBS: A nota " T" ou "F" (em inglês fully) significa que o atributo foi totalmente atingido. Avaliação de Processo (ISO e ISO )

33 Dimensão da Capacidade Exemplos de Pontuação de atributos de Processos
Para estar em um nível de capacidade, um processo tem que ter notas “L” ou “F” nos atributos do nível e “F” em todos os atributos dos níveis anteriores.

34 Melhoria de Processo A ISO/IEC descreve um guia para orientação da melhoria de processo, tendo como referência um modelo de processo e como uma das etapas a realização de uma avaliação de processo .

35 Considerações Finais Não pressupõe modelos de ciclo de vida de software, tecnologias de software ou metodologias de desenvolvimento. O ISO/IEC não define um método explícito de avaliação, define os requisitos para o Método de Avaliação de Processos. Na prática, uma avaliação de processos de software é conduzida utilizando o Modelo de Avaliação de Processos e não o Modelo de Referência de Processos.


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