A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão educacional e o desafio da comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão educacional e o desafio da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão educacional e o desafio da comunicação
HELOÍSA LÜCK

2 A relação entre gestão e comunicação
A comunicação como estratégia de gestão Os elementos da gestão e da comunicação Estratégias de comunicação alinhada com a gestão

3 OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PASSAM PELA GESTÃO E PELA COMUNICAÇÃO.

4 A GESTÃO É PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO DO ESFORÇO HUMANO VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DE RESULTADOS.
ESSA MOBILIZAÇÃO ENVOLVE: INTERAÇÃO INFLUÊNCIA INFORMAÇÃO ATIVAÇÃO DE EMOÇÕES ATIVAÇÃO DO PENSAMENTO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

5 INTERAÇÃO INFLUÊNCIA INFORMAÇÃO ATIVAÇÃO DE EMOÇÕES ATIVAÇÃO DO PENSAMENTO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESTAS QUESTÕES EXISTEM NAS ORGANIZAÇÕES. CASO NÃO SEJAM ORIENTADAS POR UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE GESTÃO, SUA ENERGIA SERÁ DISPERSA E ATÉ MESMO CONTRÁRIA AOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS.

6 A COMUNICAÇÃO É UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO E A GESTÃO É UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO.

7 SEUS RESULTADOS SÃO: A INTEGRAÇÃO DOS DIVERSOS PÚBLICOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO. O ENDOMARKETING – A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DA IDENTIDADE DE TODOS COMO MEMBROS DESSA INSTITUIÇÃO A INTEGRAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM A COMUNIDADE INTERNA FORMAR ESPÍRITO DE EQUIPE; FORTALECER VÍNCULOS ENTRE OS DIFERENTES PÚBLICOS A BUSCA DE MAIOR EFETIVIDADE INSTITUCIONAL

8 Elementos da Comunicação
QUEM SÃO OS COMUNICANTES AGENTES O QUE É COMUNICADO CONTEÚDO COMO SE DESENVOLVE ESTRATÉGIA ONDE SE ESTABELECE CIRCUNSTÂNCIA DE LUGAR QUANDO OCORRE A COMUNICAÇÃO CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO PARA QUE QUAL O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO OBJETIVO

9 Elementos da Comunicação
QUEM SÃO OS COMUNICANTES AGENTES O QUE É COMUNICADO CONTEÚDO COMO SE DESENVOLVE ESTRATÉGIA A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO PRESSUPÕE A ARTICULAÇÃO ENTRE TODOS ESSES ELEMENTOS ONDE SE ESTABELECE CIRCUNSTÂNCIA DE LUGAR QUANDO OCORRE A COMUNICAÇÃO CIRCUNSTÂNCIA DE TEMPO PARA QUE QUAL O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO OBJETIVO

10 REPRESENTAÇÃO CLÁSSICA DA COMUNICAÇÃO

11 COMUNICAÇÃO E GESTÃO PASSAM POR PROCESSOS DE TENSÃO
Fatores Externos Fatores Internos

12 PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO
Divergências, tensões, conflitos e falta de efetividade são resultantes de: insuficiência de informações, morosidade, falta de credibilidade, inconsistência incoerência

13 HORIZONTAL - VERTICAL FORMAL - INFORMAL VERBAL – NÃO VERBAL
TIPOS DE COMUNICAÇÃO HORIZONTAL - VERTICAL FORMAL - INFORMAL VERBAL – NÃO VERBAL ORAL - ESCRITA

14 DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO
B A As necessidades da organização e seus objetivos B As expectativas dos membros da comunidade interna C Processo de informação e seu uso na tomada de decisões

15 O DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
SE ASSENTA SOBRE A COMUNICAÇÃO, QUE PERPASSA TODAS AS FUNÇÕES E AÇÕES DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL


Carregar ppt "Gestão educacional e o desafio da comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google