A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perguntas de Modelação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perguntas de Modelação"— Transcrição da apresentação:

1 Perguntas de Modelação
Matemática Mestrado do 1º e 2º CEB

2 Pergunta 1 O que é a modelação?
A modelação é um processo para produzir um modelo adequado à situação. É uma metodologia de ensino que possibilita interligar conteúdos à realidade. Através da modelação prepara-se os alunos para o futuro na medida em que os alunos desenvolvem uma competência crítica e a investigação permitindo-os formar o juízo crítico sobre qualquer situação do seu quotidiano.

3 Pergunta 4 Quais serão as principais características da modelação matemática? A modelação matemática apresenta características ligadas ao método científico, como tal, estão presentes “propriedades ligadas à descoberta de relações entre objectos matemáticos conhecidos ou desconhecidos”, como afirmou Ponte e colaboradores (2005:13). Assim, as características poderão centrar-se nos seguintes pontos: exploração e formulação de questões, organização de dados e formulação de conjecturas, realização de testes e reformulação das conjecturas, justificação e avaliação. Identificam-se estes processos através do estudo que é desenvolvido neste âmbito da modelação.

4 Pergunta 4 (cont.) Poderemos ainda considerar uma das características da modelação matemática é fazer com que o aluno entenda a importância da matemática na sua formação, como aluno e cidadão, porque este serve de suporte para outras aplicações e teorias. Possibilita uma melhor aprendizagem de conhecimentos e habilidades para se usar a matemática em diferentes contextos.

5 Pergunta 7 O que se poderá referir acerca da modelação como um ambiente de aprendizagem?  Para se poder usar a modelação como um ambiente de aprendizagem é necessário criar determinadas condições próprias que propiciem acções e discussões necessárias à investigação e à problematização. É importante referir que deve haver articulação entre a investigação e a problematização através da matemática tendo como referência situações da realidade.

6 Pergunta 10 Quais serão as principais razões para a inclusão da modelação no currículo? A modelação matemática propícia a construção e manipulação destes modelos de forma clara e concisa. O uso da modelação matemática no ensino das ciências, em qualquer nível, pode ser uma forma de fazer questões a alunos e a professores, despertando a reflexão e o espírito crítico tão necessários para ter educação científica ao invés de treino para resolução de problemas padronizados. Consideramos importante incluir a modelação nos diversos temas do currículo, numa perspectiva transversal e contínua.

7 Pergunta 10 (cont.) Assim, as principais razões para a inclusão são as seguintes (Blum, 1995): Motivação: os alunos sentir-se-iam mais estimulados para o estudo de matemática, já que vislumbrariam a aplicabilidade do que estudam na escola; Facilitação da aprendizagem: os alunos teriam mais facilidade em compreender as ideias matemáticas, já que poderiam conectá-las a outros assuntos; Preparação para utilizar a matemática em diferentes áreas: os alunos teriam a oportunidade de desenvolver a capacidade de aplicar matemática em diversas situações, o que é desejável para moverem-se no dia-a-dia e no mundo do trabalho; Desenvolvimento de habilidades gerais de exploração: os alunos desenvolveriam habilidades gerais de investigação; Compreensão do papel sócio-cultural da matemática: os alunos analisariam como a matemática é usada nas práticas sociais.

8 Pergunta 13 Quais deverão ser os principais motivos para levar um futuro professor à implementação da modelação matemática na sala de aula? Utilizar, elaborar e interpretar modelos e representações matemáticas para análise de situações-problema; Identificar regularidades para estabelecer regras, algoritmos e propriedades; Analisar os noticiários e artigos relativos à ciência e tecnologia, identificando o tema em questão e interpretando, com objectividade, seus significados; Expressar as ideias com clareza, utilizando a linguagem matemática; Página 475, 450 – Livro em Inglês O principal motivo é o professor conseguir trazer para a sala de aula, problemas da realidade dos alunos e integrá-los no ensino da matemática em contexto escolar.

9 Pergunta 13 (cont.) Reconhecer a contribuição do conhecimento matemático, físico, químico e biológico no desenvolvimento da tecnologia, nas relações sociais de cada época, nas transformações e na criação de novas necessidades, nas condições de vida e suas implicações no mundo quotidiano; Compreender a responsabilidade social associada à aquisição e uso do conhecimento matemático, fazendo-o sentir mobilizado para diferentes acções.


Carregar ppt "Perguntas de Modelação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google