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Identificação dos instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul: A consolidação do patrimônio pessoal (PUIC), Ciências sociais.

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Apresentação em tema: "Identificação dos instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul: A consolidação do patrimônio pessoal (PUIC), Ciências sociais."— Transcrição da apresentação:

1 Identificação dos instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul: A consolidação do patrimônio pessoal (PUIC), Ciências sociais aplicadas. Sueli Scremin, Sidenir Niehuns Meurer (PUIC). Nupem – Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas Curso de Administração - Tubarão Introdução Muitas pessoas reclamam constantemente da falta de dinheiro, algumas afirmam não conseguir pagar suas contas em dia e outras dizem que seu salário praticamente empata com seus compromissos. No entanto, tem uma parcela da população que consegue poupar mensalmente parte da renda. Podemos ressaltar que essas diferenças financeiras estão relacionadas à forma como cada pessoa administra seu dinheiro. A maioria dos indivíduos não faz planejamento financeiro, a falta de informação sobre o assunto limita os mesmos a utilizarem sua renda de forma eficiente e segura. Na tentativa de elaborar um controle financeiro, muitas pessoas encontram diversas dificuldades, pois orçamento ainda é visto como algo que impõe restrições nos hábitos, e impede de se fazer o que deseja. Contudo, um controle orçamentário reduzirá gastos desnecessários enquadrando seu padrão de vida em suas possibilidades de ganho, ou seja, com essa ferramenta as pessoas passarão a identificar e dar preferência para as despesas primárias como, habitação, alimentação, saúde e educação, cortando assim certos gastos que podem ficar em segundo plano, como por exemplo, restaurantes, viagens, lazer, entre outros. Podemos observar em nossa sociedade pessoas que estão bem sucedidas financeiramente, resultado de economia disciplinada, controle dos gastos e poupança. A cultura, a educação financeira e a busca constante por conhecimentos sobre o assunto, também influenciam para o alcance do sucesso financeiro. Objetivos O objetivo geral do projeto é identificar os instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul, bem como verificar os fatores que contribuíram para a formação do patrimônio que atualmente possuem. Metodologia Na fase inicial do projeto, foi abordado o referencial teórico sobre o assunto, onde foram estudados os conteúdos que deram sustentação para diagnosticar o comportamento financeiro dos professores da Universidade do Sul de Santa Catarina. Dessa forma, os temas explorados durante toda a fase inicial foi planejamento financeiro, construção de um patrimônio, desestruturação financeira, influência das taxas de juros, consumo desnecessário, aposentadoria e técnicas para o controle financeiro. Por conseguinte, essa fase inicial auxiliará as pessoas a fazerem uma análise de seus erros em relação ao controle financeiro, conhecendo melhor as noções de orçamento e planejamento. O público-alvo da pesquisa foram os docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina, que lecionam no Campus Sul. Este foi definido com o objetivo de diagnosticar como os professores das mais variadas áreas do conhecimento se comportam na administração de suas finanças. Dessa forma, foi possível verificar se os mesmos fazem ou não algum tipo de controle financeiro pessoal e se esse fato interfere na formação de um patrimônio. A pesquisa apresenta características qualitativas e quantitativas. É classificada como qualitativa, pois foram analisadas as respostas com o objetivo de conhecer e analisar os sujeitos e quantitativas no sentido de mensurar as principais variáveis estudadas. Para determinação do universo da pesquisa, levou-se em consideração o número de docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina no Campus Sul, totalizando 767 professores, conforme dados fornecidos pele departamento de Recursos Humanos da Universidade. Pelo fato de a população ser grande e finita, foi determinado uma amostra com confiabilidade de 95%, prevalecendo um erro amostral de 7%. Os dados foram coletados através de um questionário padronizado, contendo perguntas fechadas, enviados por e-mail aos sujeitos da pesquisa. Dessa forma, foram recebidos 159 questionários respondidos, os quais passaram a compor a amostra da pesquisa. Concluída a fase inicial de coleta de dados, passou-se a utilizar o excel para a apuração e representação dos dados em gráficos e tabelas, obtendo melhor análise dos resultados. Resultados Conforme os dados acima, podemos verificar que a maioria dos professores (50,84%) procura manter alguma disciplina financeira. Entretanto 48,64% do total, possui planilha ou faz anotação, revisando mensalmente seu controle. Os instrumentos de controle mais utilizados pelo público-alvo são as planilhas de excel abrangendo 37,79% da amostra e anotações em caderno utilizada por 37,79% do respondentes. Com relação a poupança podemos constatar que a maioria dos entrevistados poupa mensalmente no mínimo 5% dos seus rendimentos. Também podemos verificar que o patrimônio dos respondentes é relevante. De acordo com a maioria dos professores, investir a sobra do salário é umas das melhores alternativas para a construção de um patrimônio. Conclusões O objetivo dessa pesquisa foi verificar quais os instrumentos orçamentários mais utilizados pelos docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus Sul, analisando de que forma o controle financeiro interfere na construção do patrimônio pessoal. O estudo possibilitou uma visão geral do comportamento financeiro dos professores. A pesquisa realizada permite constatar que a maioria dos professores controla seus recursos financeiros, no entanto nem todos rigorosamente, ou seja, verificou-se que uma parcela controla mensalmente seu dinheiro, entretanto outros mantêm alguma disciplina, mas nada formal. Dentre todas as técnicas existentes para o controle financeiro, pudemos concluir que as mais utilizadas pelo público-alvo são: anotações em caderno e planilhas de excel. Outro aspecto relevante evidenciado ao longo do estudo é o hábito da poupança, onde 77% dos respondentes poupam no mínimo 5% dos seus rendimentos mensais, esse fator contribui significativamente para a formação de um patrimônio e obtenção da tranqüilidade financeira. Pôde-se observar que a parcela poupada pelos docentes não está relacionada à quantidade de renda, ou seja, tem alguns que possuem renda elevada e não conseguem poupar nada, enquanto outros que recebem menos conseguem poupar grande quantidade, isso varia de acordo com o perfil e controle de cada pessoa. O estudo realizado permitiu diagnosticar que controle financeiro, economia disciplinada e poupança são fatores que contribuem significativamente para a construção patrimonial, pois a maioria dos docentes utilizam essas ferramentas financeiras e adquiriram um patrimônio relevante. Vale mencionar que a administração financeira pessoal não está relacionada ao conhecimento específico de cada indivíduo e sim a sua cultura e educação. Bibliografia BAIÃO, Leonardo. Orçamento pessoal. Artigonal, diretório de artigos gratuitos. Publicado em 20 de jul 2008. Disponível em:. Acesso: 28 de set. de 2009.http://www.artigonal.com/financas-pessoais- artigos/orcamento-pessoal-490912.html CERBASI, Gustavo. Dinheiro, os segredos de quem tem: como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Gente, 2005. D’AQUINO, Cássia. Educação financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. FERREIRA, Rodrigo. Como planejar, organizar e controlar seu dinheiro: manual de finanças pessoais. São Paulo: Thomson, 2006. FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: como planejar suas finanças pessoais para toda a vida. Rio de Janeiro: Campus, 1999. TOMMASI, Alessandro; LIMA, Fernanda. Viva melhor sabendo administrar suas finanças. São Paulo: Saraiva, 2007. Apoio Financeiro: Unisul


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