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PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS
parte 1 Prof. Emerson Goya

2 INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial - www.inpi.gov.br
O INPI considera como marca um nome, símbolo ou figura utilizada para identificar empresas, entidades, produtos ou serviços; As marcas são classificadas de acordo com suas aplicações: De produtos ou serviços De certificação – utilizadas para atestar cumprimento de normas e especificações técnicas Coletivas – que representam uma entidade seus produtos ou serviços

3 INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial - www.inpi.gov.br
Ou as marcas são classificadas de acordo com sua apresentação: Figurativas – uma combinação de figuras, símbolos e sinais gráficos a particularização da escrita de um nome ou logotipo. Nominativas – Uma combinação de letras e números que possa ser lida, ou seja um nome. Mista – Uma combinação de marcas nominativas e figurativas (logotipo e símbolo)

4 Elementos institucionais
Símbolo X Logotipo/Logomarca

5 Elementos institucionais - logotipo
Letras desenhadas Letras de um alfabeto existente Letras de um alfabeto existente, mas modificada

6 Elementos institucionais - Símbolos
Símbolo é um sinal gráfico que com o uso passa a identificar um nome, idéia, produto ou serviço. Qualquer desenho pode ser um símbolo desde que um grupo de pessoas o entenda como a representação de alguma coisa além dele mesmo. Um símbolo nos desperta uma série de informações e experiências que tenhamos armazenados sobre uma marca Signo é um desenho usado em placas de sinalização viária, pois tem um significado específico, destituído de emoção

7 Elementos institucionais
Assinatura Visual – combinação de logotipo com o símbolo. Assinatura horizontal e vertical para uso externo

8 Elementos institucionais
Assinatura Visual – combinação de logotipo com o símbolo. Assinatura horizontal e vertical para uso interno

9 PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS parte 2
Prof. Emerson Goya

10 Desafios para construir uma marca
São basicamente duas: Mudanças no MERCADO Consumidores + exigentes; Concorrência = mercado competitivo; Colaboradores > conhecimento do público Administrações PRECÁRIAS

11 Identidade da marca Vs imagem da marca
Emissão Meios Recepção Sinais emitidos - Nome da marca - Símbolos visuais - Produtos e serviços - Preço - Comunicação

12 Identidade da marca Vs imagem da marca
Uma marca forte + identidade rica e clara = imagem sólida e pertinente na cabeças dos consumidores. Criação eficaz da marca + a percepção dos consumidores = identidade da marca

13 Avaliando uma marca Levamos em consideração 4 qualidades principais para avaliar uma marca, são elas: DIFERENCIAÇÃO É a percepção dos consumidores sobre as inovações ou qualidades únicas de uma marca. RELEVÂNCIA É a importância atribuída à marca. ESTIMA É o nível de relação “afetiva” entre os consumidores e a marca. CONHECIMENTO Diferenciação + Relevância + Estima = CONHECIMENTO (o consumidor torna-se o verdadeiro vendedor)

14 Como se avalia uma marca
MARCA EXPERIMENTAÇÃO RELEVÂNCIA. nova deve ser para gerar ganhar Assim conseguirá manter a posição e conquistar a ESTIMA e o CONHECIMENTO. A marca deve manter este ciclo para gerar inovações para crescer sua RELEVÂNCIA.


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